Kyran Thrax, uma das rainhas de destaque da 6ª temporada de RuPaul’s Drag Race UK, compartilhou uma história emocionante em um episódio recente sobre sofrer grooming* aos 13 anos de idade.
(Para facilitar a leitura da matéria usarei aliciada no lugar de grooming e ao final explico o que a expressão significa)
Durante uma conversa desmontada na sala de trabalho, La Voix perguntou a Kyran de onde vem sua confiança. Kyran revelou que levou muito tempo para se sentir confiante como pessoa depois de anos de se odiar, o que resultou de conhecer um homem mais velho pelo Facebook e ser aliciado por essa pessoa.
Na época, a estrela de Drag Race UK tinha 13 anos e havia se assumido gay. Enquanto isso, o homem mais velho mentiu sobre sua idade — alegando ter 19 anos quando na verdade tinha 23. Esse relacionamento evoluiu, e o homem de 23 anos foi recebido na casa de Kyran sob o pretexto de ser um amigo.
“Ele abusou de mim por muito tempo”, Kyran relembrou no episódio. “Eu mantive isso em segredo da minha mãe porque eu sabia, no fundo, que era errado”.
Embora Kyran tivesse algumas suspeitas, seu eu de 13 anos as deixou de lado. “Talvez ele seja um predador, talvez ele seja um pedófilo, mas talvez eu seja a pessoa por quem ele realmente está apaixonado”, ele raciocinou na época.
Em uma reportagem da BBC de 2017 publicada quando Kyran tinha 19 anos (original aqui), ela disse que o “ponto de virada” foi quando descobriu a verdadeira idade do abusador em uma mensagem de texto e começou a entender o escopo das mentiras. Ele também descobriu que o mesmo homem estava conversando com outros adolescentes amigos de Kyran.
“Eu dei tudo a ele: toda a minha inocência, toda a minha infância”, disse Kyran em Drag Race UK. “Estou tão bravo que ele roubou isso de mim”.
Kyran finalmente denunciou o homem mais velho à polícia, e o abusador se declarou culpado. Ele foi condenado e sentenciado à prisão.
Em uma entrevista recente à Attitude, Kyran discutiu como foi falar sobre essa experiência traumática na televisão.
“Realmente me pegou de surpresa o quanto isso me afetou falar sobre isso lá. Drag Race é uma experiência tão intensa de qualquer maneira, então fiquei quase surpreso com quanta emoção saiu de mim. Eu não queria mostrar uma rachadura ou qualquer tipo de fraqueza, mas baixar a guarda foi tão intensamente avassalador”.