“Baby I’m sorry (I’m not sorry)”, o desafio da batalha de rap foi uma explosão, o que torna difícil ver alguém ser eliminado!
Deixe-me compartilhar minha experiência de assistir ao episódio desta semana de Canada’s Drag Race: foi uma explosão absoluta nos primeiros 40 minutos, assistindo as rainhas se prepararem e se apresentarem em um desafio de batalha de rap. Eu amo o quão inteligente os raps das rainhas foram e estou impressionado com a forma como o top 10se saiu em um desafio geralmente reservado para o top 4. Acho que o elenco aceitou o desafio em si – claro, algumas rainhas perderam seus passos e as letras em suas dublagens, mas a impressão geral é que foram fortes e consistentes. Eu até tenho meu top 3 e, com certeza, todas receberam críticas!
Então, quando os jurados começaram com Kiara, a primeira que escolhi entre as melhores bonecas, a diversão pisa no freio. “Eu perdi você um pouco no desafio”, Brooke Lynn Hytes disse a Kiara, “É difícil se destacar nesse palco, eu sei, mas…”.
O painel de jurados de Canada’s Drag Race é um problema, com o qual os fãs concordam amplamente. Infelizmente, a menos que os jurados fiquem mais afiados – rápidamente -, esse problema estará presente por mais sete episódios. É uma pena, porque este elenco fantástico merece mais! Tal como está, é uma experiência desorientadora assistir a esse programa, curtir muito e depois repentinamente experimentar o chicote de críticas confusas.
Não se trata de eu discordar dos jurados – mesmo porque eu discordo regularmente dos jurados em RuPaul’s Drag Race. É sobre o tipo de crítica que as rainhas recebem. Kiara é criticada por oferecer looks “básicos” de Jeffrey Bowyer-Chapman, e entre críticas e deliberações, ele diz “básica” três vezes. Quanto Kiara realmente pode fazer sobre isso para melhorar? “Básico” é particularmente um termo não descritivo, que apenas marca algo como insuficiente sem oferecer detalhes sobre como é insuficiente. Há uma razão para Michelle Visage e os jurados de RPDR não usarem “básico” com frequência, enquanto o painel de CDR o usa com frequência alarmante. Stacey McKenzie disse na estréia que os jurados estão lá para ajudar as rainhas, mas comentários como esse não farão isso.
Desculpas por começar com críticas sobre as críticas, principalmente depois de ter demorado muito com elas na semana passada. Eu queria tirá-lo do caminho para que pudéssemos focar no que seria um episódio muito bom, provavelmente o melhor até agora da temporada. Vamos considerar apenas um entendimento geral de que os jurados precisam trabalhar em suas habilidades – ou pelo menos, que precisam ser reestruturados. Pelo meu dinheiro, Stacey faz o melhor em oferecer críticas reais, Brooke Lynn faz o diálogo como a anfitrião e Jeffrey é provavelmente o melhor no trabalho na sala de trabalhos e no set com as rainhas. Pode-se, facilmente, mudar seus papéis para que Brooke Lynn seja a Ru, Stacey a Michelle e Jeffrey o Ross Mathews, idealmente com um quarto jurado rotativo como Carson Kressley.
Esse é um problema para possíveis temporadas futuras. Por enquanto, temos um top 10 de rainhas excelentes que enfrentam esse desafio com entusiasmo. E é apropriado que eu tenha pedido desculpas pelo meu discurso retórico, porque na tradição estereotipada do Canadá, essa batalha de rap é sobre “pedir desculpas” por você não estar arrependido. Depois de um mini-desafio de âncora de jornal que Lemon e Priyanka vencem, as duas viram capitães de equipes de girl groups rivais. Ilona Verley é escolhida pela última vez pela segunda vez em duas semanas, ampliando suas inseguranças. Se isso lhe serve de consolo, Violet Chachki foi escolhida por último duas vezes consecutivas na sétima temporada e veja onde ela chegou!
“Canada Gay-M” um dos mini-desafios mais engraçados da história de #DragRace kkkkk #CanadasDragRace está bom demais!!!
— Draglicious | draglicious.com.br #dragrace (@dragliciouz) July 17, 2020
Ambos os grupos se saem bem em suas sessões de gravação com Ralph, uma cantora e compositora canadense que equilibra muito bem em oferecer crítica e apoio quando necessário. Ela não é tão instrutiva quanto o MNEK em Drag Race UK, mas essa é uma barra impossivelmente alta para ser superada. Mais importante ainda, ela não torna as coisas desnecessariamente difíceis, como alguns já fizeram no passado de Drag Race. Ela consegue um ótimo vocal de Tynomi Banks pressionando-a para criar mais personagens e trabalha pacientemente com Anastarzia Anaquway, apesar do nervosismo da rainha de concurso.
