Após uma campanha marcada por um alto nível de tensão, e muita fake news, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito neste domingo o novo presidente da República.
Com 97,36% das urnas apurados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato atingiu 55.42% (56.704.850 votos) dos votos válidos e está matematicamente eleito. O adversário, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), está com 44.58% (45.613.588 votos).
Em seu discurso da vitória Bolsonaro declarou:
O que eu mais quero é seguir os ensinamentos de Deus ao lado da Constituição. Quero fazer um governo que coloque o Brasil num local de destaque. Temos tudo para ser uma grande nação. Temos condições de governabilidade, dado ao contato com parlamentares nos últimos anos. Todos os compromissos serão cumpridos. Vamos juntos mudar o destino do Brasil. Sabíamos para onde estávamos indo, agora sabemos para onde queremos ir. Faço de vocês minhas testemunhas: esse governo será defensor da Constituição, da democracia e da liberdade. Isso não é uma promessa. É um juramento a Deus. A verdade vai libertar esse país. O que ocorreu nas urnas nao foi a vitória de um partido. Mas a celebração de um país com a verdade. O compromisso é fazer um governo decente, comprometido com o país e com o nosso povo. Liberdade será um princípio fundamental: liberdade de ir e vir e de andar nas ruas desse país; liberdade de empreender; liberdade política e religiosa; de opinião; e de fazer escolhas e ser respeitado por elas. O governo respeitará de verdade a federação. As pessoas vivem nos municípios e nos Estados. O dinheiro vai para os municípios e Estados. Precisamos de mais Brasil e de menos Brasília.
O capitão reformado do Exército, de 63 anos, vai comandar um país dividido. Ele será o 42º presidente do Brasil e o 8º desde a redemocratização.
Pronunciamento TSE
A presidente do TSE, Rosa Weber, proclama oficialmente Bolsonaro vencedor da eleição presidencial.