Que o fandom de RuPaul’s Drag Race é racista não é novidade. Eu já fiz vários publicações por aqui denunciando esse comportamento problemático de muitos fãs contra as drag queens negras do show. Esse racismo costuma se manifestar com mensagens de ódio, ataques as drags nas redes sociais. Mas ainda assim muita coisa fica restrita entre os grupos e fóruns de discussão de Drag Race, os quais as drags não costumam ter contato direto.
Contudo, de acordo com meus seguidores, um fórum brasileiro, supostamente, fez uma montagem de forte teor racista que chegou até as RuGirls expostas nas imagens.
As queens ficaram muito chateadas com o seu conteúdo e usaram suas redes para denunciar a montagem.
Monet
Monet foi a primeira queen a usar suas redes sociais para se manifestar contra a montagem criada.
Eu vi essa foto, e isso não me fez sentir bem. Estou sendo ridícula? O que vocês acham?
Para qualquer um que esteja confuso:
Eu compartilhei esta imagem para mostrar o quão rançoso e vil o fandom pode ser. A quantidade de ofensas repugnantes e racistas que eu sou chamada desde que entrei em Drag Race… excedeu minhas expectativas.
Pandora Boxx respondeu à queen.
Lamento que você tenha que lidar com esse tipo de ignorância e racismo tão elevado. A única coisa “boa” a sair desta presidência é que ela trouxe à tona esses idiotas para que saibamos quem eles são.
Eu nunca vou entender o conceito de vomitar coisas tão vis por conta de um programa de TV.
Trinity The Tuck
Trinity por sua vez, também não curtiu a imagem e se posicionou.
Há uma montagem rolando por aí que eu acho ofensiva e desrespeitosa, envolvendo eu e minhas companheiras de elenco do AS4! Por favor não compartilhe isto e se possível denunciem a imagem! Obrigada.
A queen compartilhou uma das mensagens de Monet e comentou o seguinte:
Isso precisa parar! Por favor, peço a todos que tenham um pouco de integridade, moralidade e respeito pelos outros! Escolha ser um bom ser humano em vez de um lixo! Isso vai além de um show! Racismo de qualquer tipo não é ok! Trate um ao outro com respeito!
Entenda o problema
A imagem em questão sugere que uma mulher, Trinity The Tuck, será fudida por quatro homens negros grandes, musculosos e muito bem dotados (Latrice, Naomi, Monet e Monique), mesmo sendo sexo consensual, a cena remete a um estupro. E esse conceito racista, de pessoas brancas sendo vítimas sexuais de homens negros, é algo muito explorado na industria de filme adulto gay, sem contar a hipersexualização do corpo negro. Quem criou tal montagem, tendo intenção ou não, só reforçou o estereótipo preconceituoso de que homens negros quando não são agressivos e potenciais estupradores só servem como máquinas de prazer, para satisfazer os homens brancos.
O que é bem comum de se ver na forma como homens negros são tratados em aplicativos gays de relacionamento, pois eles sempre devem ser sexualmente ativos e de pênis grandes, caso contrário são descartados em questão de segundos após enviar um simples “oi”. Prova desse grande racismo entre homossexuais foi a divulgação de uma pesquisa realizada no Reino Unido que revelou que 40% dos homens gays e bissexuais querem filtro de raça nos apps de relacionamento (leia aqui).
As rainhas de Drag Race reclamaram e com razão dessa imagem. E me envergonha saber que isso foi, supostamente, criado no Brasil, mas não me surpreende, pois já sabemos como grande parte do fandom brasileiro é racista e tal montagem feita “pela zueira” seria prova disso.
Eu coloquei a imagem nesta publicação com o simples intuito de compartilhar a informação e vocês saberem do que se trata, mas recomendo que não façam o mesmo. Para combatermos esse racismo impregnado em nossa sociedade precisamos tomar mais ações concretas contra aqueles que nos oprimem. Então se virem tal imagem circulando pelas redes sociais, denunciem.