Connect with us

Hi, what are you looking for?

Babados

Icesis Couture se defende de acusação de fazer blackface

Vocês que escolheram reescrever meu passado para cancelar meu futuro jamais irão me descreditar como uma pessoa de cor [afro latina]”, postou Icesis Couture após ser acusada de fazer blackface, leia a seguir a declaração completa da drag.

Compartilhe!
🕓 5 min de leitura

Como postado anteriormente aqui, a drag de Canada’s Drag Race Rita Baga se desculpou por ter feito blackface em drag no passado, atitude exposta no podcast de Kimora Amour e Icesis Couture. Devido a isso, foi trazido a tona que Icesis Couture também fez blackface no passado. Contudo a rainha se defendeu de tais acusações afirmando que é uma “afro latina” e sua pele já foi mais escura quando nova, que o tal blackface além de inexiste não passou de um bronzeamento mal feito.

O suposto vídeo de Icesis fazendo black face.

No print abaixo usaram imagens de antigo vídeo acima do suposto blackface de Icesis, o qual a rainha respondeu: “Naturalmente laranja com meu cabelo afro latino. Fofo, não é?”.

Após sofrer inúmeros ataques, Icesis postou um logo texto se defendendo das acusações de blackface e afirmando que é uma pessoa afro-latina. Confira a seguir.

ALERTA DE GATILHO, RELATO DE TENTATIVA DE SUICÍDIO

“Como qualquer coisa disso está certa? Eu tive que acordar minha mãe doente de 60 anos para caçar em caixas fotos minhas e de minha família que provassem que sou étnica [não é branca]. Fuçando imagens de uma época e de um homem que quase me matou de tanto espancar porque eu era gay demais e não ‘latino’ suficiente. Estou tão cansada disso, isso não é legal. Eu sou um homem de 35 anos e ainda não pertenço devido ao tom da minha pele não combinar com a textura do meu cabelo. Eu tenho permissão de usar um péssimo spray bronzeador. Eu fiquei quieta por esta exata razão. Toda vez que eu falo sobre quem realmente sou, sou perseguida por todos os lados. Isso me levou a tentar suicídio quando mais nova. Vocês que escolheram reescrever meu passado para cancelar meu futuro jamais irão me descreditar como uma pessoa de cor. Eu tenho orgulho da minha cultura e jamais me desculparei por isso. A não ser que você seja preto ou afrodescendente, esta conversa NÃO É PARA VOCÊ. FIQUE NO SEU QUADRADO E ESCUTE PESSOAS PRETAS EM ASSUNTOS PRETOS!”.

“O que eu vou me desculpar, é para qualquer pessoa preta que pode ter sido afetada por isso. Eu entendo, completamente, e respeito com os olhos de 2022, como as pessoas que não conhecem a mim e minha etnia ou não tem nenhum contexto além do que virão na TV, verem isso como problema. Essa não é a situação, mas os seus sentimentos são válidos e eu nunca farei nada que machuque a comunidade de onde sou e cresci com amor. Vocês significam o mundo para mim e eu sinto muito se fiz algo se não fortalecê-los ao meu lado! As pessoas de cor e minha família que tenho conversado nos bastidores, obrigado pelo apoio e por me reafirmarem que quem eu sou é válido, e não apenas uma parte bem aceita, mas também importante dessa comunidade. Estou triste que o mundo continua perseguindo pessoas de cor por elas não se encaixarem na sua ‘imagem ideal’, invadindo suas casas com chamas e porretes exigindo que eles provem sua etnia ‘caso contrário’”.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Eu construí minha vida, minha carreira e minha família dá apoio e um espaço seguro para pessoas de cor quando ninguém mais dá. É preciso muito pouco esforço para abrir seus olhos e ver com quem me relaciono, o que faço, quem eu sou e o que continuo realizando. Se você se importa em conhecer mais sobre meu eu verdadeiro, essa conversa vai continuar numa data futura com um grupo de pessoas de cor para discutir minha etnica e minha experiência como uma pessoa de raça misturada afro latino”.

Em inglês é comum usarem POC, person of color (pessoa de cor), para se referirem a pessoas não brancas de etnias minoritárias, como pessoas pretas, latinas, asiáticas, etc.

