A primeira temporada de RuPaul’s Drag Race foi ao ar em 2009. Mesmo tendo sido experimental e com baixa orçamento nos trouxe um elenco lendário que deu o tom para o grande fenômeno que o reality de competição de drags se tornou. Confira a seguir algumas revelações dos bastidores da S1.
Em Drag Race as rainhas ficam confinadas no hotel durante o período das gravações da temporada. Elas saem apenas para o estúdio para gravarem os episódios. Apenas após serem eliminadas é que são liberadas do hotel. Elas, tecnicamente, não podem usar celular, mas muitas acabam usando escondido.
O quarto de hotel de Jade Sotomayor ficava no primeiro andar, ela subia pelas janelas para ir até o bar. Na noite da eliminação da Porkchop, Tammie e Jade foram para o quarto da queen eliminada para sairem e se divertirem. Será que rolou kiki ou kaikai?
A dublagem de Tammie teve que ser filmada duas vezes, pois a rainha disse aos produtores que não decorou a letra porque não quis – ela não se mexeu e nem dublou de verdade durante toda performance.
Michelle Williams chamou Akashia de um “homem sujo” (PESADO!).
Caso as rainhas quisessem, os produtores buscavam comida para elas fora do hotel, tipo tacos.
A maioria das rainhas achou Rebecca Glasscock duas caras quando as câmeras eram ligadas. Coisas que a rainha aprontou: disse ser uma grande fã de Tammie Brown e que a stalkeava na internet, mas então nos depoimentos ela disse que pedia para Tammie se afastar pois a rainha a assustava; Rebecca se mantinha afastada das drags e as ameaçava caso suas coisas fossem tocadas.
Os primeiros pitcrew eram homens héteros, então eles naturalmente interagiam mais com as drags mais femininas, tipo Akashia e Rebbeca, enquanto fugiam de Ongina.