“Acho que realmente mostrei o quanto eu queria, o quanto pesava em meus ombros e o quão decepcionada fiquei comigo mesma”, declara Art Simone. A artista de Melbourne falou com a GAY TIMES sobre sua agora icônica eliminação da primeira temporada de RuPaul’s Drag Race Down Under, onde ela retrucou um produtor que tentou tranquilizá-la de que conseguindo entrar na franquia era mais importante do que sua colocação na competição. “Isso não significa nada”, Art respondeu de forma memorável enquanto olhava para a câmera em sua elegância inspirada no enjôo marítimo. O momento aterrorizante, porém hilário, se tornou o primeiro momento viral do spin-off da Oceania e foi introduzido, oficialmente, no hall da fama (gif) do Twitter Gay.
Mergulhando ainda mais naquele momento, Art explica:
“Fui empurrada na frente da câmera e tive que falar. A produtora ficava me lembrando de tudo que eu tinha acabado de perder… Ela basicamente ficava me lembrando disso e quando finalmente me disse: ‘Mas você estava aqui’, é como dizer ‘Aww, você tentou!’ Quando alguém morre você não fala, ‘Mas eles viveram!’ No momento, parecia que ela estava invalidando meus sentimentos e minha dor e basicamente dizendo, ‘Você está exagerando’. Então, é por isso que eu meio que recuei um pouco. Mas, eu acho que é tão revigorante ver as emoções cruas sendo exibidas naquele programa”.
Enquanto Art está desapontada por se afastar da competição tão cedo, a rainha feroz – que ainda é a concorrente mais seguida do Drag Race Down Under nas redes sociais – está recebendo seu novo status como uma sensação viral e, porque ela é uma mulher de negócios, capitalizando com mercadorias. (Confira sua incrível linha de camisetas “Isso não significa nada” aqui.) Art também está animada para apresentar seu show solo, Art Therapy, e para lançar sua próxima série de mesmo nome. Ela está apenas começando, querida! Aqui, Art abre o jogo em sua personificação do Snatch Game como Bindi Irwin, os momentos suculentos dos bastidores que não entraram na edição e seus planos para conquistar o mundo pós-Drag Race.
Art, eu te amo, mas falar com você tão cedo não me deixa feliz.
Não estou feliz em falar que estou falando com você também!
As redes sociais estão em alvoroço. Como é para você ver tanto apoio online?
Foi maravilhoso. Você filma o episódio, vai para casa e depois senta nele por alguns meses. Você repassou um milhão de vezes e comecei a pensar que tinha imaginado tudo, que não era tão chocante quanto pensava na minha cabeça e que exagerei. Vendo o episódio e vendo como todos estão se sentindo em casa, eu fico tipo, ‘Ok, legal. Eu não sou psicopata!’. Então, é realmente maravilhoso ver esse apoio e saber que sou amada. Tem havido mensagens realmente maravilhosas de pessoas, especialmente porque eu disse que iria decepcionar muitas dessas pessoas. Muitas pessoas me procuraram como: ‘Estamos felizes por você estar aqui e por ter nos deixado orgulhosos. Temos seguido você desde quando você tinha 5.000 seguidores até agora. Não nos importamos’. ‘É realmente maravilhoso ouvir.
Assistindo à eliminação, foi como você se lembra?
Sinceramente, apaguei! Não me lembro o que saiu da minha boca na werkroom com a entrevista de saída porque eu estava muito chocada. Eu acabei de sair do set, da passarela e as garotas choravam, eu estava chorando, Rhys [Nicholson] estava chorando, o cameraman estava chorando, o som das pessoas chorando. Todo mundo estava tão confuso. Então, fui empurrada na frente da câmera e tive que falar. A produtora ficava me lembrando de tudo que eu tinha acabado de perder… Ela basicamente ficava me lembrando disso e quando finalmente me disse: ‘Mas você estava aqui’, é como dizer ‘Aww, você tentou!’ Quando alguém morre você não fala, ‘Mas eles viveram!’ No momento, parecia que ela estava invalidando meus sentimentos e minha dor e basicamente dizendo, ‘Você está exagerando’. Então, é por isso que eu meio que recuei um pouco. Mas, eu acho que é tão revigorante ver as emoções cruas sendo exibidas naquele programa. É muito frequente que as meninas sejam eliminadas e elas fiquem tipo, ‘Muito obrigada por me receber’, e então dizem sua frase de efeito e vão embora. Acho que realmente mostrei o quanto eu queria, o quanto pesava em meus ombros e o quão decepcionada fiquei comigo mesma. Não era nada sobre eu desmerecer a competição, era sobre eu estar tão decepcionada com a minha jornada.
