Durante o último fim de semana, Jeffrey Bowyer-Chapman, jurado fixo de Canada’s Drag Race deletou sua conta no Twitter. A atitude ocorreu após Jeffrey ser fortemente atacado por suas críticas no programa, que incluem racismo e até ameaças de morte.
No painel fixo de jurados da primeira temporada de CDR, a expansão mais recente a da premiada franquia RuPaul’s Drag Race, temos Jeffrey Bowyer-Chapman, modelo e ator, ao lado de Brooke Lynn Hytes, drag queen, e Stacey McKenzie, supermodelo.
Conforme CDR é transmitido, os jurados se tornaram os maiores alvos do fandom, recebendo a maioria de suas críticas. Os fãs os criticaram pelo que chamam de críticas injustas, desiguais ou infundadas. No caso de Jeffrey, suas críticas são tidas apenas como falas grosseiras. E seu comportamento de “menina malvada” fez com o que muitos fãs exigissem sua demissão, taxando-o de valentão. Mas claro que não parou por aí e os fãs em peso foram em suas redes, Twitter e Instagram especialmente, lhe direcionar muito insultos. Brooke Lynn que tem comportamento parecido não experimenta o mesmo tanto de ódio quanto seu parceiro de bancada.
Claro que Jeffrey poderia fazer suas críticas de modo mais agradável, sem parecer uma “bicha má”, seja na hora de falar para Jimbo usar melhor seu tempo, seja para dizer que Ilona deveria ter coberto a bunda com base. Mas o fandom tem desmerecido o trabalho de Bowyer-Chapman com a desculpa dele não ser um artista drag, logo não tem expertise para julgá-las, mas isso nunca foi problema para os jurados brancos da versão original como Ross Mathews e Carson Kressley, sem contar as dezenas de jurados convidados que passaram pelo show que também não são drags.
Jurados, de forma geral, são convidados para o show devido aos seus conhecimentos nas várias formas de manifestação artística que existem, como atuação, música, design, comédia e por aí vai. Daí eles se qualificam para julgar as drag queens conforme o desafio principal da semana.
Com a exclusão de seu Twitter, Jeffrey se junta à RuPaul que fez o mesmo ao excluir sua conta do Twitter há várias semanas e apagou todos os posts de seu Instagram. Michelle Visage, que será apresentadora convidada do nono episódio de Canada’s Drag Race, recentemente apagou todos os seus tweets de sua conta no Twitter, embora sua conta ainda exista por lá. Bowyer-Chapman não excluiu seu Instagram, mas desde que os ataques contra ele aumentaram, o ator limitou quem poderia responder às suas postagens.
Vivacious da sexta temporada de Drag Race, recentemente, opinou sobre o comportamento tóxico do fandom:
“O bullying precisa parar. Imagine se os cristãos heterossexuais acordassem todos os dias para atacar você com palavras e ameaças de ódio”.