POSE | S01E08 | Mother Of The Year

Modo Escuro

Chegamos a grande final da temporada. E vemos Elektra em seu pior momento, trabalhando na cabine de striptease enquanto dorme nas ruas. Blanca a encontra na cabine e a leva para comer. E a história se repete, se no passado Elektra estendeu a mão para salvar Blanca, agora Blanca que estende a sua para ajudar Elektra.

Elektra confidencia que sua regra número 1 é não confiar em ninguém. Depois de tudo que sofreu, abandonada por Dick e pelos filhos e filhas de sua House of Abundance, tendo que se prostituir e dormir na rua, é compreensível essa regra. E as duas finalmente se abraçam. Meu coração derreteu todo com essa demonstração de carinho entre as duas.

>  #31 | Pose S01E05: Mother's Day
>  POSE | S02E02 | Worth It

Daí Blanca dá refúgio para Elektra na sua casa, obrigando Damon e Ricky a dormirem no sofá durante tal período. Vai ser divertido ver Elektra dando seus ataques de estrelismo na casa dos Evangelistas.

Blanca então recorre a Pray Tell para lhe fazer um vestido e fica sabendo dos babados da House of Ferocity, que recrutou mais pessoas poderosas para compô-la. No meio tempo Blanca ainda dá uma de cupido para cima de Pray Tell.

Helena St Rogers dá uma ótima notícia para Blanca: a bolsa de estudos de Damon foi renovada para mais um ano na escola de danças.

Blanca mãezona como é, segue ajudando sua família e dessa vez arrasta Elektra para fora de casa atrás de um emprego. Assim ficamos sabendo que Elektra não tem estudos, logo não se sente qualificada para qualquer emprego comum, por isso se submeteu a prostituição.

Nisso, Damon e Ricky vão para um teste de dança. O interessado mesmo é Ricky, mas Damon o acompanha na audição para apoiá-lo.

Pray Tell sai com seu novo crush e vão no restaurante que Elektra começou a trabalhar como recepcionista, toda elegante e educada.

>  Indya Moore se irrita ao descobrir que atores cis estão dublando as personagens mulheres trans de POSE
>  #32 | Pose S01E06: Love Is The Message

O jantar de Pray Tell vai a mil maravilhas, mesmo após ter revelado ser soropositivo para HIV, seu pretendente não lhe abandonou e quis saber o que fazer para ajudá-lo.

Blanca segue sendo a melhor mãe de POSE e consola Angel pelo seu coração partido por Stan. A aconselha a largar a vida de prostituição e para isso, sua filha deve voltar a estudar, para que tenha opções e oportunidades. Blanca exige que Angel se recomponha, pois é sua herdeira da Casa Evangelista. Senti nisso o medo de Blanca de morrer para o HIV, então está colocando sua casa Evangelista em ordem para sua eventual partida inesperada.

>  POSE | S01E02 | Access
>  POSE | S02E05 | What Would Candy Do?

Então Blanca revela a Angel que é soropositivo para HIV, que ela não vai morrer imediatamente, mas logo. E por isso Angel precisa se recompor. Pois será a nova mãe dos Evangelistas e precisará cuidar de todas crianças que aparecerem. E enfatizou para Angel:

Nenhum cara branco do subúrbio virar te salvar. Nós que nós ajudamos.

Daí vem o jantar em família e Blanca ansiosa por dar a notícia de que Damon tem bolsa de estudos por mais um ano na escola de danças recebe a notícia que Damon e Ricky foram aprovados na audição que participaram. Então os dois participarão de um clipe do cantor Al B Sure e em adição a isso, saíram em turnê por três estados acompanhando o artista. O que interromperá os estudos de Damon.

Elektra estava muito linda nesse episódio final, então vamos apreciar!

Blanca e Damon acabam conversando sobre a bolsa de estudos e Blanca tenta convencer seu filho que outras oportunidades virão, mas o melhor seria ele continuar os estudos na escola de dança. Contudo Blanca enfatiza, qualquer que seja a decisão de Damon ela o apoiará.

