Agnus Gay é um dos poucos registros documentais em vídeo que existem sobre a Primeira Parada LGBT realizada na Av. Paulista, em 28 de Junho de 1997.
Confira uma prévia da obra a seguir.
A Silvetty Montilla (@silvettymontila) postou este registro raro da primeira Parada do Orgulho LGBT do Brasil, que rolou em São Paulo em 1997. Precisamos sempre lembrar e celebrar nossa história. Valorizar essas lendas que pavimentaram o caminho para hoje botarmos a cara no sol! pic.twitter.com/yRlYgLdSj1
— Draglicious | draglicious.com.br #dragrace (@dragliciouz) June 23, 2020
“O filme faz uma leitura peculiar da 1ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, ocorrida em junho de 1997. A parada é como um ritual que atravessa momentos distintos entre si. É como uma missa que se inicia suave no Kyrie, vai firmando crença dos fiéis em glória, expondo sua confiança em Credo, passando pela alegria de Sanctus e termina com um pedido expresso em Agnus Dei. O roteiro toma emprestado as passagens de uma missa para documentar a manifestação que reivindicou entre outras coisas, a legalização da união civil entre pessoas do mesmo sexo, cujo projeto vem sendo alvo de manifestações contrárias a sua aprovação, por setores da sociedade, especialmente a Igreja. Ao som da Missa da Coroação, de Mozart, Agnus Gay mostra a força de suas imagens, com leveza, alegria e muita emoção”.
Curta-metragem realizado por Wagner Silvestrini Andrade, Cleyson Pretti e Zeca Soares.
