Foi ao ar mais um episódio de RuPaul’s Drag Race All Stars 8! Leia a seguir a resenha. Contém spoilers daqui em diante.
Seguimos na parte de “concluir o trabalho” desta temporada de RuPaul’s Drag Race All Stars 8. À medida que continuamos a passar pelos obstáculos pré-Snatch Game projetados para eliminar as fillers, parece que não há muitas surpresas em nosso caminho. Os desafios são pelo menos divertidos, já que nem tanto emocionantes. As rainhas que entendem como funciona o reality show estão criando histórias para o futuro, que ainda não atingiram seu desfecho. É tudo conteúdo de Drag Race perfeitamente aceitável. Em vez de insistir no assunto, acho que vale a pena mergulhar no episódio imediatamente. Não é um episódio que pede uma análise mais aprofundada.
Abrimos com uma discussão da semana passada que não leva a lugar nenhum, com Heidi mais calma aplaudindo Jessica depois de sua animosidade no Untucked, e Darienne entendendo por que três garotas votaram para eliminá-la. Novamente, é muito cedo na temporada para essas rainhas se envolverem em muito drama.
Seguimos com eficiência para o anúncio do desafio, mas eu queria parar um momento e questionar por que Jaymes Mansfield tem um arnês e um lenço cinza em todos os episódios agora? É apenas para lembrar às pessoas que a persona excêntrica e dessexualizada no palco é apenas uma persona? Não tenho certeza, e não exatamente odeio isso, mas está me distraindo agora que ela está tratando a sala de trabalhos como um confessionário.
O desafio é bastante sólido. Elas são divididas em três trios e instruídas a criar um trailer para qualquer tipo de programa que desejarem (ou seja, uma comédia ou uma paródia cômica de um gênero diferente). Elas são divididos pelos Pit Crew estourando balões em seus rabões. Isso foi divertido, mas não tão divertido quanto quando elas fizeram isso na temporada 14 e Jorgeous foi forçado a ser “ativa” pela primeira vez em sua vida, e Maddy era… hétero. RuPaul também diz a elas que elas precisam criar uma arte-chave para a série, que sequer é julgada e poderia ter sido cortada.
Os grupos são Darienne, James e Alexis (destinados a perder, infelizmente); Heidi, Lala e Kahanna (sorte para Kahanna); e Jimbo, Kandy e Jessica (as favoritas óbvias). Fica claro imediatamente que Kahanna é a única garota restante na competição que não considera a comédia um de seus pontos fortes. Monica e Naysha, as outras garotas nessa categoria, foram rapidamente eliminadas e, embora eu ache que Kahanna ainda tenha muita dificuldade, será uma estrada difícil através de desafios de comédia fora de grupos para esta rainha, se ela quiser chegar até o fim. Infelizmente, a compreensão geral das garotas sobre comédia não se traduz em trailers engraçados, mas em um grupo de trailers polidos que estão em grande parte no mesmo nível de qualidade. A diferença entre o tão elogiado trailer do grupo vencedor e a obra das perdedoras simplesmente não é tão grande.
Jimbo, Kandy e Jessica têm alguns problemas durante o storyboard, mas nunca me preocupei com elas. Toda a argumentação parece baseada menos na incapacidade das rainhas de se darem bem do que em um grupo de entendimentos individuais (e corretos) do que os jurados querem delas. Jimbo sabe que os jurados adoram quando Jimbo não faz sentido, e Kandy sabe que os jurados gostam quando ela serve um pouco mais de polimento, mas mantém sua personalidade. É interessante vê-las discutindo não sobre o que tornaria o vídeo melhor, mas sobre o que os jurados irão apreciar. Se há algo que leva esse grupo à vitória, acho que é a capacidade coletiva de ler as falas para entender o que se espera delas neste desafio.
Heidi e Lala, por sua vez, têm a tarefa de dizer a Kahanna como ser engraçada, tarefa facilitada pela vontade de aprender dela. Esta é uma semana muito boa para Kahanna, mesmo que ela seja superada pelos membros de seu grupo. Ela mostra que está totalmente aberta à tarefa de aprender, o que é difícil, porque ela não durou o suficiente em sua temporada original para aprender o básico naquela época. Mais uma vez, estou particularmente impressionado com Heidi, que teve a ideia do trailer de seu grupo sozinha, desviando-os do caminho mais sinuoso que estão seguindo. Os jurados ainda não elogiaram Heidi, e ela notou, mas acho que ela é uma das duas melhores rainhas do bando (junto com Jimbo, a quem os jurados têm só feito críticas positivas). Neste ponto, eles parecem estar preparando-a para ser um destaque tardio no jogo, porque senão não faz sentido ela não marcar pontos semanalmente.
Alexis, Darienne e Jaymes adotam uma abordagem “Lost meets Clone High”, que imediatamente parece muito complicado. Alexis expressa algumas dúvidas, mas ela não tem a força de Kandy, Jimbo ou Heidi e, em vez disso, opta por bajular e concordar com o que sabe ser uma má ideia. Por isso, eu diria que ela tem tanta culpa quanto qualquer uma em seu grupo pela derrota, porque é ela quem poderia tê-las tirado disso.