Stan tenta reatar a relação com Patty pelo bem de suas crianças, mas Patty estabelece que para isso rolar Stan precisa renunciar sua vida de magnata de Manhattan, vendendo suas coisas caras e arrumando um novo emprego nas redondezas de casa e cuidando das crianças. E nesse meio tempo Patty concluirá os estudos na faculdade.

Mais um ball a vista: Baile das Princesas. E Pray Tell está incrível como nunca apresentando o ball.

Podemos não ser uma casa de números, mas somos uma casa de amor.

Com essa frase que Blanca procura inspirar seus filhos a enfrentar a House of Ferocity, pois enquanto os Evangelistas são compostos por quatro membros, a casa de Lulu e Candy possuem oito.

>  POSE | S02E08 | Revelations
>  POSE | S01E05 | Mother's Day

Quando a House of Ferocity aparece já chega armada contra os Evangelistas gongando e humilhando Blanca de graça, mas a mãe da House of Evangelista decide não retrucar, pois para ela a noite do Baile de Princesa é para celebrar os membros da comunidade LGBT e não dar vazão ao ódio. Mas as palavras odiosas de Lulu arrasam com Blanca que sai da pista.

E então como uma fada madrinha poderosa, Elektra aparece para salvar a noite e em agradecimento a tudo que Blanca fez por ela quando estava na pior, estende sua mão amiga e seus serviços para ajudar a Casa Evangelista no Baile das Princesas.

Blanca decide desafiar a House of Ferocity e recebe todo apoio de Elektra que retruca:

Blanca você sempre foi meu coração.

Papi não parece nada feliz em sua nova casa, Ferocity, pois além de não ter espaço para ser livre, virou capacho de Lulu e Candy que mandam e desmandam no garoto, exigindo que ele faça tudo que elas pedem, sem questionamentos e demora.

>  #64 | Pose: Temporada 2 (parte 2)
>  RuPaul's Drag Race e Pose recebem grandes indicações ao Emmy 2019

Infelizmente Lulu e Candy parecem ter herdado, além do senso de moda, os piores defeitos de Elektra: arrogância, agressividade e senso de superioridade. Enquanto Blanca já ficou com a melhor parte de sua mãe, o coração.

Elektra então surge e avisa para suas filhas bastardas que desfilará junto da Casa Evangelista para derrubar a Casa Ferocity e reconhece que falhou como mãe, pois deixou para o mundo:

Uma idiota que faz sua vida no pole dance é uma estúpida que acha que para ter curvas precisa enfiar papel higiênico nas roupas íntimas e injetar cimento na bunda. Casa feroz? Vocês duas (Lulu e Candy) são tão ferozes como meu cereal matinal.

Elektra continua suas ofensas, arrasando com Lulu e Candy ao brincar com suas mentes com suas duras palavras. E o golpe de Elektra não para, ela não só chama Papi de volta para os Evangelistas, como ainda recruta de volta seus outros filhos, Lemar e Cubby. A Casa Abundance pode ter sido extinta, mas com isso a Casa Evangelista segue mais poderosa do que nunca. E Blanca recebe todos, especialmente Papi, em sua casa e em seu coração.

E a categoria é: CASA CONTRA CASA!

Cada Evangelista desafia Casa Ferocity. E estou vivendo por esse momento épico da série. Duas casas grandiosas se enfrentando lindamente na pista de dança e provando porque os balls são o supra-sumo da criatividade e resistência da comunidade LGBT. Os bailes são muito amor, arte e política.

A grande vencedora da noite foi A CASA EVANGELISTA!!! 10! 10! 10 ACROSS THE BOARD!

>  POSE | S01E01 | Pilot
>  POSE | S01E06 | Love Is The Message

Coisa mais linda ver Elektra e Blanca pegando o grande troféu da noite juntas e posando poderosas e toda plateia gritando EVANGE-LISTA! Blanca e sua casa merece mais que qualquer outra casa tamanha premiação, por provarem como o amor e a bondade sempre são a melhor arma para enfrentar esse mundo que tanto fecha as portas nas nossas caras LGBTs.

