Conecte-se conosco

Hi, what are you looking for?

Babados

O passado racista de Scarlet Adams e a proteção de Drag Race

O passado de Scarlet Adams é muito problemático, indo do blackface à apropriação cultural. Ela foi exposta e “perdoada” em Drag Race, mas isso é suficiente?

Compartilhe!

Entre pro nosso canal do Telegram aqui!

APADRINHE A DRAGLICIOUS: Ajude a manter a Draglicious viva celebrando a arte drag, doando pelo nosso PIX, chave: draglicious@outlook.com. Ou doe pelo meu PicPay na conta @saullete, o link é: https://app.picpay.com/user/saullete. Ou nos apadrinhe em padrim.com.br/draglicious.

🕓 7 min de leitura

Durante o quinto episódio da temporada de estréia de RuPaul’s Drag Race Down Under, Scarlet Adams foi exposta por seu passado racista, com vários episódio de apropriação cultural e blackface. O que já publicamos previamente aqui e pode ser revisto a seguir.

O PASSADO PROBLEMÁTICO DE SCARLET ADAMS

Scarlet Adams foi denunciada por Felicia Foxx, uma drag queen aborígine, que compartilhou em suas mídias sociais fotos de Adams em vários trajes típicos, incluindo um cocar de indígenas norte-americanos e burca.

Uma foto chocante mostra Adams com o rosto preto com dois dentes escurecidos, vestindo uma camisa da bandeira aborígine. Ela foi tirada em 26 de janeiro de 2012 no “Invasion Day” [Dia da Invasão].

Felicia escreveu na postagem:

“Peço desculpas antecipadamente, pois parte desse conteúdo pode ser angustiante, sinto profundamente por cada cultura que é desrespeitada nessas fotos. MINHA CULTURA NÃO É UMA FANTASIA! Fico enojada ao ver várias pessoas na comunidade LGBTQ + que estão lucrando ao zombar e desrespeitar das culturas das pessoas. Fico furiosa ao ver minha cultura sendo desmantelada, desconsiderada e destruída e Scarlet Addams decidiu usar esta roupa em particular, incluindo rosto preto e dois dentes escurecidos no Invasion Day [dia da invasão], de 26 de janeiro…

Eu entendo perfeitamente que as pessoas cometem erros e crescem a partir deles, mas uma vez que você continua a irritar inúmeras culturas em várias ocasiões, depois de ser criticada, isso é preocupante e bem vulgar. Sendo um homem Aborígene e Gay com orgulho, é justo que eu chame a atenção de todos que o RACISMO está muito vivo na cena queer.

Silêncio é violência e eu seria estúpido se não utilizasse minha plataforma para fazer exatamente o que estou fazendo aqui! Isso foi trazido à minha atenção por várias pessoas me marcando e mandando mensagens privadamente e eu não consigo começar [a falar] o quão emocionalmente estressada e inquieta isso faz todos vocês se sentirem.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Meu povo e nossa cultura não são uma piada para ninguém zombar de nós, especialmente culturas dominantes e privilegiadas!

Pensar que isso é o que estará em exibição e representando a cena drag australiana em RuPaul’s Drag Race, uma plataforma de televisão internacional é nojento.

ACORDA, PORRA! NOSSAS VIDAS IMPORTAM, VIDAS NEGRAS IMPORTAM”.

>  Anastarzia Anaquway publica foto baleada e recebe ameaça de morte
>  DRDU S1 | Ruview do 5º episódio

PEDIDO DE DESCULPAS DE SCARLET

Scarlet respondeu diretamente a Foxx na postagem, escrevendo:

“Felicia, sinto muito que você viu isso e me sinto péssimo, tenho muito respeito por você. Já abordei isso algumas vezes. Está no meu Instagram no topo, nos destaques”.

A futura RuGirl disse que “não tem orgulho de seu passado” e passou toda a carreira tentando fazer as pazes, bem como se esforçando para ser “uma pessoa melhor e aliada para todas as comunidades marginalizadas”. Adams acrescentou: “Não sou mais essa pessoa. Sinto muito”.

