Primeiro vamos contextualizar o babado…
Recentemente, Ariana Grande processou a varejista de moda Forever 21 por US $ 10 milhões, alegando que a marca lançou uma “campanha de marketing não autorizada”, usando fotos dos videoclipes da cantora, e “sugeriu falsamente” que Grande estava de alguma forma envolvida com a com a coleção da empresa.
No processo alega-se que Ariana e Forever 21 iriam originalmente colaborar, mas o acordo fracassou porque o varejista não estava disposto a “pagar o valor justo de mercado por uma celebridade da magnitude de Senhorita Grande”.
A equipe legal da cantora continuou alegando que, como uma maneira de pagar pela cantora usar sua imagem, a Forever 21 “simplesmente a roubou ao lançar uma campanha enganosa em seu site e plataformas de mídia social”.
Os documentos também apontaram que as fotos foram publicadas principalmente em janeiro e fevereiro de 2019, sugerindo que eles estavam tentando capitalizar o sucesso do sexto álbum de estúdio de Grande, thank u, next, que foi lançado na mesma época.
Em um comunicado ao BuzzFeed News, a Forever 21 disse que não podia comentar sobre litígios pendentes, mas contestou as alegações feitas contra eles. A declaração dizia:
“A Forever 21 não comenta litígios pendentes conforme a política da empresa. Dito isto, enquanto contestamos as alegações, somos grandes apoiadores de Ariana Grande e trabalhamos com sua empresa de licenciamento nos últimos dois anos. Esperamos encontrar uma solução mutuamente aceitável e podermos continuar trabalhando juntos no futuro”.
FARRAH ENTRA EM CENA
No entanto, a situação teve uma reviravolta surpreendente quando a drag queen Farrah Moan (S9 e AS4 de Drag Race) postou tweets alegando que um dos looks que Grande está processando foi roubado dela em primeiro lugar.
Postando uma comparação lado a lado, Farrah alegou que a equipe de Grande tirou foto de uma roupa que ela usou em Drag Race, passou-a para um designer e instruiu-o a “copiar” o visual. Ela alegou ainda que foram os próprios designers que lhe disseram isso.
“Ariana deveria me dar uma parte desses 10 milhões, já que sua equipe literalmente enviou uma foto minha para o designer e pagou para copiar meu visual do AS4. (Finalmente conheci o designer e ele me contou a verdade). Acho que roubar artistas queer com fins lucrativos é ótimo, pelo visto 🤷🏼♀️”
Nos tweets, Farrah disse que a equipe de Grande foi a culpada, apontando a ironia deles processarem a Forever 21 por “roubo de semelhança” quando, segundo Moan, isso foi exatamente o que Grande havia feito em primeiro lugar.
Gostou do meu look? Valeu, acabei de roubá-lo!
“A última coisa que vou dizer sobre isso; as principais pessoas culpadas aqui são sua equipe. Se a rainha não tivesse recriado [o look], eles teriam encontrado alguém que o faria. Quando sua equipe comete um erro, ela cai em você. Eu não sei realmente sobre o que é o processo, sua equipe jurídica está acusando de roubo de semelhança, imagem…
Mas o ponto é que sua equipe também roubou. Vocês podem me atacar o dia todo, mas não vai mudar nada. Posso admitir que fui mesquinha com o gif que postei e vou me desculpar por isso, mas no final do dia eles fizeram o que fizeram. Eu não sei sobre processar ninguém, só precisava expor isso”.