No início de 2020, o ator de teatro musical Benjamin Shimkus fez revelações sérias relacionadas à drag queen de Nova York e então concorrente da temporada 12 de RuPaul’s Drag Race Sherry Pie. O que se seguiu foi uma avalanche de alegações, testemunhas e posts no Facebook que pintaram uma cara muito diferente sobre quem Sherry Pie aparentemente era. Embora as alegações tenham levado à desclassificação de Sherry do programa, ela reapareceu recentemente online e no Tamron Hall Show, discutindo abertamente os eventos que ocorreram no início de 2020 e onde ela está agora (leia aqui).
Enquanto Logan Hardcore teve uma conversa extensa e direta com Sherry em seu próprio podcast, a perspectiva das vítimas não foi ouvida, até agora. Michael Cook da Instinct Magazine sentou-se com Ben Shimkus para discutir sobre o ano passado: como ele se sente sobre a tentativa de Sherry Pie de retornar aos holofotes, sua perspectiva na mídia agora, e se há ou não um lugar na vida noturna para este artista, esta voz corajosa e refrescantemente verdadeira é muito necessária.
Foi um ano de verdadeiros altos e baixos para você; como você está antes de tudo?
Bem, eu não tive que me apresentar secretamente como drag durante todo o ano passado… então acho que melhor do que alguns? [Leia sobre isso aqui]
Qual foi a resposta que você obteve desde que se manifestou durante esse período?
A resposta realmente depende da comunidade de onde vem. Companheiros queer têm sido corteses e compreensivos com nossas histórias. Caso contrário, a resposta foi mista.
O que você acha de Joey tentando trabalhar novamente como Sherry Pie sem reconhecer alguns dos detalhes (esteróides, coerção, etc)
Houve conversas privadas que Joey poderia ter tido conosco por meio de um mediador que o faria ser responsabilizado e nós teríamos um encerramento. Em vez disso, Joey decidiu contratar uma equipe de relações públicas e testar o novo material longe do escrutínio público. É flagrantemente errado e egocêntrico. Ele não pagou pelo que fez a tantos de nós.
O que você acha de toda a entrevista do Tamron Hall, bem como das consequências subsequentes dela? Como foi ouvi-lo falar sobre isso? Você acreditou naquilo?
As palavras de Joey foram secundárias para mim. Eu já vi essa música e dança dele antes, então não liguei para ele. Tamron Hall é uma pessoa muito mais responsável do que Joey. Como tal, fiquei extremamente desapontado com esta entrevista. Ela disse “vamos conversar sobre isso”, mas não queria falar com nenhuma das vítimas. Parecia contra-intuitivo para a premissa de seu show falar apenas com o criminoso.
A entrevista com Ryan Mitchell foi a melhor parte. Nossa comunidade precisa de mais responsabilidade em nosso trabalho anti-racista, inclusive eu. Ryan falou mais sobre o assunto após esta entrevista, e sua visão diferenciada do racismo em nossa comunidade é algo que merece mais plataforma do que um predador. Ele deveria ter recebido um segmento mais longo do que Joey. [O segmento de Ryan pode ser visto a seguir].
Ouvimos falar de Joey trabalhando como Sherry Pie e está tentando uma reformulação da marca; O que você acha de ver Sherry Pie no palco novamente?
Rainhas atuam em espaços queer seguros. Este é alguém que Tamron estava comparando abertamente a R. Kelly, Jeffrey Epstein e Harvey Weinstein [notórios predadores sexuais famosos nos EUA]. Um perfil equivalente a Jeffrey Epstein não deveria ocupar nossos espaços seguros.
Joey alguma vez entrou em contato com você para se desculpar pessoalmente ou fazer as pazes? Ele mencionou no The Tamron Hall Show que havia estendido a mão para algumas vítimas e ainda conversou com algumas delas.
Joey se desculpou comigo com as mesmas palavras há cinco anos. Ele então fez de vítima pelo menos 20 pessoas, pelo que eu sabia, e as sujeitou a coisas ainda piores do que a mim. Então sim [se desculpou], mas eu não aceito. Desculpas e responsabilidade genuína são coisas diferentes.
Existe um mundo onde você acha que Sherry Pie pode retornar ao palco?
Não.