Damon decidi aceitar a bolsa de estudos da escola de dança, enquanto Ricky segue sozinho para a turnê com Al B Sure. A relação dos dois é forte o suficiente para aguentar a distância. Damon enfatiza para Blanca que fez isso por ele mesmo e para deixá-la orgulhosa, que revida “você já me deixou orgulhosa”.

Elektra (agora) Evangelista vence a categoria Diva do Ano, mantendo assim seu status de participante lendária dos bailes.

Coitada da Candy vai ser humilhada de NOVO… Com o ego ferido por não ter conseguido nenhum grande troféu na noite, Candy se joga ná categoria “realize vogue feminino”, mas ela não domina nada de vogue, então acaba sendo gongada pela plateia e por Pray Tell:

Miss Candy, você tem dislexia de categoria?

EU VIVO PELOS SHADES DO PRAY TELL.

Mas Candy está ensandecida e acaba sendo reprimida até pelos jurados que sempre se mantém calados nessas interações. Candy então chama uma jurada para caírem na porrada e para isso ela pega uma faca para se defender. PASSADA! Candy passou dos limites MESMO!

Violência nunca é a reposta, crianças!

Encerra Pray Tell a bagunça feita por Candy.

>  POSE | Conheça o incrível elenco inclusivo da série
>  POSE | S01E03 | Giving and Receiving

E do nada Stan aparece e tenta reatar com Angel, após tê-la abandonada outra vez. Ele diz que vai deixar a esposa de vez, mas sabemos que ele tentou reatar com Patty, logo Angel acaba sendo sua segunda opção. Mas Angel não se deixa enganar pelas palavras de Stan:

Você não é meu primeiro príncipe encantado. Você não é real. Somos apenas boas ideias nas cabeças um do outro. E nos tornamos más ideias quando enfrentamos o mundo real, certo?.

E aí dessa vez é Angel que dispensa Stan, afirmando que ela também tem uma família para cuidar, da mesma forma que sua família Evangelista cuidou dela. Sendo assim Stan tem sua esposa e filhos para cuidar. Adeus, Stan. Não deu valor quando devia, agora fica na vontade.

Finalmente chegamos na categoria mais importante da série, MÃE DO ANO, que nas palavras de Pray Tell é:

A mãe que tem sido presença carinhosa na vida de seus filhos, uma mãe que proveu apoio moral e social a seus filhos. Manteve-os na linha e os ensinou o que significa passar pela vida com graça e humildade.

Blanca é pega de surpresa ao ser anunciada entre as indicadas, pois não esperava concorrer à MÃE DO ANO.

A concorrência nessa categoria é muito acirrada, mas nesse ano a campeã foi unanimidade entre os votantes, pois nas palavras de Pray Tell:

A vencedora nos ensinou que uma casa é muito mais que um lar. É uma família. E toda família precisa de uma mãe afirmativa, que se preocupa, leal e inspiradora. Essa mulher é isso é muito mais. Ela salvou muitas almas perdidas da escuridão, simplesmente, com o próprio brilho. Isso é verdade pois ela também salvou minha vida. O prêmio de Mãe do Ano de 1988 vai para minha irmã, Blanca Evangelista!

POSE! POSE! POSE! Que encerramento épico. O desafio da Casa Evangelista contra a Casa Ferocity foi a coisa mais maravilhosa de toda série, para mim, nesse seu primeiro ano. E Blanca recebendo o prêmio de Mãe do Ano foi a cereja no bolo, pois tudo que Blanca representou nessa jornada, precisava ter tamanho reconhecimento. Então nesse episódio final só consegui vibrar e agradecer ao Ryan Murphy e a FX por essa série perfeita. Não tenho NADA a criticar. Só a amar, celebrar e POSE! MUITO POSE!

Ouça nosso podcast deste episódio de POSE clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Conecte com




Please enter your comment!
Please enter your name here