Conecte-se conosco

Hi, what are you looking for?

RuView

CDR S1 | RuView da Grande Final, episódio 10

Após 10 semanas, Priyanka é coroada a primeira Drag Superstar do Canadá. Confira o resumo e análise crítica de tudo que rolou na Grande Final da primeira temporada de Canada’s Drag Race.

Compartilhe!
🕓 8 min de leitura

Após 10 semanas, Priyanka é coroada a Primeira Drag Superstar do Canadá.

O final ideal de Drag Race é aquele que celebra o show. Com a reunião de todos as campeões anteriores, a final da 8ª temporada sempre será, para mim, o padrão ouro a esse respeito. (O final da 9ª temporada é realmente minha favorito, mas as batalhas de Lip Sync for the Crown parecem seu próprio gênero de episódio.) RuPaul’s Drag Race UK e All Stars 5 realizaram finais comemorativos semelhantes, trazendo de volta o elenco inteiro e focando na alegria em vez do drama.

Então, estou emocionado que a final de Canada’s Drag Race segue esse formato, reunindo seu elenco para uma reverência final. Tudo sobre este episódio, incluindo o retorno de Ralph e Hollywood Jade para trabalhar com as rainhas em seu Rumix de “U Wear It Well”, parece o a coroação ideal de tudo que rolou antes. Todas as três finalistas – Priyanka, Rita Baga e Scarlett Bobo – falam sobre seu tempo no show como uma jornada e parte de sua narrativa maior como drag queens. Houve alguns solavancos no caminho, mas este parece ser um capítulo de encerramento adequado para esta história.

Durante a sessão final diante do espelho de maquiagem, Scarlett observa o quão forte é o top 3, e as outras duas concordam. Ela até o chama de um dos melhores de todos os tempos. Não tenho certeza se concordo – é o top 3 que menos de Drag Race de 2020. Eu acho que Canada’s Drag Race teve um dos melhores top 5 de todos os tempos, mas as eliminações de Jimbo e Lemon não foram as melhores. Mesmo torcendo para Scarlett, assumo que as três finalistas mais fortes seriam Jimbo, Lemon e Priyanka. Ou mesmo Jimbo, Priyanka e Rita. Nesses casos, imagino que Jimbo teria conseguido a vitória, principalmente devido à sua enorme popularidade.

>  CDR S1 | Rumor | Spoilers do nono episódio
>  Drag Race UK | Geri Horner e Jade Thirlwall são juradas convidadas da primeira temporada

Mas o que torna esse top 3 tão interessantes não é sua força pela competição, mas como elas estão em pé de igualdade. Você pode ver genuinamente qualquer uma deles ganhando, o que as tornam semelhantes às finalistas da 12ª temporada em pelo menos um quesito. (No entanto, eu acho que Crystal Methyd, Gigi Goode e Jaida Essence Hall contribuíram para uma safra mais forte de forma geral.) As performances das rainhas são tão equilibradas, também, que a vitória parece uma questão digna de roer as unhas.

O desafio final deve ser familiar para a maioria dos que assistiram as temporadas modernas de Drag Race: escrever, gravar e interpretar seus próprios versos para um Rumix e sentar para uma entrevista com dois membros do painel de jurados. (Jeffrey Bowyer Chapman e Traci Melchor não têm a pretensão de gravar um episódio de What’s the Tee?, o que torna a entrevista estranha.) Os competidores então fazem uma apresentação final de sua melhor drag na passarela e fazem um discurso explicando por quê eles deveriam se tornar a Primeira Drag Superstar do Canadá.

Priyanka, Rita e Scarlett vão bem em todas as categorias. Suas entrevistas são divertidas e comoventes, e seus versos são inteligentes e memoráveis. A habilidade do trio com a coreografia de Hollywood Jade varia, mas ninguém passa envergonha. E quando se trata do desfile final e discurso, cada uma apresenta um forte argumento de porque ela deveria ganhar a coroa.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Desses looks finais, eu gosto menos da Rita e mais da linda homenagem de Priyanka. Mas o que eu aprecio sobre os três, incluindo o ótimo vestido punk rock de Scarlett, é que eles resumem perfeitamente quem cada rainha é: Rita é a veterana excêntrica, mas sofisticada; Scarlett é a garota divertida roqueira que é mais organizada do que você esperava; e Priyanka é uma rainha deslumbrante que orgulhosamente proclama e exibe sua herança.

