Todas as drags brancas da décima primeira temporada de RuPaul’s Drag Race já receberam o selo de conta verificada no Instagram, enquanto isso praticamente nenhuma das drags negras ainda recebeu o selo azul, exceto Honey Davenport. Curioso não?
Tenho reparado isso há dias, mas achei que poderia ser alguma demora da rede, em verificar as contas das novas rainhas para poder conceder a elas o selo de verificação. Mas após constatar que todas as rainhas brancas da S11 já possuem suas contas verificadas e quase nenhuma negra ainda tem o o selo azul, achei bem problemático, quiçá racista da parte do Instagram na forma que conduz sua verificação. Afinal todas as drags da temporada já comentaram via twitter que solicitaram que suas contas fossem verificadas nas mídias sociais que fazem parte.
E não é uma questão de “mas as drags brancas tem mais seguidores que as negras”, porque Yvie Oddly e Soju possuem mais seguidores que várias drags brancas por exemplo, como Scarlet e Nina West, e ainda assim não receberam o selo azul de autenticidade. Confira a seguir o número de seguidores das rainhas brancas da temporada, assim como as contas que já foram verificadas.
E analisando até mesmo o cenário drag nacional, Silvetty Montilla ainda não tem conta verificada, enquanto outras drags nacionais possuem.
Então fica evidente que há dois pesos e duas medidas na hora que o Instagram verifica quem merece ou não seu selo de conta verificada, privilegiando assim as pessoas brancas. Eu fiz essa denúncia inicialmente no Twitter e teve seguidor vestindo a carapuça e dizendo que “Eu n escolher seguir uma queen negra não faz de mim racista”.