Um novo episódio e um novo ball. E já começa com uma surpresa, Pray Tell não é o apresentador da noite.
Então descobrimos que vemos o prelúdio da história de Blanca. O início de sua vida nos balls. Ela estreiou no desfile de Rainha Virgem na Passarela. Não estava no seu melhor elemento, mas não teve medo de desfilar e ainda exigiu suas notas, mesmo baixas manteve a postura com elegância.
Do lado de fora do ball Blanca pega as outras concorrentes falando mal dela, que estava na categoria errada. E que ela não era uma garota e sim um boy barbado. Blanca as confronta, pois para ela, esse tipo de postura não representa a irmandade dos balls. Blanca e essas mulheres quase saem no tapa, mas Elektra aparece e socorre a desconhecida, no caso Blanca.
Elektra convida Blanca para comer, pois percebe que ela está faminta. E durante o papo reconhece que sua futura filha foi expulsa de casa e a questiona o que a fez desfilar. Blanca revela que queria se sentir bonita e que achou que seria bem recebida e celebrada no ball, por serem todos da mesma comunidade e que mesmo com a recepção negativa, ela se sentiu abraçada pelas luzes do palco. No fim o que Blanca quer é o que Elektra já possui, ser reconhecia como mulher, pois é assim que ela se sente.
Precisa de trabalho, direção e sacrifício para ser uma mulher.
Nesse momento vemos outro lado de Elektra, uma pessoa cheia de empatia disposta a ajudar Blanca em sua jornada.
Você tem uma qualidade mais importante que beleza. Você tem coração. E isso te levará longe e te dará tudo.
Então voltamos para o presente e vemos Blanca bem dona de casa revoltada com a imundíce que seus filhos (Damon, Papi, Ricky e Angel) deixaram o lugar. Ela exige que eles arrumem toda bagunça e tirem a poeira de todos cantos.
Angel está de volta à Casa Evangelista pois está dando uma lição em Stan, “se a quiser de volta, terá que se comprometer integralmente a ela”. É pegar ou largar!
E então vem o choque, Blanca receba pior ligação de sua vida: sua mãe morreu.
Blanca visita sua irmã, Carmen, e descobrimos que seu nome antes da transição era Mateo. Carmen não trata Blanca com sua identidade de gênero atual, se referindo a ela sempre no masculino. Então toda dor familiar vem à tona. Carmen revoltada por Blanca ter sumido e nem sequer ter ficado com a mãe enquanto ela ia de um hospital ao outro, enquanto Blanca não aceita tais acusações pois foi expulsa de casa, sem direito a retornar. E para piorar a mãe de Blanca disse a todos seus familiares que “o filho” havia morrido.
Com Pray Tell Blanca relembra que que o melhor momento que dividia com sua mãe era na cozinha, fazendo comida juntas.
Esse é o fardo de ter país. Eles não fazem ideia do que fazem. E cada erro que cometem tem reflexos em nós.
Blanca não acha correto ir no funeral de sua mãe que a rejeitou, mas Pray Tell a lembra que agora ela também é mãe e deve dar o exemplo a seus filhos de como lidar com a morte.
E outro choque temos do lado Cis Heterossexual da série, Stan é promovido após participar de uma reunião do qual o próprio Trump participou. Matt seu patrão chegou atrasado e foi pego de surpresa com a notícia. Matt então declara guerra ao seu acolhido. Bem, eles que são homens brancos, eles que se entendam.
Enquanto Pray Tell anuncia o ball da “Pontuação Perfeita” em que as participantes têm que passar a ilusão completa de feminilidade, Elektra está na mesa de cirugia para sua redesignação sexual.
E Matt faz sua jogada desonesta contando para a esposa de Stan sobre a amante dele, pedindo sua ajuda, já que a amante estaria comprometendo o rendimento de Stan no trabalho. Como macho de orgulho ferido não tem limites. É capaz de destruir uma família para recuperar a própria reputação. Ok, Stan não é santo, mas Matt não tinha nenhum direito de se intrometer nisso.
Então a trama se complica e Patty Bowes vai atrás da verdade sobre o suposto apartamento que Stan alugou para Angel e descobre que é tudo verdade. Próxima parada: CASA EVANGELISTA, atual endereço de Angel.
E as batalhas não param!!! Na ausência de Elektra, as filhas lendárias da Casa Abundance desafiam a Casa Mugler. É isso né, mamãe viajando e a garotada faz a festa. Categoria: Modele Effet.
Pray Tell vive pelo desafio de moda, assim como todos presentes. ISSO É ARTE PURA!!!
E a vitória vai para Casa Abundance, Miss Coco e Miss Candy, duas mães em ascensão!
O reinado de Elektra está sob ataque. E sendo assim Blanca faz uma visita a sua eterna mãe no hospital, pelo visto ocorreu tudo bem na cirurgia. E Blanca não poupa críticas à Elektra, pois reconhece que se Elektra fosse uma mãe gentil sua sala de recuperação estaria com todos seus filhos celebrando a cirurgia mais importante de sua vida. Mas em contrapartida todos querem lhe dar o troco por tantos maus tratos, mesmo que Elektra tenha proporcionado muitas vitórias à casa Abundance.
Você não está andando na nossa comunidade. Você é rica, bonita, passa despercebida. Você acha que isso a torna melhor que nós.
E assim Blanca joga na cara de Elektra todos seus privilégios, que a coloca num patamar de superioridade que a desconecta dos membros da comunidade LGBT do qual Elektra deveria ser mais próxima.
E então Blanca revela o real motivo de sua visita, o mundo a deu duas mães, a que a botou no mundo e Elektra. A primeira já faleceu. E a segunda é Elektra, e mesmo que ela não seja a mãe amorosa que resgatou Blanca das ruas e a deu uma boa perspectiva de vida, Blanca não deixará de ser sua filha amorosa.
E então as duas tem um momento muito fofo de mãe e filha e Blanca questiona sobre como Elektra se sente.
Dói muito mais do que eu esperava. Mas é sensação é melhor do que jamais sonhei.
E a casa Evangelista vai ao funeral da mãe de Blanca.
Gentileza não custa nada. Deixe-a se despedir.