Conecte-se conosco

Drag Queens

DRUK S1 | Entrevista: Sum Ting Wong

Publicado

on

🕓 8 min de leitura

“Vamos dizer se você tiver parecendo uma bosta. Nós lhe diremos se a sua drag está mingin [fedida]”.

Não estávamos prontos para Sum Ting Wong sair tão cedo, honestamente. Em apenas quatro semanas, a Brummie rapidamente se tornou uma das fanfavorite de Drag Race UK, graças ao seu senso de humor seco e à sua emocionante história; o último dos quais ressoou massivamente com os fãs, principalmente os da comunidade asiática.

“Teve crianças de 12 anos de idade, de origem muito religiosa em Birmingham, que me enviaram mensagens dizendo: ‘Sou como você. Eu me vejo em você. Obrigado por compartilhar sua história, porque agora eu sei que não estou sozinha’”.

No Snatch Game, Sum Ting assumiu um risco – possivelmente um dos maiores riscos da história de Drag Race – quando ela escolheu personificar (o tesouro britânico) Sir David Attenborough.

Embora sua representação fosse estranhamente precisa e diferente de qualquer outro personagem visto anteriormente, ela levou sashay away pela sister Crystal, depois de Alan Carr ter dito que seu desfile parecia “mingin”.

A Gay Times conversou com Sum para discutir sua passagem no programa, o amor que ela recebeu dos fãs e por que as artistas norte-americanas pensam que o Drag Race UK é “muito cru”.

>  BenDeLaCreme defende RuPaul de ataques de RuGirls
>  A rainha da noite

Oi Sum Ting! Como você está se sentindo?

Olá, bebê! Meu novo single CrossFire já está disponível no iTunes e no YouTube e pode ser transmitido no Spotify! O link está disponível no meu perfil do Instagram [risos].

É um estouro! É muito pop-R&B dos anos 90, o que eu amo.

Com a voz de Brandon Urie! Não acredito que me foi dada essa oportunidade, não apenas por participar de RuPaul’s Drag Race, mas por todo o apoio que tive. Eu não seria capaz de lançar isso sem o apoio e o amor de todos.

Um EP ou um álbum vem aí?

Eu tenho um EP chegando, um EP de três partes que estará disponível até o final deste ano! Há 20 anos, se você me dissesse que eu faria uma turnê pelo Reino Unido com minha própria música, eu pensaria que você estava mentindo.

Como você se sente por perder a participação de Jade Thirlwall [do Little Mix] na semana seguinte e também o desafio de cantar?

[Gritos] Eu fui para o programa pois meu forte é cantar. Eu arraso cantando. Eu sou boa em cantar. Me dê um desafio de canto! O programa mostrou tantas coisas que eu posso fazer, que eu não sabia, você entende o que eu quero dizer? Eu não sabia que era engraçada. É estranho, quando você ouve a si mesmo, pensa: ‘Eu sou um idiota absoluto’. Eu não sabia que era engraçada e não sabia que podia fazer um terno com cortinas! Eu não percebi todas essas coisas, e eu desfilava pela passarela em uma caixa de espuma… andando como uma idiota, achando que eu era A rainha. O show mostrou muitos lados de mim e eu pude compartilhar minha história, coisas assim. Então… não me importo de não ter enfrentado o desafio de canto, porque isso me mostrou tantas outras coisas que eu posso fazer, que eu nem sabia. De qualquer maneira, eu tenho meu single lançado agora! Você pode me ouvir cantar sobre isso! [Risos]

Você saiu em sétimo lugar! Essa é uma ótima posição.

Eu sei! Eu sou o icônico sétimo lugar. Eu falei com muitas drags americanas e várias delas ficaram tipo ‘Garota, você é top 7’. Eu fiquei tipo ‘O que isso significa?’ E elas responderam ‘Essa é a posição da Alyssa Edwards’. E eu reagi tipo, ‘O quêêêê?!’ Mas sim, existem tantas pessoas nesta posição, Alyssa, Shangela eu acho, Monét X Change, Trixie Mattel, Tatianna, Joslyn Fox… É uma posição icônica estranha no Fandom de Drag Race, então eu vou andar nesse bonde o máximo que puder… então: CrossFire, o novo single de Sum Ting Wong está disponível agora.

