Ei, Dragliciosa que vem virando à esquina com toda alegria, festejando: este é o nosso primeiro encontro do ano. Você já pode se aprumar e ficar em alerta, porque nas próximas linhas eu vou te dar em uma bandeja o assunto para comentar pelos próximos dias, viu?
No próximo dia 27 de janeiro, quarta-feira, Tatá M. Shady e Olive Oil, a dupla dinâmica conhecida como Dragbox na internet e deep web também, estreia, no YouTube, o reality show Dragbox: Draw Race.
“É inusitado e diferente do que as pessoas estão acostumadas a ver em competições online. Muita gente não sabe, mas existe uma comunidade enorme de paper queens na internet. Normalmente as competições acontecem em grupos de Facebook, página de Instagram. É a primeira vez que acontecerá no YouTube, em formato de reality show”, afirma Tatá, que complementa: “Nossa intenção é gerar entretenimento e visibilidade para esses artistas que merecem ter sua arte reconhecida tanto quanto drag na vida real”.
Neste processo, a competição mudara de contorno desde sua concepção, afinal, a ideia inicial era fazer um projeto piloto, com no máximo sete desenhistas. Ao avaliarem as inscrições, Tatá e Olive impressionaram-se com o nível dos desenhos, o que as levou a aumentarem o elenco para nove competidores.
“Desde quando a gente conheceu essas competições de paper drag nas redes sociais, no ano passado, ficamos fissuradas na excelência que vimos nos desenhos. Quando você faz drag no papel você tem basicamente recursos ilimitados, o que acaba sendo muito interessante principalmente pra quem não tem a liberdade de fazer drag presencial ou até mesmo não tem condições fincanceiras para pagar pelo aparato que precisa. Acaba sendo uma forma incrível de expressar sua visão artística”, explica Olive Voil.
Porém, como nem tudo são flores, principalmente quando falamos de projetos LGBTQIA+, o Dragbox: Draw Race enfrentou desde o seu começo um problema que “mata” diversas iniciativas derivadas. Chama patrocínio.
“Alguns seguidores se comprometeram em financiar o projeto, o que acabou resultando num prêmio de R$ 350,00 reais. Agradecemos muito à Manu do blog Plus Make, Samantha Fox e Kinder Race, uns dos principais responsáveis por esse upgrade no prêmio”, pondera Olive.
Como agora está tudo explicado e você já tem um novo reality show para chamar de seu, te sugiro algo que eu deixei por último nesta matéria para ser a primeira coisa que você lembrará ao ver o programa: os participantes. Conheça todes logo abaixo.
MEET THE PAPER QUEENS
Bidele
Idade: 20 Anos
Local: Diadema, São Paulo
Instagram: @bideleilustra
Nome da drag: Lorde Bidele
Um shady para os participantes?
“O conceito Dragbox fortíssimo, todas podiam cobrir o rosto com caixas”.
Diferencial dos desenhos?
“Eu gosto muito de desenhos mais estilizados. Acredito que o meu diferencial seja a textura que aplico no desenho e uma mistura entre realismo e cartoon que curto muito. Mas minha arte ainda vai evoluir bastante, não cheguei na técnica que gosto ainda”.
Fabiano Pedrotti
Idade: 19 Anos
Local: São Paulo, SP
Instagram: @bibiko_fab
Nome da drag: Beesha
Um shady para os participantes?
“O casting é maravilhoso, mas me lembra a Derrick Barry no All Stars 5: FILLER”.
Diferencial dos desenhos?
“Creio que o diferencial dos meus desenhos é minha própria mente ou como eu gosto de chamar, minha wonderland, pois cada criação sai de um lugar único do meu subconsciente na tentativa de me manter vivo e conectado a esse mundo”.
Jakcson Sales
Idade: 20 Anos
Local: Fortaleza, Ceará.
Instagram: @Jack_ilustra
Nome da drag: Barbra Heather LaFreak
Um shady para os participantes?
“Bidele, ainda bem que a senhora já tem o apelido de Cabidele: seus looks têm que ser colocados em cabides e GUARDADOS, porque, pra usar, tem que ter coragem”.
Diferencial dos desenhos?
“Cada artista tem sua unicidade, já que o desenho vem do ponto de vista de quem o faz. No meu desenho eu busco trazer referências que amo: drag, desenhos animados, animais, moda vintage e coisas do tipo”.
João Lucas
Idade: 17 Anos
Local: Cafezal do Sul, Paraná
Instagram: @Orcelli_j
Nome da drag: Butter Famous
Um shady para os participantes?
“Eu acho muito incrível a oportunidade que o Dragbox nos deu. Era para ser um casting com 7 pessoas e agora somos 9, mas a pergunta que não quer calar é: pra que adicionar tanta Filler Queen?”
Diferencial dos desenhos?
“Eu procuro trazer um pouco do que eu mais gosto de cada artista que admiro para criar uma identidade única. Meu diferencial é que eu não sigo e nem gosto de seguir uma estética em específico de drag para o meu desenho: o fashion, o camp, inspirações em personagens, lugares, filmes, acredito que tudo é uma possibilidade de um desenho bacana com modificações e criações pessoais. Sei trabalhar tanto com arte manual e com arte digital, apesar de que a mistura das duas é perfeita para mim”.
Lucas Paiva Martins
Idade: 18 Anos
Local: São Paulo, capital
Instagram: @oakhucas
Nome da drag: Oakhucas
Um shady para os participantes?
“Já experimentou tirar o corset e celebrar um corpo real mesmo que seja desenhando?”
Diferencial dos desenhos?
“Minha arte traz críticas e mensagens necessárias para o que eu acredito ser um futuro melhor. Ela foi formulada com muitas reflexões, estudos e possui uma grande carga poética e metafórica. Isso tudo torna ela única e necessária, sendo um diferencial, pois além desses fatores, a minha arte carrega um pedaço de mim e minha visão de mundo”.