Conecte-se conosco

Babados

Manila Luzon defende policiais e causa revolta

Manila Luzon defende policias dos EUA durante protestos de “Vidas Negras Importam” e é duramente criticada por seus seguidores e pela rainha Aquaria.

Compartilhe!

Publicado

on

🕓 4 min de leitura

Nos últimos dias os Estados Unidos tem vivido uma crise social sem precedentes, com muitos protestos pelo país a favor das pessoas pretas que são constantemente assassinadas pela brutalidade policial. Várias rainhas de RuPaul’s Drag Race tem endossado o coro de “Vidas Negras Importam” e feito postagens a favor dos manifestantes e contra os policiais. Trinity The Tuck inclusive disse que sairia em um dos protestos.

Contudo, Manila Luzon foi diretamente contra a postura combativa de suas irmã. A rainha vice-campeã da S3 de RuPaul’s Drag Race postou um vídeo em seu perfil do Instagram defendendo que nem todos “policiais são maus” e se opôs as manifestações violentas que depredam patrimônios de grandes empresas. Tudo começou com o seguinte Tweet que ela postou do nada em apoio aos bombeiros e policiais no último domingo (31 de maio).

“Eu quero agradecer os bombeiros dos EUA por apagar incêndios. Eu quero agradecer os policiais que estão se curvando em solidariedade aos manifestantes pacíficos! Obrigado”.

Depois da repercussão negativa de seu tweet em apoio aos policiais, Manila o apagou e postou a seguinte mensagem:

“Eu apaguei um tweet. Eu estava tentando arduamente apoiar mudanças positivas! Agora entendo que muitos de nós ainda estamos tão zangados com séculos de racismo e brutalidade policial. Estou vendo tantas pessoas abrindo os olhos e usando suas vozes agora! É disso que precisamos. Temos a capacidade de mudar, eu também estou mudando e crescendo! Quero que a polícia que está nos matando e nos maltratando pare! Eu quero essa mudança assim como você. Eu vi um vislumbre de esperança com alguns oficiais que estavam ajoelhados em solidariedade com manifestantes pacíficos e eu posso ver essa revolução começando a se firmar! Como você, eu sei que o melhor é não se agrupar em um grupo de pessoas para julgar os outros! É exatamente para isso que estamos lutando! Então pare com essa merda de ACAB! É difícil porque a polícia constantemente abusa do próprio poder, mas vamos fazê-los mudar! Eles tem que [mudar]! Eu sei que ainda temos muito a percorrer, e toda essa mágoa e raiva eu sei que vamos curar quando vencermos essa luta para acabar com o racismo. Enquanto lutamos, encorajo todos a abrir nossos corações e mentes para fazer mudanças para o melhor”.

A.C.A.B. é um acrônimo da expressão em inglês All Cops Are Bastards (“todos os policiais são bastardos”).

>  Tyra responde aos haters, WOW, RuPaul, Tati e Phi Phi em suas redes sociais
>  Barraco Drag: Eureka Vs. Todo mundo

Ai na sequência ela postou o seguinte vídeo que a maioria considerou problemático.

Muitos seguidores criticaram Manila, dizendo que ela não deveria usar sua plataforma para criticar um movimento que visa trazer dignidade e respeito as pessoas pretas nos EUA, cansadas da brutalidade policial. Especialmente por ela sair em defesa dos policiais que fazem tanto mal a comunidade negra. Vários enfatizaram que a rainha gastou seu tempo para defender os policiais em vez de criticar o real problema: o racismo nos Estados Unidos.

Aquaria, campeã da S10, que tem sido bastante vocal a favor do movimento #BlackLivesMatter [Vidas Pretas Importam] não curtiu o vídeo de Manila, comentando que a rainha deveria usar seu espaço para dar voz aos negros e não defender a polícia.

Aquaria: “Porque não gastar 5 minutos e 27 segundos promovendo pessoas pretas e defendendo o jeito que ‘eles’ querem protestar, em vez de gastar este tempo defendendo porque você acha que policiais e propriedades importam mais?”

Kelsey: “Todos digam obrigado, Naomi Smalls”.

>  John Travolta confunde Jade Jolie com Taylor Swift ao entregar o prêmio “Vídeo do Ano” no VMA 2019
>  Naomi Smalls não se arrepende de ter eliminado Manila Luzon do All Stars 4

Obrigado, Naomi Smalls!

Um adendo, Manila Luzon já teve posicionamentos polêmicos sobre racismo em uma interação com Tatianna há alguns meses no twitter.

Tatianna: Dica forte. Se mais um cara branco me dizer que só fode caras brancos e que fica confuso por eu chamá-lo de racista, eu vou explodir. É 2020. Seu racista.

Manila: Lógica da Tati: se um vegano só come vegetais, ele odeia animais.

No momento só lembro de um tweet recente de Bob The Drag Queen.

“Eu simplesmente não sou político” é tão ultrapassado. Esse tempo passou. Precisamos ouvir suas vozes agora. Enquanto você “encontra sua voz”, pessoas negras são mortas todos os dias. TODO DIA. Pessoas trans estão sendo assassinadas consecutivamente. Não precisa ser uma poesia. Apenas se posicione. VIDAS PRETAS IMPORTAM”.

Manila é adulta e tem acesso à informação, logo foi muito equivocada em suas colocações. E não foi a primeira vez, como apontado acima, que ela errou ao se pronunciar sobre racismo. O melhor seria ficar calada a postar asneiras. Enfim, a luta contra o racismo não deve ser só com frases de efeito e rodas de violão, para acabar com um sistema opressor é preciso acabar com o próprio sistema!

Para ler mais notícias sobre o racismo presente em Drag Race e em seu fandom clique aqui.

Compartilhe!

Saullete é preto, gay e comunicólogo que criou a Draglicious com o intuito de compartilhar com outros fãs seu amor pela arte drag e por Drag Race. Além de informar e entreter seu público, Saullete levanta discussões relevantes para amantes da arte drag e para a comunidade LGBT.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

We're born naked & the rest is drag. Portal de notícias, humor e babados sobre RuPaul's Drag Race, drag queens, arte drag, comunidade LGBTQ+ e cultura pop.

Contato: draglicious@outlook.com

Draglicious 2020 © Todos os direitos reservados.