Sum Ting Wong criança

>  S11 | A maioria das RuGirls torceu por Yvie Oddly 
>  Snatch Game - Battle of the Season ao vivo legendado

Bem, você então tem certeza de que voltará para o All Stars?

Se for esse o caso, faço minhas malas imediatamente! Não sei onde, porém, não sei se farão o All Stars nos EUA ou aqui, entende o que quero dizer? Se fizermos isso em Marte… no espaço, seria fabuloso. Mas, com toda a sinceridade, se eu receber essa ligação – e não sei se conseguiremos porque estamos no Reino Unido – sim!

Espero apenas que a produção combine as concorrentes dos EUA e do Reino Unido em vez de uma versão apenas do Reino Unido.

Imagine se eu enfrentar minha gêmea Jiggly Caliente? Jiggly postou uma foto com Katya e num comentário escreveu, ’Sum Ting Wong parece grávida’. [Risos] Eu a amo muito. Algumas garotas americanas estão se aproximando e Ongina postou um belo post: ‘Você é tão amada’ blá blá blá. Isso me fez chorar, era tão bonito. Jiggly me mandou uma mensagem depois que eu falei sobre minha família e fiquei tipo ‘vadia, você me fez chorar’. Eu não fiquei tipo ‘eu tenho que contar todas essas histórias sobre mim’.

Scaredy Kat, Sum Ting Wong e Vinegar Strokes no segundo episódio da S1 de Drag Race UK

Isso aconteceu tão naturalmente e sinto que as pessoas viram isso. Para mim, pessoalmente, como alguém de ascendência chinesa e vietnamita indo a um programa e falando tão abertamente sobre meus problemas em ‘sair do armário’, foi representativo, o que é muito importante. Teve crianças de 12 anos de idade, vindas de uma origem muito religiosa em Birmingham, me mandando mensagens dizendo: ‘Sou como você. Eu me vejo em você. Obrigado por compartilhar sua história, porque agora sei que não estou sozinha’.

Eu sinto que esse foi o momento mais emocionante do Drag Race UK até agora.

Eu senti que nunca haveria um momento em que isso surgiria em uma conversa organicamente. Mas quando eu estava conversando com Vinegar [Strokes], eu não sabia que ela tinha uma formação semelhante à minha, então parecia o momento perfeito para conversar sobre isso com ela. Foi tão bonito que pudemos compartilhar isso, e é tão bonito que tanto amor e apoio vieram disso. Eu sinto que nada do que dissemos no programa é forçado, tudo saiu naturalmente e as pessoas podem ver isso. Sou eternamente grata por isso. A reação foi absolutamente incrível. Gostaria de estar no próximo episódio? Sim, claro, mas eu não poderia ter pago por uma recepção melhor.

>  Latrice Royale faz desabafo ao celebrar aniversário
>  S10 | Divulgação

Eu acho que você se consolidou como a favorita dos fãs assim que desfilou pela passarela com sua roupa inspirada na rainha Elizabeth.

[Risos] Meus produtos agora estão disponíveis em sumtingwong.co.uk! Como eu disse, sou um idiota absoluto, no geral eu pensei que estaria no bottom. Quando eles disseram que eu estava no top, fiquei tipo, ‘O QUE? Eu sou apenas um bobão em uma caixa vestida como a rainha!’ Eles nos disseram para trazer uma roupa de rainha e eu fiquei tipo, ‘eu não conheço nenhum dos looks icônicos da rainha, tudo o que conheço é o carimbo’.

Você poderia ter vencido, você esteve tão perto!

Oh, obrigada, mas a Vivienne também foi incrível. Ela parecia muito com a rainha, foi estranho. Não tenho nada além de amor por ela, ela é tão talentosa. Desejo à ela tudo de melhor.

Como você está se sentindo hoje, depois de assistir o episódio quatro?

Muito bem. É como reviver as emoções novamente. O problema é que eu saí tão elevada. Quando vi Geri Halliwell, chorei porque ela era meu ídolo. Você sabe como não chora como coisas tristes, mas chora nos casamentos porque são tão adoráveis? Geri estava dizendo tudo para me fazer chorar: ‘Você é tão amado, você é a personificação da drag britânica, é tão quente e tão amoroso’. Assistindo, senti todo esse amor novamente. Eu não poderia ter pedido uma saída melhor. E eu dublei Spice Up Your Life na frente de Geri!

