Na quinta-feira (16), o top 5 da S11 de RuPaul’s Drag Race competiu no desafio final para determinar quem chegaria na final. A tarefa? Compor, gravar, coreografar e apresentar seus próprios versos para a nova música de RuPaul, “Queens Everywhere”.
Algumas rainhas destacaram-se no desafio, como Yvie Oddly, A’Keria C. Davenport e Silky Nutmeg Ganache ganhando de imediato seus lugares no top 4. Mas quando se depararam com a última vaga, o casal Branjie (Brooke Lynn Hytes e Vanessa Vanjie Mateo) tiveram que duelar entre si no último lipsync for your life da temporada, a música era “A Deeper Love”, de Aretha Franklin. RuPaul concedeu a Brooke Lynn seu lugar na final. E mandou Miss Vanjie caminhar de costas pela palco principal outra vez.
Vanessa falou com a Billboard logo após sua eliminação sobre trabalhar com Iggy Azalea, seu relacionamento com Brooke Lynn, ser uma especialista em memes e muito mais.
Como se sente, sabendo que você deixou de ser a primeira rainha eliminada, para chegar até o top 5?
Uau, eu acho que é uma benção! Não só pelo top 5, mas estou em todos os episódios, mana. Estou muito orgulhosa de mim mesma e me esforcei mais do que pensei que puderia. Às vezes eu perguntava se eu tinha mais gás, e você sabe, eu tinha. Mas eu tenho força de vontade em mim mesma! Eu lutei até o fim e estou muito orgulhosa de mim mesma. Eu conquistei isso.
Você deveria estar! Se há alguma conclusão desta temporada, é o fato de que você teve um grande arco, ou o fato de que você teve alguns dos mais icônicos confessionários de todos os tempos. Muita gente tem lembrado esses momentos – foi algo que você estava mais ciente desta vez após a explosão da “Miss Vanjie”?
Você sabe, da primeira vez, meio que aconteceu. Eu sinto que os memes acontecem… às vezes, você acha que vai ser algo que você disse que é engraçado, mas é sempre o oposto, onde você nunca pensou que viraria algo. Então eu segui com o fluxo para ver o que acontecia. Se as pessoas aceitarem e quiserem repassar, vá em frente, garota. Se não, então vadia, eu sei que ainda é engraçado. Com os memes, há coisas que você não esperara que as pessoas gravitem em torno.
Certo – como o cisto de Soju, por exemplo!
Certo, tipo aquele momento do cisto. [Risos] Eu sabia que isso era loucura, e eu fiquei tipo, “Que porra é essa? Isso vai explodir de qualquer maneira; ou eles vão gongar ela sem dó, ou vão rir e se engasgar com isso”. Ou o meme “opulence”, também, foi tão engraçado.
Durante toda a temporada, Michelle te criticou por você usar maiôs.
Ugh, mana. E eu não sei?.
Aquela foi uma crítica difícil de receber, considerando que você trouxe um guarda-roupa pronto para o show e não havia muito o que fazer. Como você teve que se ajustar no momento para essa crítica?
Bem, foi tipo, isso foi algo que ela apontou, e eu fiquei tipo “Ih, fudeu”. Porque, como você disse, você não pode realmente consertar isso quando você está lá, você embalou o que você embalou. Então, era só eu orando constantemente que a próxima passarela não fosse uma categoria para a qual eu tivesse feito um maiô. Tipo: “Por favor, não deixe ser outra passarela de maiô”. Isso foi difícil, então na minha cabeça, eu ficava tipo: “É melhor você ser realmente feroz no desafio, que então minha pista não terá importância“.
Além disso, você fica ótima em um maiô, então não vejo nenhum problema.
Você está certo! Ela é louca, você conhece a Michelle. Eu dou muito amor a ela, que fica tipo “Droga, garota, dá um tempo”.
Exatamente. Bem, temos que falar sobre você e Brooke Lynn, porque isso é algo que não vimos no show antes. Como isso começou, e você acabou continuando o relacionamento depois do show?
Aconteceu… muito naturalmente. Provavelmente pelo segundo episódio, não me lembro exatamente do momento. Menina, apenas aconteceu! E nós ainda estamos muito próximas, e ainda estamos… nós ainda nos amamos, baby. Quero dizer … escute, tem mais dois episódios, crianças! Vocês vão ter que entrar nisso, há uma reunião acontecendo. Ou você vai me ver torcendo e gritando, ou você vai me ver no canto parecendo louca. OK? [Risos]