POSE | S02E04 | Never Knew Love Like This Before

E A CATEGORIA É VIVA, ARRASE E POSE! Resumo e resenha crítica da segunda temporada de POSE, episódio 4.

Modo Escuro

Mais um ball e a homenageada da noite é Madonna. Vários boys se apresentam, porém mais uma vez Candy se apresenta numa categoria da qual não faz parte. Pray Tell a gonga, e ela o contesta, dizendo que ele sempre a humilha, não a deixando brilhar, mas ela sabe que tem talento e é uma estrela, mesmo que as pessoa não vejam isso nela. E o apoio da plateia para o discurso de Candy é grande.

Pray Tell mais uma vez sofre uma intervenção de Blanca, dessa vez para ser convencido a tomar o medicamento (AZT) para tratar o HIV. Blanca passou a tomar e seus resultados melhoraram. Contudo, Pray Tell resiste, diz que não vai injetar o remédio tóxico e que prefere uma abordagem mais holística (natural).

Pray vai embora do encontro e se reúne com outros mestres de cerimônias de Balls. A reunião é regular e dessa vez o assunto é Madonna, a visibilidade que ela trouxe para os bailes com sua música Vogue e que devido a isso precisam atualizar as categorias dos desfiles que já estão datadas em várias décadas. No mais, o importante é continuar focando no mais importante, que é manter o Vogue como uma celebração da comunidade LGBT e não uma atração de circo para quem é de fora.

Então Candy surge no meio do conselho dos MCs para defender sua causa a cerca das novas categorias, como a inclusão da dublagem. Mas Pray Tell segue irredutível, achando que tal categoria é inferior aos balls e não aceita que seja incluída. Candy perde a cabeça e ameaça Pray com uma faca no pescoço, questionando porque ele não a leva a sério. Mas aí Candy desiste da agressão e vai embora prometendo que não será a última vez que ele a verá.

>  RuPaul's Drag Race e Pose recebem grandes indicações ao Emmy 2019
>  Indya Moore se irrita ao descobrir que atores cis estão dublando as personagens mulheres trans de POSE

Durante um novo ball Lulu pede ajuda de Blanca para encontrar Candy que está desaparecida há alguns dias. As duas vão a um motel em que ela costuma atender seus programas sexuais, como não a encontram Blanca faz cartazes de “desaparecida” com a foto de Candy para espalhar pela cidade, com a ajuda de seus filhos.

Contudo, Blanca recebeu a pior ligação possível, informando a morte de Candy. Logo, ela reúne Lulu e Elektra para dar a trágica notícia. Candy foi encontrada morta no armário do quarto do motel em que elas haviam a procurado anteriormente.

Angel fica indignada com a morte de Candy e exige para as demais que algo seja feito, afinal 11 mulheres trans já tinham sido mortas até então no ano, e era apenas maio ainda. É muito poderoso ver essas mulheres trans unidas entre si para se protegerem e ajudarem. Elektra assume o comando da situação para darem um velório digno para Candy. Mas os impasses são grandes, já Candy não é parente de sangue de Elektra ou Blanca.

No local do velório Elektra, Blanca e Angel não curtem a maquiagem que colocaram em Candy e se apressam para dá-la uma aparência digna.

Corpo de Candy com a maquiagem feita pelo serviço funerário.
Corpo de Candy maquiado por Angle, Blanka e Elektra.
>  Conheça Pose
>  #29 | Pose S01E03: Giving and Receiving
>  Netflix compra os direitos de Pose e pode exibi-la no Brasil

Pray Tell que é o encarregado de fazer o discurso de despedido para Miss Candy, com a qual sempre se estranhava nos balls. E a mensagem de Pray é forte, não importa nossos problemas, a gente ainda é família e se apoia”.

No momento de epifania Pray conversa com Candy que o perdoa, ele revela que era duro com ela para protegê-la do mundo, pois ele via muito de si na amiga. Ela retruca que sua bravura era necessária para ela continuar vivendo num mundo que a queria morta. Candy finaliza dizendo que ela arrasaria numa categoria de dublagens e que os balls serão menos divertidos sem ela.

Lulu, a melhor amiga de Candy, reluta em participar do velório, e quando finalmente o faz fica indignada ao ver o cadáver de Candy com seus acessórios e os arranca, tendo que ser arrastada para fora do local. O espírito de Candy aparece para os demais personagens, dando conselhos e o devido adeus a cada um.

Contudo, o encontro mais dolorido foi de Candy com os pais. A mãe lamentou tê-la rejeitado para vir a conhecê-la de verdade apenas depois de morta. Para a mãe era um desafio criar Candy, pois não havia um livro que ensinasse a cuidar de uma criança como ela. Já com o pai o papo foi um pouco diferente, foi de gratidão, por perceber que ele entendia que tinha um “filho” diferente, que na verdade era filha. E ele da forma que podia, tentava agradá-la para vê-la feliz. Então Candy agradece ao pai, pois foi dele que que ela herdou toda confiança e coragem para enfrentar o mundo.

Para homenagear Candy com a grandeza que ela merece, Pray Tell e o conselho de Mestres de Cerimônias dos Balls decidiram criar a categoria de lipsync “Candy’s Sweet Refrain”, na certeza que ela amaria a homenagem.

>  #31 | Pose S01E05: Mother's Day
>  POSE | S01E05 | Mother's Day

Por fim Pray Tell aceita começar a tomar a medicação para tratar o HIV e assim lutar para se manter vivo.

Em todos episódios até aqui houve um velório para os Evangelistas irem, mas o de Candy com certeza é o mais triste e inesperado da temporada. Por mais insana e agressiva que fosse, Candy nos trazia alegrias e boa reflexões. E agora sua luz apagou, como de muitas mulheres trans em nossa comunidade que são feitas de vítimas fatais diariamente por essa sociedade transfóbica.

Este episódio merece 5 coroas.

Para ler mais notícias de Pose clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Conecte com




Please enter your comment!
Please enter your name here