As cenas de filmagem são fofas, mas fazem com que todos pareçam estar caminhando para o desastre, o que é tradição deste show. Na realidade, elas estão todas correndo em direção ao “ok”.
Na sala de trabalhos enquanto se preparava para a passarela, Heidi fica chateada com Kandy continuamente trazendo à tona seu momento de fraqueza no Untucked na semana passada, quando elas deveriam estar em uma aliança, e ameaça expor as coisas que Kandy disse longe das câmeras. Se virar um grande drama, ficarei emocionado. Além disso, Kandy está apenas fazendo um conteúdo bastante normal “estou dando aos produtores o que eles querem”. Duvido que ela esteja realmente tentando atacar Heidi. Parece, pela edição, que o babado de Heidi seria sobre Kandy dizer algo a respeito de Jimbo, e espero que saia antes da final da temporada, porque não vejo nenhuma desses três indo a lugar nenhum tão cedo.
Na passarela, a categoria equivale a “tenha uma bunda grande”, que é interpretada com níveis de comprometimento muito diferentes. Algumas garotas optam por apresentar sua bunda real e nua como o ponto focal de sua roupa; algumas rainhas servem bundas aumentadas a um nível ridículo; algumas apenas optam por usar uma roupa onde possam usar bastante enchimento; e uma rainha se veste de burro. Hee-haw! Na categoria de preenchimento está Jaymes, que usa uma roupa inspirada em sua herança indígena mexicana, o que é uma ótima escolha para uma rainha que fez muitas drags de mulheres brancas até agora. Jessica parece fofa, embora um pouco normal. Darienne transforma seu melhor visual da temporada numa lingerie bronze sexy.
Três garotas ficam de “rabo de fora”: Alexis, Kahanna e Lala. Kahanna, uma rainha que adora falar sobre suas cirurgias plásticas, faz um look com tema de cirurgia plástica. Olha, eu queria que ela parasse de falar tanto sobre isso, mas também acho que, se ela vai falar tanto sobre isso, ela pode muito bem fazer algum uso disso. Alexis está em um vestido de noiva de bunda de fora e parece ótima. Ela realmente se concentrou em seus looks de maior sucesso da nona temporada (vestidos) e fez um pacote completo de passarela com eles. Lala, ficou claro para mim, tem os piores looks da temporada. Um terno sem costas é uma ótima ideia para esta categoria, mas por que a parte de trás é um tecido marrom que está a apenas alguns graus de distância do tom de pele dela? E por que a jaqueta é tão mal ajustada?
Kandy e Jimbo são os infladoras de bunda e ambas estão boas. Eu acho que o látex do tom de pele de Kandy, que enruga quando ela anda, é um pouco perturbador, mas o visual drag do anime é fofo. Jimbo parece incrível, é criativo e se destaca. Essa era mesmo a categoria dela, de rainha obcecada por corpo, e ela não decepciona.
Heidi é o burro, fazendo uma brincadeira com a palavra ass [bunda]. Isso é engraçado e fofo. Hee-haw!
No desafio, Darienne, Jaymes e Alexis acabam no bottom. A crítica delas realmente equivale a: “É bem feito, só não é tão engraçado”. Darienne, que vie no bottom durante toda a temporada, é a mais engraçada do grupo porque ela assume o papel de loira burra e o interpreta muito bem. Jaymes e Alexis também são elogiadas, apenas dizem que precisa ser mais engraçado. Minha crítica difere dos jurados. Tipo, não acho engraçado, mas também tenho outro problema com isso, que é que os personagens de Alexis e Jaymes são incrivelmente mal definidos. Jaymes deveria ser a esperta, mas ela mantém uma voz estúpida para a personagem. Alexis é… a sexy? O que não deu certo. Para que a comédia funcione, os personagens precisam ser mais claros.
Jimbo, Kandy e Jessica vencem o desafio. Como temos um grupo no fundo por não ter piadas suficientes, devo observar que também não ri desse. Ainda assim, o vídeo é um pouco melhor, com Jimbo assumindo o claro papel de protagonista como uma garota que mata as garotas populares de sua escola (Kandy e Jessica) depois que elas a atormentam com bullying. Uma observação aqui: lembro-me claramente durante o desafio da sitcom na nona temporada, Valentina e Nina Bonina Brown foram criticadas por não fazer uma propaganda de programa de televisão em que a história pudesse ter continuidade, o que achei uma crítica valiosa, visto que o desafio não era apenas “escreva um esboço”. Com Kandy e Jessica mortas no final deste “trailer”, isso parece… difícil de serializar. Além disso, Kandy e Jessica interpretam garotas más que não são particularmente distintas umas das outras, permitindo que Jimbo roube completamente o show. Eu amo essas rainhas (Jessica especialmente), mas vou dar a essa performance “vitoriosa” um meh retumbante.