Jan sofreu uma eliminação sem precedentes após um empate chocante dos votos grupo, que colocou o poder do sashay away nas mãos da vencedora do desafio Trinity K. Bonet. E na sequência de uma onda reconhecidamente inesperada de críticas dos fãs, a rainha da 12ª temporada de RuPaul’s Drga Race apenas se sente revigorada para continuar espalhando uma mensagem de positividade em tudo o que ela faz, quer você goste ou não.
“Você tem que passar por essas dores e críticas de crescimento para crescer”, Jan diz à EW sobre o feedback que ela recebeu nesta temporada, seu tempo terminou na sétimo episódio depois que ela caiu no bottom 2 contra Pandora Boxx. Os juízes deram uma resposta morna aos sets de ambas as rainhas durante o desafio do girl group – que veio depois que o painel sugeriu repetidamente que Jan diminuísse sua atitude de “110 por cento” nesta temporada.
“As críticas que recebi dos jurados, eu entendo. Ross me deu algumas ótimas críticas sobre os picos e vales e usando minha alegria e vivacidade como algo maravilhoso e magnético sobre mim, mas ter esses níveis e essas camadas será importante. Ouvir isso sozinho mudou o que eu faço quando estou no palco, em entrevistas e filmando coisas; isso me ajuda muito. Não me arrependo do que fiz porque me ajudará a crescer no futuro… Ouvir [críticas] não foram divertidas, mas é algo que agradeço”.
Abaixo, Jan reflete mais sobre o que ela aprendeu (e mudou) desde as filmagens do AS6, como ela se sente sobre TKB dizendo a ela para continuar sua atitude enérgica, como ela realmente se sente sobre os trolls online e se sua icônica avó está escrevendo outra carta para RuPaul para esclarecer com o apresentador porque mandou seu amado neto fazer as malas mais uma vez.
Olá Jan! Tenho que começar perguntando: normalmente, as rainhas ficam tipo, “Não gostei de ser eliminada, mas faz sentido”, mas essa eliminação faz sentido para você, todos esses meses depois?
A eliminação é válida! Embora eu tenha vencido, esta foi minha terceira vez no bottom. Pandora estava fazendo um bom trabalho até agora. Eu entendo por que isso aconteceu. Não foi um choque para mim. Olhando para trás, parecia que era a minha hora.
Parecia que, no momento, isso custou muito a você. Processar isso tornou mais fácil para você lidar com a eliminação?
Totalmente. Saindo, me senti muito melhor sobre minha corrida no All Stars 6 do que na temporada 12. Acho que outras pessoas têm uma opinião diferente sobre isso, mas eu não. Estou muito feliz com o que fiz. É triste, você não quer ir ou deixar a competição, especialmente em um desafio que você acha que poderia se destacar, mas é a vida.
Especialmente dada a reação online, há uma diferença notável em como você foi recebida na S12 até agora. Como foi, pessoalmente, sair de uma recepção calorosa na 12ª temporada para o que você está rolando agora?
É estranho. Aconteceu durante a noite! A resposta após os dois primeiros episódios foi ótima, as pessoas pensaram: “Ela foi ótima no show de talentos e no ball!” Então, o episódio 3 aconteceu, e as pessoas ficaram chateadas por eu não ser eliminada quando ninguém escolheu meu nome. Como Silky e muitas outras garotas disseram, você deve votar como quiser, porque esse é o seu voto. Se as pessoas quisessem fazer isso, teriam colocado meu nome. Mas ninguém o fez. Mesmo que as pessoas tenham ficado chateadas com isso, o fato é que foi assim que aconteceu. Isso é o consenso que estava na sala. Era estranho que esse fosse o começo do fim para mim. Ainda mais estranho, ganhei o desafio na semana seguinte e não parecia uma celebração para mim… não foi divertido para mim vivenciar, mas aprendi muito com isso: as opiniões das pessoas que me importam sobre e respeito, eles se preocupam comigo e me amam e têm orgulho de mim; isso é tudo que preciso.
Se você tivesse que sair da maneira adequada para Jan, porém, fazê-lo com um empate chocante seria a fanfarra perfeita para você, porque foi um espetáculo. Temos que falar sobre as coisas que rolaram aqui: você continuou recebendo a crítica “exagerada” e disse neste episódio que ‘não sabia quais notas acertar’, e parecia que ter recebido aquela crítica específica mais cedo levou você a tentar tocar ou agradar todas as facetas – porque você sabe como o show funciona e o que funciona nele, parecia que você estava tentando tocar para os jurados, para as outras rainhas, e dar ao público algo que eles aproveitariam tudo ao mesmo tempo. Essa é uma crítica precisa, e o que, em retrospecto, você acha que teria feito para combater o fato de se deixar dominar por isso?