>  DRUK S1 | Gothy Kendoll vai "quebrar o molde" da arte drag britânica
>  CDR S1 | RuView do 2º episódio

A foto de Icesis quando criança provando que o tom de sua pele era mais escuro e seu cabelo afro.

>  Dovima Nurmi é exposta por racismo
>  Ilona Verley é exposta por, supostamente, agredir sua mãe drag

Kimora Amour respondeu ao post da amiga.

“Imagine isso… Ottawa 2021… Eu entro na casa de Icesis para visitá-la pela primeira vez depois de Drag Race… e ela me deixa ver seu cabelo sem cortar pela primeira vez… EU GRITEI… ‘por que você não me disse que você era negão sigiloso”… o resto é a história dela para contar. Te amo”.

Advertisement. Scroll to continue reading.

E continuou a defendê-la.

Menobon: É tão triste que Nana Icesis tenha que se proteger constantemente dos haters.. Nós, pessoas de cor, realmente só temos um ao outro para contar.

Kimora: Baby, nós temos que apoiar um ao outro… o que eu odeio é que isso foi orquestrado por outra pessoa de cor… Eu e outra pessoa pessoa dissemos a essa pessoa em particular… que Icesis era realmente mestiça… e ela recusou acreditar e teve que fazer disso um babado…

Para encerrar ela postou as seguintes mensagens.

ME DEIXEM EM PAZ! Eu dei a vocês o que pediram e ainda não é suficiente! Nunca é suficiente para vocês, galera! Mídia social é doentio! Vocês pediram para eu interagir mais, deixar vocês mais a par, ser mais que uma presença e eu cedi porque eu amo vocês e sou muito grata pelo que vocês tem feito por mim e pelos meus familiares, mas é uma coisa atrás da outra. Desde que fui anunciada na nova temporada tenho sida atacada diariamente. Estou sou uma pessoa danificada, quieta, introvertida que tem vivido nesta terra por 35 anos antes de vocês sequer me conhecerem”.

Advertisement. Scroll to continue reading.
>  CDR S01E08 | Runway | A Family Affair
>  AS4 | Gia Gunn fala sobre seu comportamento no All Stars 4

“Minha vida passada e atual é minha e apenas para mim. Não é para vocês! Sinto muito, mas não devo nada a nenhum de vocês. O que escolho compartilhar é apenas minha escolha e se vocês não conseguem me respeitar pela pessoa que sou, então não quero vocês participando da minha vida. Eu tenho ido ao inferno e voltado minha vida inteira, tudo que tem acontecido comigo e o trabalho que tenho feito, se tornou uma vida que eu nunca imaginei que conseguiria ou mereceria. Eu não vou permitir que vocês tirem minha felicidade de mim. Eu não vou mais interagir por aqui, eu espero que vocês curtam a nova temporada. Vocês me quebraram, espero que estejam feliz”.

A nova temporada que ela se refere é Canadas Drag Race Vs The World que estreia em 18 de novembro.

Os posts originais de Icesis foram publicados no Twitter aqui e aqui.

Para ler mais notícias de CDR clique aqui. Outros episódios de racismo em Drag Race leia aqui.

Compartilhe!

APADRINHE A DRAGLICIOUS: Ajude a manter a Draglicious viva celebrando a arte drag, doando pelo nosso PIX, chave: draglicious@outlook.com. Ou nos apadrinhe em padrim.com.br/draglicious.

Veja Também

Canada's Drag Race

Confira os looks que as rainhas desfilaram na categoria “Coronation Eleganza” do episódio 9 de Canada’s Drag Race 4. Quem merece Toot e Boot?

Canada's Drag Race

A campeã da quarta temporada de Canada's Drag Race foi coroada, descubra quem é a seguir!

Canada's Drag Race

Confira os looks que as rainhas desfilaram na categoria “A Star is Born” do episódio 8 de Canada’s Drag Race 4. Quem merece Toot...

Canada's Drag Race

Confira os looks que as rainhas desfilaram na categoria “Always a Bridesmaid” do episódio 7 de Canada’s Drag Race 4. Quem merece Toot e...

Advertisement

Portal de notícias sobre arte drag, RuPaul's Drag Race e suas rainhas.

Contato: draglicious@outlook.com

Draglicious 2024 © Todos os direitos reservados.