>  Monét faz apelo ao fandom de Drag Race
>  S12 | Prévia do 8º episódio

Na verdade, como você escolhe? Eu não invejo os jurados, especialmente depois que suas críticas ao longo da temporada deixaram suas habilidade de julgamento para escrutínio. Não importa quem eles escolham, haverá alguns fãs magoados e chateados porque sua favorita perdeu. A vantagem de uma competição acirrada é que ela deixa as coisas no ar até o último segundo; a desvantagem é que os fãs de qualquer uma acha que sua favorita deve vencer.

O reencontro com as rainhas eliminadas é um ótimo uso deste Mini-Untucked, e eu gargalhei ao ouvir Tynomi Banks dizer que ela disse a Priyanka para não fazer Miss Cleo para o Snatch Game. Como seus amigos mais próximos, Ilona Verley, Lemon e Kiara prestam homenagem a Scarlett, Priyanka e Rita, respectivamente. Cada discurso é adorável, e é o tipo de coisa que eu adoraria ver do top 3 das futuras finais – ouvir uma outra rainha opinar sobre porquê que sua amiga deveria vencer traz uma energia especial para isso.

Todas as rainhas têm a chance de mostrar sua melhor drag na passarela. Um reconhecimento especial vai para a deslumbrante Anastarzia Anaquway em ouro e o belo visual indígena de Ilona Verley, que colocou a mão com uma luva vermelha sobre a boca para trazer atenção para mulheres indígenas, meninas, dois espíritos e pessoas LGTBQ assassinadas e desaparecidas. Então é hora de uma última dublagem. As rainhas parecem chocadas com o lipsync triplo, mas devo dizer que não deve ser uma grande surpresa neste momento. As temporadas 4, 5, 10, 12, All Stars 2 e All Stars 5 tiveram dublagens finais de trio. (Vou assumir que as temporadas 12 e AS5 ainda não tinham ido ao ar quando CDR foi filmado.)

>  Drag Race publica nota contra ódio do fandom
>  CDR S01E04 | Runway | Single Use Queens

Cada rainha se sai bem na batalha final (esta é uma das melhores dublagens triplas que já tivemos), mas apenas uma pode levar a coroa para casa. E embora o histórico esteja com Scarlett e as vitórias de desafios principais estejam com Rita, é a favorita dos fãs, narradora e estrela pop feroz que leva a vitória. Parabéns a Priyanka, a primeiro campeã de Canada’s Drag Race! (E como canadense indo-guianense, ela também faz história como a primeira rainha do sul da Ásia a vencer em toda a franquia.)

Há tanto para amar em Canada’s Drag Race que é difícil se concentrar no que não funcionou, mas o que não funcionou arrastou para baixo tudo o que era tão especial. As rainhas não receberam orientação adequada para crescer na competição. Eu sei que é chato insistir no julgamento neste momento; todo mundo entende que os jurados foram um problema. Mas eu realmente espero que o World of Wonder não apenas revire os olhos com a indignação online e continue fazendo o que está fazendo. Qualquer retorno a esse status quo de julgamento – o sistema trifeta, seus papéis gerais – seria um erro.

O departamento que escolhe o elenco, por outro lado, deve continuar fazendo exatamente o que fez. O elenco inaugural de Canada’s Drag Race é um dos melhores de todos os tempos: fragmentado, enérgico e vulnerável em igual medida. É preocupante, porém, que esse elenco tenha sofrido alguns dos piores assédios por parte dos fãs, a tal ponto que as contas de mídia social da série tiveram que intervir e fazer uma declaração (leia aqui). Não tenho ideia de porque um grupo tão agradável e divertido recebeu esse tratamento, mas estou muito feliz que o programa tenha dito algo. Espero que a franquia como um todo continue a se posicionar contra esse tipo de comportamento, pois ele só tende piorar com o tempo.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Pelo que eu sei, não há um plano oficial para uma segunda temporada ainda, mas não posso imaginar que esta será a única edição de Canada’s Drag Race. Tem muito potencial como um spinoff e, apesar do julgamento instável, a resposta dos fãs tem sido amplamente positiva. Nem todas as séries são perfeitas desde o início – algumas precisam de um pouco de tempo para resolver os problemas. Tenho plena fé que, se eles fizerem isso, Canada’s Drag Race poderá se tornar a joia da coroa desta franquia. O potencial está aí; só precisa de um pouco de polimento.

