Seis drag queens sul-mato-grossenses estão disputando o título de Pantanal SuperStar deste ano, durante a 6ª edição da Corrida das Drag. O episódio com o primeiro desafio vai ao ar via “transmissão ao vivo” na página oficial do concurso no Facebook neste sábado (27), a partir das 19h30.
As participantes desta edição são: Becky Jhow, Bionda, Compacta Baudelaire, Dan, Halley Star e Manuela Confuzza, todas residentes em Mato Grosso do Sul. Os outros episódios vão ao ar pela mesma rede nos sábados de julho (4/7, 11/7, 18/7 e 25/7 – final). Confira a seguir o teaser da edição.
ENTENDA A DINÂMICA DO JOGO
A Corrida das Drag começou em 2016 com o intuito de reunir o público de RuPaul’s Drag Race para assistir a 8ª temporada da competição. A cada reunião uma drag nova da cidade, que ainda não tinha muito espaço nas boates, se apresentava e ganhava notoriedade pelos donos de casas noturnas. “O evento se tornou um espaço onde elas conseguiam trabalho, ganhando visibilidade na cena”, recorda Pam Vênus, uma das apresentadoras e idealizadoras da disputa.
Com o sucesso, decidiram mudar o formato do evento, o transformando em uma competição no ano de 2018, que aconteceu no antigo Resista! Bar. A primeira vencedora foi Jhannine Perry.
Em 2019, após conseguirem uma parceria com o Governo do Estado, a quinta edição aconteceu na fachada do Centro Cultural José Octávio Guizzo, no Centro de Campo Grande. A temática foi inspirada no jogo de luta Mortal Kombat. “As participantes mandaram fotos e vídeos dentro do tema para participar. Foram selecionadas 8 drags, que foram divididas em chaves e assim elas competiam com batalhas de dublagem e o público era quem escolhia a vencedora. A vencedora, que recebeu o título de Pantanal SuperStar foi Rafa Spears”, conta Pam.
A edição deste ano seria diferente, inspirada nas princesas da Disney. No entanto, devido à pandemia do coronavirus, COVID-19, em virtude do isolamento social o formato teve que ser alterado, dessa vez para o digital, através das mídias sociais.
“Muitos eventos começaram a ser online, então surgiu a ideia de lançarmos a disputa neste formato. Com essa mudança tivemos de adaptar o tema e vimos a hora perfeita para brincar com outras linguagens que as drags poderiam explorar em uma competição online”, explica.
A inspiração foi o programa America’s Next Top Model, criado pela modelo e empresária Tyra Banks, onde as modelos fazem ensaios fotográficos. “Depois de cada episódio as drags terão alguns dias para criar fotos baseadas nos desafios temáticos que mandamos a elas. Semanalmente nas lives mostraremos as fotos das candidatas ao público e, junto às juradas, avaliaremos cada competidora, sendo que uma será eliminada a cada transmissão”, detalha a apresentadora.
Os jurados das provas são Rana Foratto, Andrômeda Black e as apresentadoras Meriju Silva e Pam Venus. O evento ainda conta com Thyssmy Kyssmy na produção. As provas são secretas e só serão reveladas ao público no dia de exibição, mas a organização adianta que os temas estão dentro da arte e cultura sul-mato-grossense.