Desde que o movimento #VidasNegrasImportam ganharam força mundo a fora, várias celebridades tem demonstrado seu apoio ao povo preto, seja mudando atitudes, fazendo doações ou assumindo erros racistas do passado que precisam melhorar. Nessa onda também entram aqueles que expõem comportamento racistas de terceiros, pedindo que se retratem e sejam responsabilizados. E foi o que Miss Fame fez ao exigir que o guru das maquiagens Jeffree Star se responsabilize por seu comportamento racista que não é novidade e tem sido recorrente ao longo dos anos, mas que graças ao seu privilégio branco segue impune.
A rainha da sétima temporada de RuPaul’s Drag Race que também é referência entre maquiadores famosos tem usado sua plataforma para não só expor Jeffree, como também indiciar a seus seguidores marcas de maquiagem que pertencem a pessoas pretas.
Para quem não conhece, Jeffree Star é uma pessoa LGBT muito famosa e poderosa no ramo das maquiagens, que tem um longo histórico racista. Ele já se desculpou por isso, mas sempre é exposto por mesmo após emitir desculpas públicas continuar com seu comportamento racista.
“PAREM DE APOIAR MONSTROS”
O título acima Miss Fame usou como legenda para postar a seguinte declaração em suas redes:
“Nota séria para esses grandes influenciadores com um longo passado problemático, infratores reincidentes, que prosperam com controvérsias promovendo a si mesmos e suas marcas. Errados são eles por serem destrutivos e tóxicos, seguido de desculpas oportunas no YouTube na tentativa de se redimirem e se mostrarem humildes e limpos de sujeiras para um movimento, enquanto monetizam para ganho próprio.
Cabe a nós expor os monstros, e interromper o apoio as suas contribuições tirânicas para nossas comunidades. Tirem deles seu falso poder ao focarem suas energias nas pessoas de valor… que estão mudando o planeta para melhor.
Seja a mudança que o mundo precisa, isso começa com você e comigo. Juntos podemos trazer a frequência e resetar o tom para vivermos em amor… além disso há várias outras marcas/produtos por aí que são tão boas quanto, se não melhor que daqueles ‘favoritos problemáticos’”.
A maquiadora então continuou com com diversas mensagens que podem ser lidas a seguir.
“Tenho usado o link deslizante para cima do Instagram para destacar marcas de beleza que pertencem a pessoas negras e queer… meus amigos e familiares. Visite os stories do meu IG para ver essas incríveis linhas de cosméticos. Não há motivo para continuar apoiando “favoritos problemáticos” que estão contribuindo com veneno para nossas comunidades”.
“Quantas desculpas estamos dispostos a aceitar de Jeffree Star em relação a seu passado problemático? Ele é um reincidente e é tóxico. Hora de mudar. (Leia o post anterior para entender o contexto)”.
A rainha postou a seguinte este imagem, com o rosto de Jeffree censurado, junto a mensagem acima.
“Este vídeo foi deletado do meu twitter. Hora de responsabilizar o Jeffree Star. #VidasNegrasImportam #MêsDoOrgulho”
“Vejo suas desculpas oportunas pelo seu histórico tóxico repetitivo e conteúdo problemático Jeffree Star. Uma tática manipuladora para limpar sua imagem enquanto pondera para o seu público. Eles tem perdoado você de novo e de novo. A mim não enganou. Hora de responsabilizá-lo por esse comportamento inaceitável”.
Junto ao post acima ela acresceu o texto a seguir.
“Reserve um tempo para demonstrar solidariedade com o #VidasNegrasImportam, Vidas Negras Trans Importam e o mês do Orgulho LGBT. É crucial que olhemos para nosso interior e vejamos as mudanças que precisam ser feitas, com relação a opressão na nossa sociedade e nossas comunidades. Ao destacar empresários pretos e LGBTs que investem em energia positiva com relação a integridade de seus produtos, nós podemos contribuir para modificar e fortalecer a comunidade.
Assim como, é nossa responsabilidade responsabilizar as pessoas tóxicas e problemáticas. Como consequência disso, eu removi a transformação ’Painted By Fame’ com Jeffree Star do meu canal do YouTube (gravado há 4 anos), já que o repetitivo comportamento racista flagrante de Jeffree Star continua a ser exposto. É hora de pegar a responsabilidade nas nossas mãos e reorientar a energia para as pessoas de valor e integridade. Vamos expor os opressores e começa a reconstruir nossa linda comunidade.
A hora é agora, a mudança está aqui”.
“Às minhas irmãs de RuPaul’s Drag Race que filmaram com Jeffree Star! Eu gravei com ele 4 anos atrás, eles me convidaram para um #PaintedByFame. Excluí todo o conteúdo do Jeffree Star, seu comportamento tóxico e racista repetitivo, com desculpas oportunas de ingenuidade para monetizar as vendas de seus produtos, eles devem ser responsabilizados. #BLM”
Miss Fame possui mais de um milhão de seguidores em seu Instagram e estes são alguns exemplos das marcas de maquiagem de pessoas pretas que a drag tem divulgado em seus stories.
Miss Fame ainda cobrou posicionamento de outras RuGirls que já trabalharam com Jeffree Star, que foram mencionadas por um seguidor.
“O que acham… Trixie Mattel, Gigi Goode, Aquaria, Laganja Estranja, Adore Delano e Alyssa Edwards”.
The Vixen, ativista negra super ativa nas redes sociais, até elogiou a iniciativa de Miss Fame, citando um dos tweets da maquiadora.
“Mais disso, por favor! Também digo que a Miss Fame foi a primeira rainha a me enviar maquiagem e isso pode parecer pequeno, mas validou tanto [meu trabalho] e significou o mundo, porque as meninas negras geralmente não recebem esse tratamento. Glória”.