Você esperava que a Geri a visse depois?

De jeito nenhum! Escrevi minha nota no espelho: ‘Ok… vamos para casa agora, tchau’. Eu me viro e ela estava lá. Eu fiquei tipo, ‘Isso é uma merda de piada?’ Eu acho que ela escapou e disse: ‘Gente, eu vou ao banheiro’. Ela é um verdadeiro ícone britânico. O vestido Union Jack nunca mais será o mesmo.

>  S11 | Drag queens da temporada desmontadas
>  S10 | Comentários do 11º Episódio

Como você se sentiu com relação ao comentário de Alan Carr sobre a sua runway?

[Risos] O babado é certo, eu sou abençoadamente desligada e estúpida. Quando me olhei de frente no espelho, fiquei tipo ‘Isso… parece… ótimo’. Eu não verifiquei minhas costas. Quando me virei e notei, pensei que parecia um saco de lixo vermelho. Ninguém está sendo duro por ser duro. Todos estão criticando porque querem que você seja melhor. Se as rainhas dissessem ‘Sum Ting Wong, você está absolutamente deslumbrante, você está linda’, eu ficaria tipo ‘Por que você está mentindo?’.

No Reino Unido, é assim que falamos um com o outro. Queremos que o outro seja o melhor, por isso diremos se você parecer uma merda. Nós lhe diremos se a sua drag está fedida. É assim que a nossa comunidade de drags é, parece realmente sombria! Por exemplo, se a Vivienne não gostasse de mim, ela não teria dito uma palavra. Não tenho nada além de amor pela Vivienne e ela me ama de volta. É uma coisa muito britânica, então quando os americanos veem isso parece realmente duro!

Havia algo no programa que não foi ao ar que você gostaria que os fãs vissem?

Sim, existem muitas, mas o Snatch Game foi muito mais curto. Havia tantos outros momentos incríveis que foram cortados, porque não eram tão bons quanto os outros momentos incríveis. Essa é a parte que me deixa estressada. Precisamos ver as cenas estendidas!

>  Velório de Morgan
>  Michelle Visage revela porque RuPaul e Pearl discutiram em Drag Race na S7

Você disse anteriormente que estar no programa lhe ensinou muito sobre você, mas o que mais ele ensinou sobre o drag?

Comigo, eu sempre vejo o drag como uma máscara. Drag é uma persona que você veste, mas para ser um ótimo artista, você precisa se dar bem. Você não pode passar o tempo todo se escondendo atrás de uma máscara e sinto que o programa me mostrou isso. Com todo o amor e apoio que recebi online, percebi que sou capaz de ser 100% autêntica e eu mesma, e saber que as pessoas aceitam isso. Agora sou imbatível, simplesmente porque sei que pessoas gostam de mim. É uma maneira muito estranha de dizer isso, mas sinto que posso ser eu sem precisar me desculpar. Não preciso fingir ser outra pessoa. As portas se abriram para eu fazer absolutamente o que eu quiser. Eu digo para Ru: ‘Você mudou minha vida para sempre’, e ela realmente mudou.

Como você acha que a Drag Race UK mudará a cena de drag na Grã-Bretanha?

Em vez de todo mundo estalar a língua, todo mundo vai se chamar de escória. Em vez de dizer “Yaaas rainha!”, As pessoas dirão “Muito melhor!”. O Drag Race UK é autenticamente britânico, então acho que vai destacar o quão grande é o nosso drag britânico.

E como você acha que a Drag Race UK se compara à versão americana?

Eu realmente acredito que o Snatch Game foi o melhor episódio da história de Drag Race. “Muito melhor!”

Assista ao vídeo do single de estreia de Sum Ting Wong, CrossFire, abaixo.


Para ler mais notícias sobre a S1 de Drag Race UK clique aqui.

Compartilhe!

Saullete é preto, gay e comunicólogo que criou a Draglicious com o intuito de compartilhar com outros fãs seu amor pela arte drag e por Drag Race. Além de informar e entreter seu público, Saullete levanta discussões relevantes para amantes da arte drag e para a comunidade LGBT.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

We're born naked & the rest is drag. Portal de notícias, humor e babados sobre RuPaul's Drag Race, drag queens, arte drag, comunidade LGBTQ+ e cultura pop.

Contato: draglicious@outlook.com

Draglicious 2019 © Todos os direitos reservados.