Não acho que teria feito nada diferente. Você tem que passar por essas dores e críticas de crescimento para amadurecer. Só faço isso há cinco anos. Fiz uma temporada regular e All Stars. É o início da minha carreira. As críticas que recebi dos jurados, eu entendo. Ross me deu algumas ótimas críticas sobre os picos e vales e usando minha alegria e vivacidade como algo maravilhoso e magnético sobre mim, mas ter esses níveis e essas camadas será importante. Ouvir isso sozinho mudou o que eu faço quando estou no palco, em entrevistas e filmando coisas; isso me ajuda muito. Não me arrependo do que fiz porque me ajudará a crescer no futuro… Ouvir [críticas] não foram divertidas, mas é algo que agradeço.
Falando em autenticidade, esses vocais, temos que esclarecer: você cantou ao vivo no show de talentos, certo? Quero ter certeza de que obteremos sua história naquele momento da minha entrevista de eliminação com Silky.
Sim, cantei ao vivo no show de talentos! Eu tinha um fone de ouvido, que não teria se não cantasse ao vivo. Você pode me ver absolutamente me jogando nisso. Com certeza eu estava cantando ao vivo.
Dado o que as pessoas estavam dizendo sobre dar 110% e ser exagerada, achei que isso deu uma pungência extra ao que Trinity disse depois que ela revelou seu batom, ela a encorajou a se manter em 110%. O que significou para você ouvi-la dizer isso, dizendo-lhe para fincar o pé nisso enquanto estava saindo, e você trocou alguma palavra com Trinity após o final das filmagens sobre por que ela a escolheu?
Eu entendi totalmente a decisão de Trinity. Tenho muito amor e respeito por ela. Eu a admirei na 6ª temporada. Ela é uma artista incrível. Todo mundo quer algo diferente de mim: manter minha energia e autenticidade e continuar sendo 110 por cento eu mesma, e então as pessoas ficam tipo, quer saber, nós não queremos isso o tempo todo. Eu tenho que confiar em mim mesmo. Aceitei o fato de que sou uma figura polarizadora: as pessoas gostam de mim ou não. Isso é bom. Contanto que eu goste de mim, isso é tudo que importa. Eu amo que as pessoas que veem e apreciam, isso é incrível. Acho que Trinity é uma dessas pessoas. Ela é uma grande líder de torcida para mim, e eu não tenho nada além de amor e respeito retribuídos por ela. Estou feliz que ela veja as coisas reais.
Eu também fiquei tão chocado com a revelação que sua avó escreveu uma carta para RuPaul após sua eliminação na 12ª temporada. Ela realmente enviou isso?
Houve uma carta enviada à caixa postal da World of Wonder! Ela é hilária. Ela é minha maior fã. Ela sempre foi uma grande defensora minha como artista e para me expressar. Devo muito do meu amor pelo teatro e exposição à música e às artes a ela, a meu avô e a meus pais. Ela ficou chateada, porque ela é uma italiana do Brooklyn, vadia. Então, ela sente. Ela queria que eu ganhasse. Ela queria que isso fosse conhecido.
O que dizia a carta?
[Risos] Acho que ela estava chateada com isso e por me trazer de volta ao All Stars. Não me lembro do palavreado exato. Na verdade, eu teria adorado um telefonema, porque essa mulher é muito expressiva e engraçada.
Eu venero sua avó. Ela escreveu outra carta nesta temporada?
Não sei se ela está escrevendo outra carta. Vou ter que entrar em contato. Talvez possamos fazer esse vídeo.
Você também teve alguns ótimos momentos nessa temporada, o show de talentos foi excelente, você causou várias rachaduras no rosto, você estava se inclinando mais para as rachaduras sabendo que foi um sucesso?
Honestamente, não. Sou apenas uma pessoa expressiva e não consigo esconder o que está no meu rosto. Você pode dizer quando eu tenho uma carranca absoluta em meu rosto, ela não é fingida e não pode ser duplicada ou imitada a menos que eu realmente esteja sentindo isso. Eu não estava tentando forçar isso. Mas houve muitos desses momentos nesta temporada, com certeza.