POSE | S02E08 | Revelations

E A CATEGORIA É VIVA, ARRASE E POSE! Resumo e resenha crítica da segunda temporada de POSE, episódio 8.

Modo Escuro

Após Ricky se descobrir HIV soropositivo, ele recorreu a Pray Tell para ajudá-lo com dicas de como viver com a doença. Entre um papo e outro a tensão sexual que começou a ser desenhado no episódio anterior se mostra presente. Então Ricky dá um jeito de dormir na casa de Pray e por fim surge na sua cama durante a a madrugada, terminando com os dois transando. Que reviravolta sou essa, caralha???

Com o sucesso de vida de modelo e a ajuda de Papi, Angel já sonha com a possiblidade de ter um apartamento chique para poder morar sozinha e que esteja à altura do seu novo estilo de vida rodeado por pessoas ricas e importantes.

Pray Tell vai para a reunião bimestral com os mestres de cerimônia dos balls e revela que sua alegria radiante é graças ao seu novo romance que é um homem mais novo. Então um dos MCs fala para Pray tomar cuidado, pois jovens gays que se envolvem com “daddy” são complexos, pois são oriundos de pais que os odeiam por serem homossexuais e por isso os espancavam e até expulsavam de casa. Então esses jovens recorrem a homens mais velhos atrás de amor, aprovação e até estabilidade financeira os quais lhes foram negados. Mas os MCs ficam chocados ao saber que Pray Tell está envolvido com Ricky e depois de muito shade a única preocupação deles é como será a reação de Blanca ao saber disso, pois eles sabem que Pray precisa contar a mãe Evangelista.

Já Damon depois de muito pensar decidi voltar para Ricky que revela que é HIV soropositivo. Damon surta e o expulsa de casa, não querendo mais saber de Ricky em sua vida, pois perdeu total confiança nele.

>  Indya Moore se irrita ao descobrir que atores cis estão dublando as personagens mulheres trans de POSE
>  POSE | S01E05 | Mother's Day
>  #31 | Pose S01E05: Mother's Day

Contudo, Damon não se permite cair na fossa e se forma na escola de dança com uma apresentação espetacular assistida por sua família. Blanca ao final agradece a professora de Damon, Helena, que o guiou até ali e ela respondeu:

“Foi um prazer ensinar Damon, mas uma honra poder te conhecer”.

Na casa dos Evangelista enquanto Damon celebra sua graduação, Angel já meio alterada do álcool o provoca e desmerece seu diploma. Seu “irmão” retruca, afirmando que sua carreira pode ser curta, mas nem tanto quanto a de Angel como modelo. Damon estoura e conta que a sister tem usado cocaína.

Então a troca de farpas dos dois escala a ponto de Blanca pedir para Papi levar Angel embora, Damon se revolta e diz que sempre apoiou Blanca, mas nunca teve o apoio dela quando se tratava de brigas entre seus filhos. Pray Tell entra na história e repreende Damon por não fazer ideia dos sacrifícios que Blanca fez por ele, então o jovem estoura e revela que já passou por muita merda, além de expulso de casa pelos pais biológicos ainda foi exposto ao HIV pelo ex namorado.

Damon não satisfeito em revelar o status HIV de seu ex ainda revelou que Pray Tell dormiu com Ricky. Todos ficam chocados e Elektra intervém:

Elektra: Pray Tell, mães e pais de casas nunca dormem com seus filhos. Essa é a regra número um dos bailes”.

Pray: Eu não sou seu pai

Elektra: Mas você é mais velho e ele te vê como um pai. Todos os jovens do baile o veem assim.

Mesmo com a casa Evangelista rachada, Damon surge na pauta dos balls e arrasa no Vogue, mostrando que seu talento e habilidade para a dança são incríveis.

Blanca então conversa com Pray Tell e explica que está desapontada com ele por ter se aproveitado da situação vulnerável de Ricky. Pray se defende argumentando que Ricky é crescido e o deseja, e ele com seus 45 anos se sente realizado por isso. Blanca vai além e afirma que com dois anos sabendo ser HIV soropositivo ainda não sabe como lidar com isso. E que para ela é diferente, pois enquanto os homens gays se unem e se defendem, as mulheres HIV+ são rejeitadas, pois os caras acham que até por uma colher podem ser contaminados. Os dois possuem vivências diferentes. Então Pray afirma para Blanca que nunca quis machucar ninguém.

No fim Pray Tell lamenta o ocorrido pois não tem mais a amizade de Blanca tão cara para ele, perdeu sua “mãe” com o qual ele podia se abrir e desabafar. Ricky acaba consolando Pray… parece que um novo casal vem aí!

>  Os poderosos discursos do GLAAD Media Awards 2019
>  POSE | S01E01 | Pilot

Já Angel resolveu contar a verdade para Blanca, que Damon estava certo, que ela usou drogas e foi por vontade própria, sem influência de Papi. Sendo assim Blanca precisa parar de tratá-la diferente e aplicar suas regras. Blanca não aceita ter que mandar Angel embora, mas sua filha insiste e pede pra mãe Evangelista ver isso como sua “graduação”: de filha, para uma mulher formada, que até tem onde morar.

Blanca então tenta se acertar com Damon que revela que irá sair em turnê com um grande artista pela Europa e que pode durar um ano ou mais. Os dois finalmente se acertam, mas enquanto Damon fica triste por deixar Blanca, a mãe Evangelista fica feliz por ver seu filho alçando voos maiores.

Então Blanca vai se consolar com sua mãe Elektra, que a diz da sua importância como mãe, que é criar filhos fortes para enfrentar o mundo. E não importa de onde uma mãe é, se ela escolheu ser uma mãe, ela escolheu moldar o mundo e é isso que seus filhos irão apreciar.

>  #34 | Pose S01E08: Mother of The Year
>  RuGirls e artistas internacionais se posicionam contra Bolsonaro #EleNão

Por fim Damon parte para sua turnê, fazendo as pazes com Angel e Blanca se vê sozinha em sua casa com todos seus filhos tendo partido em busca de sues sonhos e carreiras.

QUE ISSO!!! É MUITO DRAMA EM MUITO POUCO TEMPO!!! Se até Elektra foi sensata é porque a situação escalou duma forma nunca antes vista. Estou chocada e ansiosa para a reta final dessa temporada.

“O amor não começa e termina do jeito que achamos. Amor é uma batalha, amor é uma guerra, amor é uma evolução.” – James Baldwin – 1924 -1987

Esse episódio merece 4 coroas porque não entendi ainda de onde vem todo ressentimento de Angel contra Damon que desencadeou todo atrito da família Evangelista, deveriam ter explicado melhor. 

Sobre o tratamento diferenciado de Blanca com Angel é super compreensível, as duas são mulheres trans e a mãe Evangelista sabe que para sua filha as coisas são muito mais difíceis no mundo, por isso suas decisões acabam tomando dois pesos e duas medidas quando se trata de Angel.

Para ler mais notícias de Pose clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Conecte com




Please enter your comment!
Please enter your name here