Esta é a beleza da Drag Race, você pode dizer três palavras simples no calor do momento e ela pode se tornar comercializável.
Eu sei! Antes de participar de Drag Race, meu lindo amigo com quem divido a casa me disse: ‘Olha, no final do dia, aconteça o que acontecer, basta se tornar um meme!’ Eu fiz isso para que ele ficasse feliz! Sim, é uma loucura como tudo explodiu para ser sincera. É muito engraçado e acho que é bom porque agora estamos criando momentos engraçados e sombrios de uma situação tão sombria. É assim que lido com as coisas em geral, sabe? Sou eu que conto piadas para me sentir melhor. É bom. Estou feliz que algo divertido saiu disso, pelo menos!
Já se tornou uma das eliminações mais lendárias de todos os tempos. Usei o meme inúmeras vezes desde que assisti ao episódio. Mesmo que alguém simplesmente diga olá para mim, responderei apenas com: “Isso não significa nada”. Se alguém perguntar como foi meu dia: “Isso não significa nada”.
[Risos] Eu nunca vou esquecer isso! Isso é bom. Na minha saída, eu disse: ‘Nunca vou esquecer isso’, mas não acho que percebi a que estava me referindo na época. O que eu pensei que nunca iria superar não foi realmente o que meu legado se tornou! [Gritos]
Vocês garotas de Down Under estão realmente acabando com o jogo de produtos porque aquelas camisetas…
Obrigada! Você tem que lidar com isso e fazer um pouco de diversão com a miséria. Tenho contas a pagar. Estou muito pobre no momento – Drag Race não é barato! Se eu conseguir ganhar algum dinheiro de volta, vamos lucrar com isso.
Como um espectador, eu realmente gostei deste Snatch Game. Achei que era caótico da melhor maneira possível. Você ficou surpreso quando os jurados não foram tão receptivos durante as críticas?
Sim, o Snatch Game tem sido realmente polarizado, e foi polarizado no set. Você viu a filmagem! Nós voltamos da gravação tipo, ‘Esse foi o melhor de todos!’ No set, Ru estava rindo de tudo. Tudo o que as pessoas disseram, Ru riu. Não sei se isso é uma coisa de edição para que eles possam cortar as coisas de maneira diferente ou para não deixar que nos suba a cabeça, eu não sei. Mas, Ru estava rindo de tudo, então pensamos que estávamos indo muito bem. Estávamos todas tipo, ‘Sim, fomos muito bem. Não houve grandes bagunças ou algo assim’. Então, quando chegamos no palco, eles disseram, ‘Não, você foram péssimos’. Mais tarde, conversei com Michelle [Visage] para uma coisa do tipo How’s Your Head após a eliminação e ela disse: ‘Não é que vocês fossem todas ruins, vocês estavam tão preparadas e boas que pareciam ruins’. Eu não entendo!
Hum?
Não sei. Eu realmente não sei e nunca saberei até hoje. Acho que também foi difícil para eu voltar para casa, não havia como processar logicamente toda a situação. É tipo, ‘Ok … Isso aconteceu’.
Deve ser tão confuso para você ver RuPaul soltando sua gargalhada característica em tudo que você fala e, em seguida, sua passarela matadora com aquele look lindo, apenas para ouvir, ‘Ehh’.
Foi tão difícil para o meu cérebro! Eu tenho confiança no que está ao meu redor e confio o que as pessoas estão dizendo e as reações das pessoas. Eu sou uma artista de apresentação ao vivo, então fico mais confortável quando tenho um microfone na minha mão, interagindo com o público. Então, quando eu ouço risos tudo o que eu penso é, ‘Ótimo. Está funcionando, vamos continuar fazendo assim’. Essa foi a minha crítica negativa, que eu continuei fazendo a mesma coisa. Mas… Sim. Não sei. Alguém, por favor, resolva isso para mim! Por favor! Eu adoraria saber. Na verdade, eu não quero saber. Eu segui em frente. Não vamos revisitar isso.
Bindi Irwin entrou em contato?