John Wick é um filme estilo 007, mas de bandidos que matam sob encomendam e cometem uma infinidade de crimes. Há toda uma sociedade secreta de mafiosos profissionais que vivem nas sombras. John Wick , o personagem principal, é interpretado por Keanu Reeves.
A saga de filmes tem um roteiro aparentemente simples, o matador profissional John Wick recebe encomendas de morte e as executa perfeitamente. Conforme ele vai executando os alvos, vamos descobrindo todo esse universo secreto do crime organizado.
Quem controla esse submundo é a Alta Mesa, entidade máxima a que os bandidos são subordinados. Há varios locais sancionados pela Alta Mesa onde os bandidos conseguem seus materiais de trabalho, assim como suas encomendas de execuções, tratamentos médicos, etc.
Os locais mais seguros e renomados são os Hotéis CONTINENTAL, espalhados pelo planeta e que recebem todos os bandidos pertencentes a esta sociedade secreta. As regras nesse hotel são claras, ninguém pode ser morto lá dentro, mesmo que seja seu alvo de trabalho.
O que acho fascinante desse universo é como o submundo do crime é muito bem estruturado, com suas hierarquias, moedas próprias e um extenso código de conduta. Então conforme acompanhamos John Wick em suas aventuras descobrimos mais e mais desse universo cativante.
SPOILERS DAQUI EM DIANTE
No final do filme 2 John Wick mata um inimigo dentro de um hotel Continental infringindo as regras. Por conta disso, ele é excomungado da sociedade de bandidos e tem a cabeça posta a prêmio. Resultado: muitos bandidos desse submundo saem atrás de John para conseguir a recompensa.
Então o plot de John Wick 3 Parabellum é a fuga desesperada de John, lutando e matando MUITO, pela própria sobrevivência. Enquanto vemos o protagonista nessa correria louca, somos apresentados a mais elementos fascinantes desse submundo do crime, novas facções e personagens poderosos.