AS4 | Monét X Change está pronta para dominar a indústria da música

Monet X Change está pronta para que o drag seja levado a sério pela indústria da música: "Olhe para nós como artistas”.

Modo Escuro
A recém-coroada vencedora de ‘RuPaul’s Drag Race’ acaba de lançar seu EP de estreia, ‘Unapologetically [Sem Remorso]’.

Drag queen é popular. Hollywood começou a levar essa forma de arte a sério, com o fenômeno de Drag Race aparecendo em todos os lugares, desde séries de desenho animado na Netflix (Super Drags) até filmes indicados ao Oscar (Shangela e Willam em A Star Is Born).

O mundo da moda também abraçou o drag, com estrelas como Milk, Aquaria e Sasha Velour sentadas na primeira fila, desfilando em passarelas famosas e até realizando programas de curadoria em vários eventos da New York Fashion Week. Então, por que a indústria da música está demorando tanto para abraçar esses artistas?

Tornou-se um rito de passagem para as concorrentes de RuPaul’s Drag Race lançar músicas e videoclipes coincidindo com sua passagem no programa. Todas as quatro finalistas do All Stars 4 lançaram pelo menos uma música e um videoclipe nos últimos dois meses. E esses clipes têm audiência: desde o lançamento em meados de dezembro, o videoclipe de “Pose”, de Naomi Smalls, acumulou mais de 1,1 milhão de visualizações. Ainda assim, enquanto várias rainhas alcançaram o No. 1 em várias paradas da Billboard, nenhuma delas fez uma marca na Hot 100 e na Billboard 200. Já passou da hora da indústria da música convidar artistas Drag à mesa – e Monét X Change, das recém-coroadas vencedoras de Drag Race, está pronta para reivindicar seu lugar:

>  Aquaria | Carta de amor para a comunidade LGBTQ
>  Kim Chi leva golpe de estilistas e expõe tudo nas redes sociais (pt1)
>  AS4E06 | Runway | LaLaPaRuZa Realness

É 2019. Nos anos 90, quando RuPaul saiu com ‘Supermodel of the World’, eu não acho que o mundo estava ‘pronto’ para isso, mas sua música era tão boa e tão icônica que eles não tinham outra opção, a não ser respeitá-la. Se você assistiu ao vídeo de ‘Mighty Real’ de Sylvester, você olha para ele tipo: ‘Oh meu Deus, isso aconteceu nos anos 80?’. Ele estava completamente em Drag no vídeo. Mais uma vez, não vou dizer que o mundo estava pronto para isso, mas foi feroz e vocês tiveram que respeitar isso.

Monét espera que seu novo EP visual, Unapologetically, receba o mesmo tipo de reverência. O projeto foi produzido pelo vencedor da ASCAP e escritor indicado ao Grammy Eritza Laues (Michael Jackson, Whitney Houston e Nicky Jam). Ela trouxe uma equipe que inclui o ex-diretor da Atlantic Records A&R Walter Randall (Justin Bieber, Solange), que ajudou a administrar o EP, bem como o escritor / produtor Soundwavve (Lil Kim, J. Cole) e Christopher “Cannon” Mapp (Jahiem Cassie) X Change, que é gerenciada pelo Producer Entertainment Group, co-escreveu as quatro faixas.

Eu acho que eles precisam parar de olhar para nós apenas como drag performers. Olhe para nós, simplesment, como artistas. Você gostou desta música? Se a resposta for sim, então nos apoie!

>  Descubra os votos de cada queen para o Miss Simpatia da S10 de RuPaul's Drag Race
>  AS4 | Santino Rice retorna à Drag Race
>  Blair St Clair faz história ao estrear em #1 em parada da Billboard

A rainha lista uma mistura de influências para seu novo EP, mas há quatro que ela continua insistindo: SZA, H.E.R., Sylvester e a própria rainha Bey. Na verdade, a terceira música do álbum é intitulada “Beyoncé”, que ela descreve como “club banger”, rindo ela declarou:

Todo homem gay se sente como se fosse a Beyoncé. É nisso que essa música se apoia. Quando você está no espelho se preparando para se encontrar com suas amigas na boate em uma noite de sexta-feira, você fica tipo ‘Bitch, eu sou a filha da puta da Beyoncé.

A outra faixa animada do EP, “There For You”, tem um tom de retroatividade:

Estou canalizando Sylvester para a boate nos anos 80, garota, e aquela peruca de discoteca e toda montação branca. Yassss, a casa vai ao chão, toda ilusão de Sylvester.

No entanto, Unapologetically não é estritamente para as boates. A faixa de introdução apresenta barítonos de ópera de Monet, classicamente treinados, cantando “Ave Maria” declamando sobre sua luta interior com a religião. Ela explica:

Eu ia à igreja e ao ensaio do coral inteiramente montada de Drag igreja era tão amorosa e receptiva à minha carreira de drag. Mas a religião sempre foi algo que eu questionei muito em minha vida. Eu estava tipo, como isso se encaixa em ser um homem gay? Acho que agora cheguei a um lugar em que aceitei isso e amo essa parte de mim mesmo.

>  Gia Gunn | 30 Dias em Transição pt7
>  Bianca Del Rio faz história ao se apresentar em famosa arena de Londres
>  Conta do Twitter de Azealia Banks é desativada após discussão com Monét X Change

A faixa que encerra o álbum, “Gently”, ela descreve como “uma música suave, romântica e sexy” é uma homenagem ao encantamento de X Change com o R&B. Ao crescer, ela ficava acordada até tarde com sua tia para assistir Midnight Love no (canal) BET, assistindo a vídeos de artistas como Tamia, Jaheem e Toni Braxton tocando em repetição. Mas apesar de seu amor pelo gênero, Monét inicialmente se sentiu insegura experimentando isso por causa de sua voz naturalmente profunda. A queen explicou:

Eu sou um verdadeiro barítono, então eu nunca pensei que havia uma carreira no maldito R&B para mim. Ninguém quer ouvir isso. Eu acho que quanto mais velho eu fico, mais eu vejo que não é sobre o seu alcance. É sobre a sinceridade do seu tom e falando ao coração com suas letras.

O tempo dirá se Unapologetically dará a Monét sua merecida credibilidade como músico, mas ela está pronta para  receber algum respeito.

Você tem artistas como Pabllo Vittar no Brasil – ele é reconhecido como artista e um belo músico. É assim que eu quero que as pessoas olhem para mim aqui nos Estados Unidos. Acho que tenho as habilidades e o talento para isso. Me leve ao Grammy, garota.

Assista ao álbum visual Unapologetically abaixo. O álbum se destacou nos charts do iTunes após seu lançamento (leia aqui).

Via Billboard.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here