Ela também publicou um pedido de desculpas que fez no ano passado, no qual dizia a seus seguidores:

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Não há como adoçar, quando eu era adolescente há cerca de 8 anos fiz blackface/apropriação cultural. Eu era jovem e ignorante. Eu não sou mais essa pessoa. Sei que nunca vou entender o que é ser uma pessoa negra, mas já me magoei antes e pensar que fiz outra pessoa se sentir assim é um sentimento insondável”.

O post original de Felicia pode ser visto aqui.

NOVA EXPOSIÇÃO DE FELICIA

Felicia fez uma nova postagem, recentemente, criticando Scarlet Adams e sua tentativa de se auto-promover “se passando de vítima” com um look com mensagens como: largue o drag, flop, entre outras. Confira a seguir.

“Eu não consegui marcar Scarlett porque ela me bloqueou, alguém pode garantir que isso chegue até ela. Assumir a responsabilidade depois de ser exposta, mana, teria sido um movimento na direção certa. Depois de ver esta imagem mais recente de você bancando a vítima, percebi que um racista como você nunca levará em conta a atrocidade que você causou às comunidades marginalizadas. Eu não fui a única que estendeu a mão para ajudá-la respeitosamente a assumir responsabilidades e visivelmente perceber onde que você desrespeitou inúmeras culturas sendo a racista que você é. Achei que você usaria sua plataforma, que não era vista em nível internacional, graças a Drag Race por todos os motivos óbvios. Uma vez racista, sempre racista! Vamos torcer para que World Of Wonder lance a próxima temporada de Drag Race Down Under e faça verificações de antecedentes com antecedência e não dê a uma RACISTA esta plataforma para representar a Austrália!!!!”

Scarlet então a respondeu.

“Eu não bloqueei você, baby, minha conta foi suspensa por nudez. Eu entrei em contato com você algumas vezes, na verdade, e me deixou de molho. Não tenho certeza de qual narrativa foi divulgada sobre esse vestido, mas não tem nada a ver com essa situação. São coisas desagradáveis que as pessoas me disseram ao longo dos anos, incluindo ‘se mate, feia, boiola, puta, largue o drag’ etc etc”.

Felicia por fim finalizou com a seguinte mensagem.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Se eu te deixei de molho ou não, não altera o fato de que você não assumiu nenhuma responsabilidade por conta própria! Eu ou qualquer outra pessoa racializada que tenha sido afetada por suas ações racistas, devemos fazer o trabalho emocional de que você precisa, expondo suas ações erradas. Se eu responder ou não, não deveria ser razão para você decidir se responsabilizar e fazer a coisa certa! Portanto, não me responsabilize por suas ações erradas… PONTO FINAL”.

Ao que Scarlet respondeu:

“Absolutamente! Eu nunca esperaria que você fizesse isso, não cabe as pessoas racializadas educar os brancos sobre o racismo, quando os brancos têm o privilégio de aprender sobre o racismo em vez de vivê-lo. Eu estava simplesmente respondendo ao comentário de que não havia entrado em contato/bloqueado, quando não era o caso. Em resposta a não falar sobre o assunto publicamente, infelizmente há uma razão para isso”.

A razão do silêncio de Scarlet Adams é o seu contrato de Drag Race, a rainha posteriormente lançou um vídeo explicando que enquanto o episódio em que fala de blackface não fosse ao ar não poderia falar sobre seu passado problemático, já que tinha se tornado um tema dentro do show e ela devia respeitar o sigilo do contrato.

Este post de Felicia pode ser visto aqui.

>  “The Reality Of Race In Drag” denuncia racismo no fandom de Drag Race
>  Barraco Drag: Monet X Change Vs. Pearl

DE VOLTA A DRAG RACE DOWN UNDER

Na sala de trabalhos, durante o quinto episódio, Etcetera Etcetera chamou a atenção da queen, falando que não importa que ela era imatura e burra, afinal Adams mesmo afirmou que suas escolhas problemáticas tinham por objetivo fazer sua audiência rir. E foi além, afirmando que apenas pedir desculpas não caracteriza mudança de fato, que a queen precisa mostrar que evoluiu com ações reparativas com aqueles que foram vítima de seu racismo.

