S10 | The Vixen expõe narrativa racista de Aquaria no Untucked

Modo Noturno

No terceiro episódio da décima temporada de RuPaul’s Drag Race The Vixen e Aquária voltaram a bater boca. Dessa vez quem iniciou tudo foi Aquaria na sala de trabalhos questionando a vitória de The Vixen no desafio do segundo episódio, argumentando que seu “melhor look drag” na verdade não a pertencia, já que a peruca usada para compor sua montação foi emprestada de outra queen.

The Vixen se defendeu querendo entender porque aquilo incomodava Aquaria, já que não era da sua conta. Aquaria argumentou que The Vixen era muito negativa e enquanto The Vixen contra-atacava Aquaria se retirou da sala de trabalhos demonstrando incomodo. O episódio prosseguiu e ao seu término não se tocou mais no assunto.

Contudo no Untucked as coisas foram bem diferentes, as queens pediram que Aquária e The Vixen se entendessem, pois elas estavam todas ali competindo, mas era imprescindível que as duas se acertassem pelo bem estar de todas em manter a atmosfera da competição agradável e foi aí que the Vixen aproveitou a oportunidade para dizer suas verdades para Aquaria.

The Vixen pontuou que a peruca que usou, embora não a tenha trazido de casa, a peruca a pertencia, pois fez uma troca justa com a queen que era sua dona e de qualquer forma ela havia sim trazido uma peruca que combinava com o look desfilado, mas achou aquela vermelha melhor para sua montação. The Vixen foi além, afirmando que está ali pela coroa e não vai ficar fazendo a boazinha para agradar ninguém, se a pessoa chega para falar com ela na boa, ela responderá na boa, mas se a queen chega atacando como Aquaria fez, a queen deve se preparar pois receberá ataque de volta.

Aquaria tentou se defender falando que em nenhum momento quis atacar The Vixen, só queria entender mesmo sobre a história da peruca. Aí The Vixen contra argumentou que Aquaria o fez para irritá-la sim, pois tem essa postura de atacar, mas na hora que a coisa esquenta coloca o corpo para fora. Então Aquária começou a chorar, pois outras queens entraram no papo dizendo que Aquaria tem esse humor que elas não entendem, além de sua postura de superioridade.

>  T01E01 | AS3E01 - Show De Variedades

Foi então que The Vixen deu sua grande sacada afirmando para Aquaria que “Você criou uma narrativa, em que eu sou a negra raivosa e você é a garotinha branca inocente. Quando você diz que estou sendo negativa, mas na verdade só estou retrucando suas acusações, isso é lido como uma questão racial… Digo para você, ME DEIXA EM PAZ”.


Assim The Vixen “desmascarou” Aquaria no Untuceked sobre sua narrativa no show colocando The Vixen como agressiva e ela vítima. É como se eu estivesse roteirizado esse Untucked, obrigado, Drag Race. Há tempos denuncio o comportamento racista dos fãs de Drag Race para com as queens negras e quando The vixen aponta Aquaria se fazendo de vítima para antagonizá-la, nada mais é do que o reflexo do que já acontece na fanbase do show, que adora rotular queens negras de odiosas agressivas enquanto as queens brancas tem permissão para fazer o que quiserem, por pior que seja, e ainda assim as pessoas estarão lá beijando o chão que elas pisam.

>  Courtney Act ganha programa de TV em emissora britânica

Algumas RuGirls manifestaram-se no twitter sobre o que The Vixen falou sobre a narrativa de drag branca inocente versus queen negra agressiva:

Kennedy: PONTO VÁLIDO, The Vixen. Você acertou bem na cabeça do prego. Podemos discutir rs.

The Vixen: Te amo muito!

Audrey: A Vixen mexeu com Aquaria primeiro. Este argumento nunca foi sobre raça… para mim, pelo menos. Aquaria não conseguia falar uma palavra devido aos gritos e chorou de frustração. Eu entendo o que The Vixen estava dizendo, mas eu não senti que era relevante nesta situação.

Kennedy: Não é sobre raça, mas querida, é sobre responsabilidade… para mim, independentemente de quem começou, esteja preparado, porque a minha “leitura” vai te machucar. Leve a leitura como uma leitura e segue seu caminho. Não se trata de raça até que os fãs de drag tornaram isso sobre raça.

Wyborn: A rainha dançarina fez sua declaração.

Estou feliz por termos essa discussão na TV.

Estou disposto a ouvir todas as opiniões. Eu não vou responder… a menos que você realmente venha para o lado. (Na imagem: The Vixen estava certa sobre tudo)

Eu sempre discuto sobre o racismo em Drag Race e recebo muitos ataques por isso. Mas who cares??? Coloco o dedo na ferida mesmo. Doa a quem doer. (A propósito, eu coloquei alguns textões no site e colocarei mais nos próximos dias, textos que abordam o racismo em Drag Race, quem quiser ler é só ir no menu Variedades ——> Reflexões).

E quanto a tal agressividade de The Vixen, não a vejo como agressiva, a queen é negra, vivendo num país muito racista (EUA), não sabemos sua história para afirmar porque seu comportamento é assim. De qualquer forma, ela tem sido coerente em sua postura, batendo de frente com quem a incomoda e jogando suas verdades no ventilador, sendo assim expondo as incoerências de queens como Aquária. As próprias queens no Untucked não se deixaram comover pelo choro de Aquária, deixando-a isolada em sua pobre atuação. Não creio que Aquaria seja tão “ruim” como a edição fez parecer após as críticas de The Vixen, mas Aquaria tem mostrado um comportamento esnobe e arrogante nessa S10 e, por isso, espero que esse choque de realidade que sofreu no último Untucked a faça repensar algumas de suas atitudes dentro do jogo e volte para a competição mais concentrada e amigável diante das outras queens. Pois, por mais que pintem The Vixen como vilã, a queen se dá bem com as demais competidoras, diferente de Aquaria que foi criticada por seu comportamento por várias drags.

>  AS4 | Trinity The Tuck defende traje "ofensivo" que usou

Mas Aquaria, por ser branca, acaba tendo passe livre e The Vixen, por ser negra, recebe todo ódio. Felizmente as coisas estão mudando e mais pessoas tem percebido a incoerência daquilo que se exige de queens brancas e negras. Todas drags são incríveis e devíamos focar em seu talento e desempenho no show, mas a partir do momento que se coloca a raça em pauta é nossa obrigação discutir nosso olhar racista viciado e combatê-lo em todas instâncias, dentro e fora de Drag Race.

Obrigado por todo amor esta noite… e obrigada aos haters por provarem que estou certa! Estou tão orgulhosa de trazer essa conversa para a mesa! Conversem entre si. #TeamVixen

DEIXE UMA RESPOSTA

Conecte com




Please enter your comment!
Please enter your name here