>  S10 | Temporada completa disponível na Netflix Brasil
>  Canada's Drag Race, tudo sobre a primeira temporada

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Rita observa que seu verso “Time L-E-M-O-N / A não vai chegar ao fim” do desafio da batalha de rap do terceiro episódio estava correto – aquele time inteiro foi eliminado! “Eu acho que sou uma bruxa”, ela diz.

Traci Melchor é uma anfitriã convidada final decepcionante – não por culpa própria, mas porque o papel de “Melhor amiga do Canadá” nunca chegou, realmente, a lugar algum. Se ela estivesse mais presente, eu poderia ver isso como uma espécie de escolha poética do jurado final, mas do jeito que foi, pareceu que alguém que conhecemos vagamente esteve de volta para outra rodada. Espero que se Traci retornar neste papel na 2ª temporada, ela tenha muito mais o que fazer.

Na minha opinião, este episódio serve como um forte testemunho dos pontos fortes e fracos de Brooke Lynn Hytes como anfitriã e jurada. Suas críticas durante o ensaio de dança são precisos e pontuais. Ela se destaca em ser fria e crítica – não uma rainha maldosa, mas uma com padrões elevados e a coragem para segui-los. Por outro lado, seu “Tchau, não fode!” Ao dispensar as rainhas quando ela sai da sala de trabalho no início do episódio é o tipo de fala que você precisa ter intimidade para transmitir. Não cai bem com as rainhas porque, pelo que vimos, elas não têm esse tipo de relacionamento amigável com Brooke Lynn para ser shady de tal forma. Eu realmente espero que ela seja empurrada para o papel de Ru na próxima temporada. É onde ela se destaca.

Muito pouco Stacey McKenzie nesta final. Se Brooke Lynn vai ser a Ru na próxima temporada, faça Stacey ser a “treinadora” das rainhas na sala de trabalhos. Pelo menos ela nos deu um último look icônico no palco principal.

Desde que falei sobre todos os outros jurados: no final das contas, quero que Jeffrey Bowyer-Chapman e o programa descubram o que é melhor para eles juntos. Eu não acho que os apelos fervorosos de fãs para que ele seja demitido serão atendidos, mas acho que colocá-lo de volta no papel sem nenhum ajuste na próxima temporada seria apenas pedir mais reação negativa.

Tão bom ter versos longos de Rumix de novo! Uma das minhas principais irritações com as temporadas mais recentes deste desafio é que as rainhas não tiveram tempo para desenvolver seu próprio material. (“Losing Is the New Winning” no final da temporada 12 foi talvez  pior ofensor nesse aspecto.) O Rumix de “U Wear It Well” foi melhor para dar espaço às rainhas na canção.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Canada’s Drag Race foi realmente uma viagem, e estou feliz por ter sido nosso destino final depois de um ano cheio de Drag Race. Obrigado como sempre por ler e por manter a conversa sobre Drag Race animada pelas minhas mídias sociais. Nos vemos então na S13, AS6, S2 de DRUK e tudo o mais que Ru e companhia tem reservado para nós!

A grande final merece 5 coroas!

Cofira os looks da runway aqui:

>  CDR S01E10 | Runway | Coronation Eleganza

Todos os RuViews da S1 de CDR foram traduzidos por Saulo Adelino, mas realizados por Kevin O’Keeffe para o portal Xtra e este último pode ser lido originalmente aqui. Para ler mais sobre a S1 de Canada’s Drag Race clique aqui.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Compartilhe!
Clique para comentar

Deixe uma resposta

Veja Também

Entrevistas

Priyanka fala sobre sua vitoriosa trajetória em Canada's Drag Race, o que sua coroa representa para pessoas não brancas, “ameaça” Ilona, manda mensagem para...

RPDR

Com a temporada 2020, RuPaul’s Drag Race totalizou 19 Emmys ao longo dos anos e fez história ao se tornar o reality recordista da...

All Stars

Saiba como as drag queens são selecionadas pelos produtores para participarem de RuPaul’s Drag Race All Stars.

Drag Queens

Jaida Essence Hall, postou um emocionante depoimento em suas redes sobre sua trajetória em RuPaul’s Drag Race.

Propaganda

We're born naked & the rest is drag. Portal de notícias, humor e babados sobre RuPaul's Drag Race, drag queens, arte drag, comunidade LGBTQ+ e cultura pop.

Contato: draglicious@outlook.com

Draglicious 2020 © Todos os direitos reservados.