Chegamos a grande final da temporada. E vemos Elektra em seu pior momento, trabalhando na cabine de striptease enquanto dorme nas ruas. Blanca a encontra na cabine e a leva para comer. E a história se repete, se no passado Elektra estendeu a mão para salvar Blanca, agora Blanca que estende a sua para ajudar Elektra.
Elektra confidencia que sua regra número 1 é não confiar em ninguém. Depois de tudo que sofreu, abandonada por Dick e pelos filhos e filhas de sua House of Abundance, tendo que se prostituir e dormir na rua, é compreensível essa regra. E as duas finalmente se abraçam. Meu coração derreteu todo com essa demonstração de carinho entre as duas.
Daí Blanca dá refúgio para Elektra na sua casa, obrigando Damon e Ricky a dormirem no sofá durante tal período. Vai ser divertido ver Elektra dando seus ataques de estrelismo na casa dos Evangelistas.
Blanca então recorre a Pray Tell para lhe fazer um vestido e fica sabendo dos babados da House of Ferocity, que recrutou mais pessoas poderosas para compô-la. No meio tempo Blanca ainda dá uma de cupido para cima de Pray Tell.
Helena St Rogers dá uma ótima notícia para Blanca: a bolsa de estudos de Damon foi renovada para mais um ano na escola de danças.
Blanca mãezona como é, segue ajudando sua família e dessa vez arrasta Elektra para fora de casa atrás de um emprego. Assim ficamos sabendo que Elektra não tem estudos, logo não se sente qualificada para qualquer emprego comum, por isso se submeteu a prostituição.
Nisso, Damon e Ricky vão para um teste de dança. O interessado mesmo é Ricky, mas Damon o acompanha na audição para apoiá-lo.
Pray Tell sai com seu novo crush e vão no restaurante que Elektra começou a trabalhar como recepcionista, toda elegante e educada.
O jantar de Pray Tell vai a mil maravilhas, mesmo após ter revelado ser soropositivo para HIV, seu pretendente não lhe abandonou e quis saber o que fazer para ajudá-lo.
Blanca segue sendo a melhor mãe de POSE e consola Angel pelo seu coração partido por Stan. A aconselha a largar a vida de prostituição e para isso, sua filha deve voltar a estudar, para que tenha opções e oportunidades. Blanca exige que Angel se recomponha, pois é sua herdeira da Casa Evangelista. Senti nisso o medo de Blanca de morrer para o HIV, então está colocando sua casa Evangelista em ordem para sua eventual partida inesperada.
Então Blanca revela a Angel que é soropositivo para HIV, que ela não vai morrer imediatamente, mas logo. E por isso Angel precisa se recompor. Pois será a nova mãe dos Evangelistas e precisará cuidar de todas crianças que aparecerem. E enfatizou para Angel:
Nenhum cara branco do subúrbio virar te salvar. Nós que nós ajudamos.
Daí vem o jantar em família e Blanca ansiosa por dar a notícia de que Damon tem bolsa de estudos por mais um ano na escola de danças recebe a notícia que Damon e Ricky foram aprovados na audição que participaram. Então os dois participarão de um clipe do cantor Al B Sure e em adição a isso, saíram em turnê por três estados acompanhando o artista. O que interromperá os estudos de Damon.
Blanca e Damon acabam conversando sobre a bolsa de estudos e Blanca tenta convencer seu filho que outras oportunidades virão, mas o melhor seria ele continuar os estudos na escola de dança. Contudo Blanca enfatiza, qualquer que seja a decisão de Damon ela o apoiará.
Stan tenta reatar a relação com Patty pelo bem de suas crianças, mas Patty estabelece que para isso rolar Stan precisa renunciar sua vida de magnata de Manhattan, vendendo suas coisas caras e arrumando um novo emprego nas redondezas de casa e cuidando das crianças. E nesse meio tempo Patty concluirá os estudos na faculdade.
Mais um ball a vista: Baile das Princesas. E Pray Tell está incrível como nunca apresentando o ball.
Podemos não ser uma casa de números, mas somos uma casa de amor.
Com essa frase que Blanca procura inspirar seus filhos a enfrentar a House of Ferocity, pois enquanto os Evangelistas são compostos por quatro membros, a casa de Lulu e Candy possuem oito.
Quando a House of Ferocity aparece já chega armada contra os Evangelistas gongando e humilhando Blanca de graça, mas a mãe da House of Evangelista decide não retrucar, pois para ela a noite do Baile de Princesa é para celebrar os membros da comunidade LGBT e não dar vazão ao ódio. Mas as palavras odiosas de Lulu arrasam com Blanca que sai da pista.
E então como uma fada madrinha poderosa, Elektra aparece para salvar a noite e em agradecimento a tudo que Blanca fez por ela quando estava na pior, estende sua mão amiga e seus serviços para ajudar a Casa Evangelista no Baile das Princesas.
Blanca decide desafiar a House of Ferocity e recebe todo apoio de Elektra que retruca:
Blanca você sempre foi meu coração.
Papi não parece nada feliz em sua nova casa, Ferocity, pois além de não ter espaço para ser livre, virou capacho de Lulu e Candy que mandam e desmandam no garoto, exigindo que ele faça tudo que elas pedem, sem questionamentos e demora.
Infelizmente Lulu e Candy parecem ter herdado, além do senso de moda, os piores defeitos de Elektra: arrogância, agressividade e senso de superioridade. Enquanto Blanca já ficou com a melhor parte de sua mãe, o coração.
Elektra então surge e avisa para suas filhas bastardas que desfilará junto da Casa Evangelista para derrubar a Casa Ferocity e reconhece que falhou como mãe, pois deixou para o mundo:
Uma idiota que faz sua vida no pole dance é uma estúpida que acha que para ter curvas precisa enfiar papel higiênico nas roupas íntimas e injetar cimento na bunda. Casa feroz? Vocês duas (Lulu e Candy) são tão ferozes como meu cereal matinal.
Elektra continua suas ofensas, arrasando com Lulu e Candy ao brincar com suas mentes com suas duras palavras. E o golpe de Elektra não para, ela não só chama Papi de volta para os Evangelistas, como ainda recruta de volta seus outros filhos, Lemar e Cubby. A Casa Abundance pode ter sido extinta, mas com isso a Casa Evangelista segue mais poderosa do que nunca. E Blanca recebe todos, especialmente Papi, em sua casa e em seu coração.
E a categoria é: CASA CONTRA CASA!
Cada Evangelista desafia Casa Ferocity. E estou vivendo por esse momento épico da série. Duas casas grandiosas se enfrentando lindamente na pista de dança e provando porque os balls são o supra-sumo da criatividade e resistência da comunidade LGBT. Os bailes são muito amor, arte e política.
A grande vencedora da noite foi A CASA EVANGELISTA!!! 10! 10! 10 ACROSS THE BOARD!