No sexto episódio de Canada’s Drag Race, Ilone Verley desfilou no palco principal com a bunda de fora. O que foi suficiente para os jurados Jeffrey e Brooke Lynn Hytes fazerem comentários que pegaram muito mal com os fãs do programa.
“No entanto quando vi sua bunda quando você se virou, talvez um pouco de base teria ajudado” isso sequer foi uma crítica, foi apenas maldoso, igual quando os jurados falavam das pernas “russas” de Dida Ritz. Jeffrey, seja melhor ou vaza! #CanadasDragRacepic.twitter.com/w53H1o8rmI
— Draglicious | draglicious.com.br #dragrace (@dragliciouz) August 7, 2020
Ao dizer para Ilona que teria sido melhor ela ter passado “maquiagem” na bunda antes de desfilar, ficou subentendido que o corpo da rainha desnudo não era adequado para aquele espaço. Muitos fãs acharam rude o comentário dos jurados e Ilona acabou desabafando a respeito, confira a seguir.
“Para ser completamente honesta, eu realmente não liguei para os comentários feito por Brooke Lynn e Jeffrey no último episódio e enquanto vocês fãs terão suas opiniões, por favor, saibam que assim como eu, eles são pessoas com sentimentos também. Eu sou insensível a comentários como aqueles porque eu já ODEIO tudo sobre meu corpo, então isto não é novidade para mim”.
Ilona ainda falou sobre relação com Lemon, já que durante o sexto episódio a rainha assumiu “não gostar” e ter inveja da sister.
Lemon: essas são minhas amigas, por favor, não mandem ódio para elas. Elas tinham que falar um nome.
Ilona: Eu estava com tanta inveja da Lemon durante todo período que filmamos que eu não me permiti conhecê-la. Ela é uma das mais pessoas MAIS GENTIS que eu já conheci. E eu sou grata por termos nos conectado depois das filmagens e realmente nos conhecido.
JEFFREY BOWYER-CHAPMAN e BROOKE LYNN HYTES
Não é de hoje que Jeffrey tem sido criticado por seus julgamentos em CDR que apenas parece grosseria gratuita contra uma arte da qual ele não entende, apenas aprecia, como a maioria de nós. Sua fala e de Brooke sequer foram críticas construtivas, foram apenas comentários rudes, da mesma forma quando os jurados falavam das pernas “russas” de Dida Ritz na quarta temporada de RuPaul’s Drag Race.
Jeffrey foi maldoso com tal observação. Mas não adianta o atacarem, quando muitos acharam maravilhosas as críticas para as drags negras sobre estarem com peles “russas/cinzas” ou com maquiagem muito laranja, sabendo que make para pessoas pretas sempre foi difícil de ter o tom certo de base. Todos esses casos são body shaming e devem ser combatidos. Bowyer-Chapman tem sido bem rude, mas muita dessas críticas que ele tem feito vimos em outras temporadas de RPDR, mas como os jurados que falaram não eram negros o fandom amou. O body shaming com Ilona foi pesado, mas quando os alvos eram drags pretas virou meme… curioso não é?
Essa não é uma tentativa de passar pano para Jeffrey, pois acredito que ELE PRECISA MELHORAR MUITO, senão é preferível dar lugar a outra pessoa mais preparada a estar na bancada julgando as drag queens.
Contudo, acho bem sintomático que a empatia do fandom sempre tem o mesmo destino: drags brancas; assim como as drags brancas também acabam tendo permissão para terem comportamentos problemáticos. Afinal a Brooke Lynn também soltou um “ela [Ilona] precisava colocar uma maquiagem naquela bunda” e não sofreu os mesmos ataques pesados que Jeffrey tem sofrido. E justiça seja feita, Ilona é indígena, mesmo que o fandom apague sua etnia e a veja como branca.
Brooke Lynn, por sua vez, explicou em vídeo que as “críticas” feitas por ela e Jeffrey não eram body shaming, pois não faziam referência ao tamanho, cor, peso ou celulites na bunda de Ilona, mas a “dica” de passar base era para tampar as manchas que ficaram após a rainha raspar os pelos da região; logo a maquiagem nas nádegas ajudariam na ilusão.
Brooke Lynn esclareceu que houve um mal entendimento das críticas dela e do Jeffrey sobre a bunda da Ilona. Não foi body shaming sobre peso, tamanho ou celulite, mas uma dica sobre tapar com base as manches que ficam após raspar a pele. pic.twitter.com/cg0WbKmlZf
— Draglicious | draglicious.com.br #dragrace (@dragliciouz) August 9, 2020
Mas assim como Jeffrey, Brooke tem tido uma participação também problemática, ela por ter passado por essa experiência deveria saber e agir melhor com as drags. As exigências que ela tem feito são elevadíssimas e suas críticas em vários casos são bem rudes. Ela por ser drag deveria mostrar maior empatia com as dificuldades das competidoras na corrida.
Diferentemente de Brooke Lynn, Jeffrey não se pronunciou sobre seus comentários para Ilona, pois tem usado pouco suas redes sociais devido aos constantes ataques de ódio, ameaças e racismo que tem sofrido, inclusive o jurado trancou os comentários de seu Instagram permitindo apenas comentários de perfis que ele segue.
De qualquer forma, ninguém merece ataques de ódio e no caso do Jeffrey sofrer racismo. Mas críticas por seus julgamentos duvidosos devem ser feitas, a fim de que numa potencial segunda temporada este comportamento mude. Se esse personagem que Jeffrey adotou de ser o “gay venenoso” que só faz críticas negativas não tem graça nas mídias sociais, onde mais vemos disso, vai ter menos graça ainda em um programa que diz celebrar a arte drag e a diversidade da nossa comunidade queer. Portanto Jeffrey, seja melhor ou sashay away!
Como protesto Ilona lançou camisa de moletom com sua bunda estampada, leia aqui. Para ler mais notícias da S1 de Canada’s Drag Race clique aqui.