As sessões de coreografia com o talentoso Hollywood Jade, por outro lado, são muito mais difíceis. Apenas duas rainhas – dançarinas treinadas Lemon e Tynomi, naturalmente – pegam os passos instantaneamente. Quase todo mundo passa aperto, com Jimbo conseguindo ser a pior do primeiro grupo e quase toda a equipe de Priyanka lutando pra fazer algo bom. Anastarzia prevê a desgraça, dizendo que todos precisam estar preparados para dublarem por suas vidas. [De repente, tenho flashbacks do lipsync com seis rainhas na S11 de RPDR. Nunca mais…]
Parte 2 da batalha de rap de “Sorry, not sorry” 🇨🇦 com as rainhas @KIARAQCCA @ItsScarlettBobo @thatbitchlemon @ritabagaz @jimbodragclown @thequeenpri #CanadasDragRace
— Draglicious | draglicious.com.br #dragrace (@dragliciouz) July 17, 2020
Como eu disse lá em cima, existem alguns passos perdidos e um número preocupante de rainhas que optaram por não dublar trechos inteiros da música – incluindo alguns de seus próprios versos! -, mas a impressão geral é muito boa. Os versos são divertidos, uma mistura de shades de toda a equipe adversária e de rainhas em particular. Priyanka, Scarlett Bobo e BOA conquistaram as notas mais altas, enquanto eu pessoalmente prefiro as duas primeiras, Kiara e Lemon. Mas a edição do episódio não é tímida sobre quem vai ganhar: é o dia de Priyanka brilhar.
Priyanka não é apenas uma artista estelar nesta semana, ela também lidera sua equipe habilmente e incentiva aquelas que estão com dificuldade. Ela também conta sua história sobre não ter revelado que é gay ao seu pai, confessando que lhe diz que namora uma garota chamada Priyanka. “Agora, quando ele assistir à Drag Race do Canadá, finalmente poderá conhecê-la!” Priyanka brinca. Ela mantém uma disposição positiva enquanto fala sobre isso, mas podemos dizer que não se sentir capaz de ser abertamente gay com o próprio pai é uma luta real. Ela quer manter o relacionamento afetivo e de apoio, mas teme que seu pai seja a única pessoa a rejeitá-la.
Pai da Priyanka não sabe que o filho é gay e faz drag… aí quando pergunta quem o filho tá namorando ele diz que é uma gatinha chamada PRIYANKA, estratégia é isso, vadias kkkkk #CanadasDragRace pic.twitter.com/SdMdw5KBvF
— Draglicious | draglicious.com.br #dragrace (@dragliciouz) July 17, 2020
Esse momento de compartilhar sua dor é rapidamente substituído por um momento de triunfo, enquanto Stacey a declara a vencendo da semana, superando Scarlett por pouco. Bobo e Boa são salvas, enquanto Ilona com seu fraco desempenho é salva por seu incrível look de poodle no palco principal. (A categoria é “Quebecky with the good hair“, significando uma passarela de cabelo, e eu mentiria se dissesse que não gargalhei com esse nome.) Kiara se safa por pouco de estar no bottom 2, deixando as amigas Anastarzia e Tynomi no bottom.
Ambas são culpados de perder muitas palavras na apresentação, e enquanto Tynomi pelo menos arrasa dançando, Anastarzia fica fora de ritmo repetidamente. As duas também recebem críticas sobre suas passarelas e, com os look contando tanto em CDR, fica claro que eles dublarão por suas vidas.
A dublagem foi “Absolutely Not” da apresentadora convidada Deborah Cox (muito mais sobre ela a seguir), e é um show. Anastarzia acompanha a interpretação focada e estóica, pregando cada palavra. Tynomi prefere se mover pelo palco, mas, crucialmente, ela nunca para de dublar cada palavra. Você poderia argumentar que essa dublagem é um pouco favorável à Tynomi, pois ela já foi dançarina de Cox há anos. Mas ambas oferecem dublagens de qualidade, e é uma pena ver qualquer uma ser eliminada. Infelizmente, Anastarzia leva sashay away.
Mais uma vez, este episódio de Canada’s Drag Race é provavelmente o melhor até agora, e eu adoraria nada mais do que dar-lhe um endosso total. Eu acho que essa versão é muito agradável, mas ainda não é um show perfeito: como Drag Race em seus primeiros dias, o CDR é um trabalho em desenvolvimento. E para um primeiro rascunho, está muito bom.
CONCLUSÕES FINAIS
Há uma grande piada na gravação com Ralph, já que Priyanka e Scarlett se gabam de ter singles no iTunes. (“Aqui está o truque: qualquer pessoa pode ter um single no iTunes”, brinca Priyanka) Quando Ilona diz que cantar é novo para ela, Ralph rretruca: “Você não tem uma música no iTunes?” Priyanka e Scarlett riem em uníssono.