Desde a sua estreia, em 2009, RuPaul’s Drag Race ditou muitos memes e momentos inesquecíveis. Eles ultrapassaram o espaço do programa e viraram assunto nas redes sociais e conversas de bar. Um deles é o fenômeno da primeira eliminada.
Desde Victoria Porkchop Parker até os dias de hoje, 15 drag queens foram embora para casa de primeira. Destas, 13 saíram da versão original, a americana, e duas são dos spin-off canadense e britânico, ambos com uma temporada cada.
Amadas, odiadas ou esquecidas no churrasco? Não importa, todas elas passaram pelo show e mostraram um pouco do seu trabalho. No mundo real, assim como você e eu, estas drags trabalham, tem sentimentos e merecem respeito, então, nada de ir espalhar ódio nas redes sociais delas, tudo bem? Se não for para ajudar no #EngajaDrag, pule essa matéria, por gentileza! Entendido? Vamos lá:
S1: Victoria Porkchop Parker
Área de atuação: Los Angeles, Califórnia
Uma frase: “Would you fuck me? I’d fuck me”
Victoria Porkchop Parker mal poderia imaginar a importância do dia 2 de fevereiro de 2009. Nesta data, estréia de RuPaul’s Drag Race, ela saiu do palco principal para a história ao ser a primeira drag queen a levar sashay away de RuPaul. Depois de ser mandada para casa por Akashia, Porkchop, sem querer, também criou o título que nenhuma drag quer ostentar: o de primeira eliminada. Aos 33 anos de carreira, esta típica Pageant Queen é conhecida por sua relação amistosa com o programa que lhe levou a fama e segue por aí com suas filhas drag, performances e projetos.
S2: Shangela Laquifa Wadley
Área de atuação: Los Angeles, Califórnia
Uma frase: “Halleloo”
Shangela Laquifa Wadley foi a primeira eliminada a quebrar a maldição da drag que faz as malas mais cedo do que todas as outras. Baby Queen em 2010, quando participou da segunda temporada de Drag Race, Shange voltou com força na peruca na season seguinte e o resto você já conhece: briga histórica no Untucked, All Stars 3, performance para Beyoncé, carreira musical com 4 singles oficiais, filme com Lady Gaga e muita pomada para inchaço depois de tantos splits e death drops, ufa, “I’m back, Halleloo”.
S3: Venus D-Lite
Área de atuação: Los Angeles, Califórnia
Uma frase: “Thats shady to me”
A primeira impersonator a gente nunca esquece: Venus D-Lite serviu Madonna nos últimos anos? Sim, mas ela também lançou, em 2014, dois singles: I’m Not Madonna, e The Plastics (feat Adam Barta); e sua versão de Justify My Love, em 2018, além de apresentar-se nos Estados Unidos e continuar sua saga para retornar em alguma edição futura do All Stars. Ah, Shangela eliminou Venus.
S4: Alisa Summers
Área de atuação: Tampa, Flórida
Uma frase: “Baked potato couture! You look like you’re ready to bake at 350”
Alisa é um pouco difícil de ser encontrada nas redes sociais e as informações sobre ela são parcas, mas esta drag mantém uma conta ativa no Instagram, onde compartilha suas montações e trabalhos no geral. De Porto-Rico, foi a primeira latina a ser a primeira eliminada na história do programa. Jiggly Caliente a mandou para casa.
S5: Penny Tration
Área de atuação: Estados Unidos
Uma frase: “Hello Boys”
Penny Tration não atualiza suas contas no Twitter e Instagram desde abril e maio, respectivamente, o que é curioso quando lembramos do fato dela ter entrado para o Drag Race através de votação popular online. Originária de Cincinnati, Ohio, ela perdeu o lipsync contra Serena Cha Cha e foi a segunda big girl, depois de Porkchop, a ir embora para casa primeiro.
S6: Kelly Mantle
Área de atuação: Los Angeles, Califórnia
Uma frase: “Don’t wear bacon”
Atriz e cantora, Kelly Mantle conseguiu um feito inédito com sua passagem pelo Drag Race: colocar o bacon na pauta do dia e nos fazer falar dele. Brincadeiras a parte, depois de dublar Madonna contra Vivacious, esta queen foi a primeira pessoa de gênero fluído a concorrer por uma vaga de indicação como melhor ator/atriz coadjuvante no Oscar. Atualmente, Kelly prepara um novo álbum. Seu último disco, Satellite Baby, de 2006, está disponível no Spotify, assim como mais dois singles, Keyboard Courage, de 2015, e My Neck, My Back, lançado em maio de 2013.
S6: Magnolia Crawford
Área de atuação: Seattle, Washington
Uma frase: “I’m just here for the exposure”
“Eu criei Magnolia Crawford, mas ela está ocupada descansando. Hoje em dia passo o tempo viajando e tocando banjo”, diz Reynolds Engelhart, em sua biografia do Twitter. Sua drag foi eliminada na segunda estreia da sexta temporada de Drag Race. Antes da aposentadoria, chegou a apresentar-se com alguma frequência, regravou Glamazon para um disco de RuPaul, o RuPaul Presents: The CoverGurls, e lançou música/videoclipe com Adam Barta, No One Tells a Queen What To Do, em 2014.
S7: Tempest DuJour
Área de atuação: Tucson, Arizona
Uma frase: “I’ll trip a bitch, I’ll cut up a bitch, I’ll poison a bitch”
Professor universitário, pai, ator, Tempest DuJour é lembrada até hoje por sua entrada icônica no programa. Se você ainda não viu, veja agora. Se já assistiu, reassista. Sua persona drag tem grandes influências do teatro, sendo a atuação um de seus fortes, como mostra o filme Cherry Pop, no qual interpretou a Queen ZaZa. Nos dias de hoje, Patrick, criador da Tempest, divide-se entre aulas e o mundo drag. No Drag Race, foi eliminada pela latina Kandy Ho.
S8: Naysha Lopez
Área de atuação: Chicago, Illinois
Uma frase: “Hola! The beauty is here”
Naysha Lopez costuma ter dois pesadelos frequentes: em um deles, ela perde um lipsync contra Laila McQueen ao som de Applause, da Lady Gaga; no outro, ganha Sashay Away ao dublar Call Me, do Blondie, versus Chi Chi DeVayne. Agora falando sério: esta latina de Porto Rico foi a primeira eliminada a voltar para a competição na mesma temporada. Apesar de sua curta passagem pelo show, ela segue no drag.
S9: Jaymes Mansfield
Área de atuação: Milwaukee, Wl
Uma frase: “Hi shapeshifters”
Presenteada com a benção da não eliminação no primeiro episódio, Jaymes Mansfield fez as malas na sequência, após dublar Love Shack, do The B-52, contra Kimora Black. Nascida em Madison, WI, Jaymes tem experiência com teatro de fantoches e trabalha na linha do humor e comédia. Por fim, além de continuar na ativa, inscreveu-se para o Drag Race por motivos simples, entre eles, o principal, tem nome e sobrenome: Pit Crew.