Dando um salto mais para a frente no episódio, RuPaul chamou atenção de Scarlet no palco por seu passado racista, apontando como aquilo era errado. Adams então se desculpou mais uma vez e disse que aprendeu muito desde então e jamais voltaria a repetir tal conduta, ao qual Mama Ru respondeu:

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Tenho certeza de que há pessoas que gostariam que eu cancelasse você aqui, agora. Mas prefiro que isso seja uma lição de humildade e responsabilidade. E eu oro que todos nós possamos aprender e crescer com nossos erros”.

>  Naomi Smalls revela que sorteio de músicas do RuVenge do All Stars 4 foi falso
>  Drag Race Austrália vem aí em 2020

OS DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS DO SHOW

É muito sintomático a forma que RuPaul e a produção de Drag Race dá passe livre para as rainhas brancas fazerem inúmeras barbaridades realizando apenas uma crítica pontual, sem refletir de forma mais séria a gravidade do que elas fizeram ou sequer explorando isso de forma mais impactante no show.

Meu problema com o discurso “emocionado” e de redenção de RuPaul para Scarlet Adams é como o show sempre passa pano para drags brancas problemáticas. A drag branca racista merece perdão porque “pessoas erram”. Mas lá na S10, RuPaul ficou uma fera com The Vixen que foi embora da reunião porque não aguentava mais aquela conversa racista que procurava responsabilizar apenas a vítima e não sua algoz, Eureka O’Hara. Coerência pra quê?

James Ross, que deu vida à drag Tyra Sanchez, expôs que por anos sofreu calado com todo racismo e ódio do fandom de Drag Race e ao pedir ajuda de RuPaul ouviu que deveria aguentar calado e engolir tudo aquilo (confira a declaração completa aqui). Esses e outros muitos exemplos mostram como RPDR e sua produção tem muito a evoluir na discussão sobre racismo, frases de efeito e notas de repúdio nas redes sociais em nada mudam um problema sistemático e que aflige a parte racializada da dita “comunidade LGBTQIA+”, que se revela cada vez mais uma comunidade desunida que odeia aqueles que não pertencem à branquitude. Quando RuPaul estende a mão para uma drag branca opressora e renega as vítimas pretas, mostra que ela e o show são parte do problema e já passou da hora desses também serem responsabilizados.

Para ler outras denúncias de racismo no universo de Drag Race clique aqui.

Compartilhe!

Entre pro nosso canal do Telegram aqui!

APADRINHE A DRAGLICIOUS: Ajude a manter a Draglicious viva celebrando a arte drag, doando pelo nosso PIX, chave: draglicious@outlook.com. Ou doe pelo meu PicPay na conta @saullete, o link é: https://app.picpay.com/user/saullete. Ou nos apadrinhe em padrim.com.br/draglicious.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Veja Também

Drag Race Down Under

E finalmente chegou ao fim a primeira temporada de RuPaul’s Drag Race Down Under S1 com o seu tradicional desafio Rumix. Confira nossa resenha!

Drag Race Down Under

Confira os looks que as rainhas desfilaram na runway “Best Drag” da grande final de RuPaul’s Drag Race Down Under S1. Quem merece Toot...

Drag Race Down Under

E já temos a campeã da primeira temporada de RuPaul's Drag Race Down Under. Descubra a seguir quem é!

Drag Queens

“Estou orgulhosa. Eu sinto que ganhei!”, Elektra Shock fala sobre sua passagem em RuPaul’s Drag Race Down Under S1 assim como lidava com os...

Propaganda

We're born naked & the rest is drag. Portal de notícias, humor e babados sobre RuPaul's Drag Race, drag queens, arte drag, comunidade LGBTQ+ e cultura pop.

Contato: draglicious@outlook.com

Draglicious 2021 © Todos os direitos reservados.