Chegamos na reta final de RuPaul’s Drag Race S13 com um top 4 poderoso. Então é chegada a hora de avaliarmos o desempenho das rainhas finalistas. E aí, Gottmik merece vencer?
E aí, Gottmik merece vencer?
Se eu tivesse que adivinhar agora quem vai ganhar com base puramente no instinto, tendo assistido e escrito sobre este programa por anos, eu apostaria que é Gottmik – e ela seria uma vencedora muito merecedora. Depois de entrar um pouco mais quieta e hesitante do que eu esperava com base em seu material de pré-temporada, Mik floresceu totalmente.
Ela ganhou o Ball (embora fosse uma vitória a ser compartilhada com Utica) e o Snatch Game (de forma muito decisiva), e se saiu bem no Roast, no desafio de improvisação, no Rusical e no makeover. Ela mostrou uma ampla gama de habilidades, além de alguns dos melhores looks de passarela da temporada, e manteve Ru entretido com brincadeiras afiadas e espirituosas no palco principal. Combine tudo isso com sua edição cada vez mais forte, e eu acho que ela é uma pretendente real para levar isso para casa.
Houve algumas reclamações entre os fãs de que Gottmik foi carregada nesta temporada: que ela não teve que dublar quando deveria, ou foi superestimada. Eu gostaria de pensar que sou sensível a esse tipo de favoritismo – foi muito visível na última temporada com Sherry Pie, em particular. Mas eu não sinto isso com Gottmik.
A única vez que ela caiu no bottom 3 nesta temporada foi para o desafio de propaganda de refrigerante, e sua passarela a salvou lá. E, embora alguns pensassem que ela deveria estar no bottom para o desafio Discomentary, Tamisha Iman e Kandy foram o bottom 2 muito justo naquela época.
Eu disse na análise anterior que edição de Symone foi uma edição vencedora “a vácuo”, porque não sei como alguém pode olhar para o que está acontecendo com Gottmik nas últimas semanas e não pensar que ela está recebendo a edição vencedora mais brilhante de todas.
Então chegando no RuMix, em sua entrevista, as brincadeiras de Gottmik e Ru foram fora de série, com a dupla realmente se divertindo muito conforme interagia. Ru continuava voltando ao quão encantado ele estava pela rainha, tanto na entrevista quanto mais tarde na passarela. Falando nisso, se pareceu que Gottmik não teve o momento emocional que Symone teve na entrevista, ela certamente conseguiu na passarela, enquanto Ru falava em meio às lágrimas sobre seus pais apoiadores e o que Gottmik significa para as crianças que a assistem.
Além disso, Gottmik foi na verdade minha favorita no desafio. Seu verso foi difícil, e ela continuou com ele o tempo todo, lançando algumas ótimas letras “Boys, girls, and in between, it’s time to crown your queen” [Meninos, meninas, e aqueles no meio, é hora de coroar sua rainha] que fez seu verso menos impressionante de “Condragulations” parecer que veio de uma outra rainha. Ela não era tão precisa na coreografia de dança como Rosé, mas tinha um senso de diversão em seus movimentos. Foi contagiante; é tão fácil se divertir assistindo Gottmik se divertindo. Combinado com uma passarela final elegante, mas exagerada, este foi um episódio de vitorioso para Gottmik.