A DIREÇÃO ERRADA
Quando Campbell se juntou a Barbato e seu parceiro Fenton Bailey na produtora World of Wonder, a empresa estava fora dos negócios de RuPaul desde que o The RuPaul Show foi cancelado pela VH1 em 1998. Campbell explicou:
“Eles ainda tinham uma relação amigável, aí resolvemos fazer um show com RuPaul. Então nós o trouxemos e RuPaul disse: ’Eu farei qualquer show, exceto um show de competição e eliminação’. Naquela época, eles eram um pouco malvados, havia a natureza sacana de alguns desses shows. Então nós fomos para um canto e desenvolvemos outra coisa, foi meio que um show do tipo Strangers With Candy.
Ele acrescentou, referindo-se a Amy Sedaris e ao clássico programa de humor da Comedy Central de Stephen Colbert, que durou três temporadas entre 1999 e 2000.
Nós nos apresentamos um ao outro, na sala em que estamos sentados agora no Hollywood Boulevard, e rimos, rimos e rimos, e Ru recuperou o fôlego e disse: ‘Você sabe o que devemos fazer, um show de competição e eliminação’. Então trocamos de marcha, e naquele momento, ao redor da mesa, eu diria que 90% da de RuPaul’s Drag Race nasceu. Nós pensamos no nome RuPaul’s Drags Race, nós rimos. Nós ficamos tipo ‘O que as drag queens fazem?’ Então de repente eu soltei ‘Elas dublam – eles fazem dublagens por suas vidas’. E o resto é história.
ORIGENS HUMILDES
Então, eles tinham o conceito, agora precisavam vendê-lo. O único problema? “Ninguém levou a sério”, explicou Barbato. Ninguém que seja exceto uma pequena rede iniciante com o nome de Logo, lançada especificamente para atender a comunidade gay. “Logo era a única emissora que estava interessada”, admitiu ele. Campbell acrescentou:
E nós pensamos com certeza, agora, em 2008, drag é popular. Parte da nossa inspiração seria Tootsie, e todos os filmes, e Uma Babá Quase Perfeita e Boy George, e a qualquer momento que esse tipo de coisa viesse à tona, sempre seria fascinante. E para nós – com todo o respeito aos nossos compradores em outras redes de TV a cabo – eles diziam ‘Oh meu Deus, nós amamos isso, nós amamos esse time’, e então nos enviavam e-mail – ‘Não podemos fazer isso ainda é muito ousado.
Mas Brian Graden, então presidente de programação da MTV, VH1, Logo e CMT, adquiriu instantaneamente e comprou a ideia. “Você sabe, as idéias eram sólidas. O orçamento, nem tanto, inicialmente”, disse Barbato, com ele e Campbell concordando que essa primeira temporada inovadora era algo mais parecido com o “projeto” para a série, ao invés da coisa totalmente realizada.
Filmando em um minúsculo estúdio chamado Redemption Stages, perto do aeroporto de Burbank, ao norte de Los Angeles, a sala de controle não era maior que um armário de vassouras. “Estávamos tão perto do set que não podíamos conversar ou rir quando estávamos gravando, porque podiam nos ouvir diante das câmeras”, Campbell admitiu com uma risada. Barbato complementou:
Estávamos incubando, digamos assim, e foi um pouco sofrido, porque inicialmente era um orçamento muito baixo. Mas acho que você teve a idéia instantaneamente, e há fãs do programa que estão por aí desde a primeira temporada, e eles entenderam completamente do que se tratava desde o começo.