A competidora de Canada’s Drag Race, Rita Baga, pediu desculpas depois de ser acusada de fazer blackface em uma performance inspirada em Glee há vários anos. O incidente ressurgiu online após Icesis Couture e Kimora Amour o discutiram no podcast The Chop Bloque, o podcast da dupla, iniciando uma discussão sobre o assunto nas mídias sociais.
Kimora afirmou: “Não consigo ver alguém que está sendo elevado a esse nível. Você precisa ter certeza de que é alguém para as pessoas. Você não pode estar por aí fazendo coisas assim. Não parece certo”.
Rita rapidamente emitiu um longo pedido de desculpas sobre a performance em que reconheceu os “erros estúpidos e dolorosos” que cometeu no passado – incluindo o uso de “uma base mais sombria” para retratar um personagem negro.
“Não posso desfazer o que fiz como uma rainha branca jovem, privilegiada e inconsciente”, escreveu ela, explicando que já havia se desculpado em 2020. “E ainda tenho vergonha. Não sei se escrever este post é a coisa certa a fazer. Mas quero ser transparente e honesta. Já falei sobre isso várias vezes e informei as pessoas sobre isso também”.
— Rita Baga (@ritabagaz) November 6, 2022
A futura estrela de Canada’s Drag Race Vs the World também aproveitou a oportunidade para condenar o ódio que Icesis e Kimora receberam por trazer o incidente de volta aos holofotes. “Eu respeito minhas irmã. E eu nunca apoiarei o bullying online”. Rita continuou:
“Eu sempre tento ser edificante para minha comunidade. Cuidando. Amando. Apoiando. Discutindo assuntos relevantes para nossas comunidades em plataformas tradicionais. Uso meus privilégios para abrir portas. As (más ações que fiz e me arrependo foram há muito tempo e nunca as repetirei. Nunca”.
Além de seu pedido de desculpas, a rainha pediu à Comunidade Drag de Montreal “para fazer melhor”.