No Oscar de 2023, ocorrido em 12 de março, os Daniels – que consistem em Daniel Scheinert e Daniel Kwan – defenderam a arte drag ao ganhar o prêmio de Melhor Diretor por seu elogiado épico de ficção científica “Everything Everywhere All At Once [Tudo Ao Mesmo Tempo em Todo Lugar]”.
O filme ganhou sete das 11 indicações – incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante para Ke Huy Quan, Melhor Atriz Coadjuvante para Jamie Lee Curtis e Melhor Atriz para Michelle Yeoh, que fez história como a primeira asiática a ganhar o prêmio.
“Dedico isto às mamães do mundo, às nossas mães, especificamente minha mãe e meu pai, obrigado por não esmagar minha criatividade quando eu estava fazendo filmes de terror realmente perturbadores ou filmes de comédia realmente pervertidos”, começou Scheinert.
Sob aplausos da plateia, ele ainda disse: “Ou se fantasiar de drag quando criança, o que não é ameaça para ninguém!”
Kwan acrescentou: “Há grandeza em cada pessoa, não importa quem sejam. Se você tem um gênio esperando para entrar em erupção, você só precisa encontrar as pessoas certas para desbloqueá-lo”.
Daniel Kwan and Daniel Scheinert (The Daniels) accept the #Oscar for Best Director for #EverythingEverywhereAllAtOnce. https://t.co/ndiKiHeOT5 pic.twitter.com/pZo7gBgdGM
— Variety (@Variety) March 13, 2023
Em 2 de março, o Tennessee se tornou o primeiro estado dos EUA a proibir shows de drag em espaços públicos e/ou locais onde menores possam estar presentes, com projetos de lei semelhantes apresentados em pelo menos 14 outros estados, incluindo Arizona, Oklahoma e Kentucky.
A legislação arcaica foi condenada por RuPaul, Melissa McCarthy, Jon Stewart e estrelas de Drag Race, como Jinkx Monsoon, BenDeLaCreme, Bob the Drag Queen, Eureka O’Hara e Jackie Cox.
Em sua declaração, RuPaul chamou os projetos de lei de “uma técnica clássica de distração” e disse que os políticos de direita estão “nos distraindo das questões reais nas quais eles foram eleitos para se concentrar: empregos, saúde, manter nossos filhos a salvo de danos em sua própria escola. Mas sabemos que os valentões são incompetentes em resolver problemas reais. Eles procuram alvos fáceis para que possam dar a impressão de serem eficazes. Eles acham que nosso amor, nossa luz, nosso riso e nossa alegria são sinais de fraqueza, mas eles estão errados. Essa é a nossa força”.
RuPaul descreveu as drag queens como os “fuzileiros navais do movimento queer” e pediu aos cidadãos americanos que “se registrem para votar para que possamos tirar essas dublês do cargo e colocar algumas pessoas inteligentes com soluções reais no governo”. Ele concluiu sua declaração:
“E, a propósito, uma postagem nas redes sociais nunca foi tão poderosa quanto se registrar para votor”.
Via GayTimes. Leia mais sobre o movimento anti-drag nos EUA aqui.
