A competidora de Canada’s Drag Race, Rita Baga, pediu desculpas depois de ser acusada de fazer blackface em uma performance inspirada em Glee há vários anos. O incidente ressurgiu online após Icesis Couture e Kimora Amour o discutiram no podcast The Chop Bloque, o podcast da dupla, iniciando uma discussão sobre o assunto nas mídias sociais.
Kimora afirmou: “Não consigo ver alguém que está sendo elevado a esse nível. Você precisa ter certeza de que é alguém para as pessoas. Você não pode estar por aí fazendo coisas assim. Não parece certo”.
Rita rapidamente emitiu um longo pedido de desculpas sobre a performance em que reconheceu os “erros estúpidos e dolorosos” que cometeu no passado – incluindo o uso de “uma base mais sombria” para retratar um personagem negro.
“Não posso desfazer o que fiz como uma rainha branca jovem, privilegiada e inconsciente”, escreveu ela, explicando que já havia se desculpado em 2020. “E ainda tenho vergonha. Não sei se escrever este post é a coisa certa a fazer. Mas quero ser transparente e honesta. Já falei sobre isso várias vezes e informei as pessoas sobre isso também”.
— Rita Baga (@ritabagaz) November 6, 2022
A futura estrela de Canada’s Drag Race Vs the World também aproveitou a oportunidade para condenar o ódio que Icesis e Kimora receberam por trazer o incidente de volta aos holofotes. “Eu respeito minhas irmã. E eu nunca apoiarei o bullying online”. Rita continuou:
“Eu sempre tento ser edificante para minha comunidade. Cuidando. Amando. Apoiando. Discutindo assuntos relevantes para nossas comunidades em plataformas tradicionais. Uso meus privilégios para abrir portas. As (más ações que fiz e me arrependo foram há muito tempo e nunca as repetirei. Nunca”.
Além de seu pedido de desculpas, a rainha pediu à Comunidade Drag de Montreal “para fazer melhor”.
“É hora de desaprender, aprender de novo e mudar. É nossa responsabilidade. Ouvi histórias terríveis sobre coisas que aconteceram no camarim onde trabalho com mais frequência, li comentários de ódio de colegas brancos contra as comunidades OTBIPOC (não brancas). Eu serei mais vocal agora”.
Após um seguidor responder Rita afirmando que tal post não era sobre seus fãs brancos e sim os fãs pretos afetados pelo blackface, e apenas cabia a estes desculpá-la, Kiara de Canada’s Drag Race 1 respondeu: “eu perdoo Rita e sempre perdoei”.
i do forgive rita and always have
— KIKI WANNA KAIKAI🥲 (@KIARAQCCA) November 7, 2022
Via GayTIMES. Para ler mais notícias de CDR clique aqui. Outros episódios de racismo em Drag Race leia aqui.
