Os primeiros minutos de Drag Race Brasil foram bem estranhos, pois tivemos que nos acostumar às drags falando em português, já que sempre assistimos esse show em outro idioma, nos esforçando para acompanhar a legenda com a fala das rainhas. Mas passado a estranheza inicial foi só alegria. E esse início foi bem promissor, tudo foi muito leve com pitadas de shade e muito humor brasileiro.
Nosso elenco já mostrou que tem muito potencial, pois transborda carisma, isso porque vimos apenas metade das rainhas. Na primeira parte da estréia dupla entrou na sala de trabalhos: Naza, Diva More, Betina Polaroid, Melusine Sparkle, Aquarela e Miranda Lebrão.
os primeiros minutos de #DragRaceBrasil foi bem estranho, pois tive que me acostumar às drags falando português, já sempre assisti em outro idioma kkkkk passado a estranheza foi só alegria
esse início foi bem promissor, tudo bem leve com pitadas de shade pic.twitter.com/RCiOLZsMak
— draglicious.com.br (@dragliciouz) August 30, 2023
Depois das drags se alfinetarem, se abraçarem e celebrarem muito serem as primeiras a participarem da temporada de estréia de Drag Race Brasil foi a vez de Grag Queen dar o ar da graça. Para além de anunciar os prêmios da edição (150 mil reais, um ano de maquiagens da Anastasia Beverly Hills e uma coroa e cetro), pudemos ver como a Rainha do Universo está bem à vontade no papel de apresentadora do programa. Mais confiante que na sua passagem por Queen Of the Universe 1, Grag estava radiante na interação com as drags, super segura de si e com aquele carisma e diriguidaum que a gente adora.
A corrida começou sem enrolação e Grag já anunciou que o desafio da semana seria criar letras para uma música inédita, na qual teriam também que cantar e coreografar para gravarem um video-clipe. E de quebra foram batizadas como as Good Girls. Rumix? Aqui ainda não!
A parte da escrita da letra da música foi o esperado, umas conseguiram de primeira e outras tiveram dificuldade com seus versos. Mas a magia mesmo ficou para a hora da gravação com Grag. A rainha do universo é muito boa, soube tranquilizar as bonecas e dirigi-las para servir o seu melhor: “olha a dicção, olha a afinação”. A experiência de Grag, com música e competição, deu a ela bagagem e empatia suficiente para se ligar as drags e exigir delas sem soar tirana. Foi uma interação boa, cheia de memes e referências brasileiras.
Na hora de criar os passos de dança mais dificuldades, já que não tinha nenhuma coreógrafa nessa primeira equipe. E talvez por isso o resultado final do clipe da música “Festa com Mozão” foi um tanto quanto peculiar. Não tivemos cenas das drags juntas dançando e interagindo, o que se apresentou foi uma performance solo em que cada rainha cantou sua respectiva letra. Assim fica até difícil de julgar, pois não tivemos as drags lado a lado para avaliarmos e compararmos postura, coreografia e desenvoltura entre si. Mas ainda assim nas performances solos deu para ver quem foi destaque positivo (Naza e Aquarela) e destaque negativo (Diva e Miranda).
A passarela foi um show à parte. Com o tema Minhas Raízes cada rainha brilhou homenageando algo que remetesse à sua terra natal. Eu amei da minha conterrânea, Aquarela num look azul que fazia referência ao azulejo da Igrejinha da Pampulha, tal qual o adereço de cabeça em alusão a arquitetura de Oscar Niemeyer. Teve Naza de cowgirl, toda de jeans bem Britney nos anos 2000. Miranda foi icônica, discordo e muito dos jurados pois a rainha foi meu look favorito da noite, uma aparência que exalava brasilidade, a peça da cabeça era um muro coroado com cacos de vidro para proteção, e o vestido cheio de peças geométricas que remetia aos pisos de casa, feitos com pedaços de cerâmicas quebradas formando um lindo mosaico colorido, o que pudemos ver também em seus brincos. Já nossa fauna foi representada na capivara de Melusine e na vaca de Diva More. E por fim tivemos o passeio de Copacabana no vestido de Betina Polaroid, com um colar de bondinho sob o peito. Foi tudo lindo, tudo Brasil!
Sobre os jurados, mesmo discordando de algumas críticas e achar que nem eles entenderam como alguns looks foram tão incríveis, tipo o de Miranda, eu curti a nossa bancada. Bruna e Dudu são divertidos e carismáticos e acredito que conforme a temporada se desenrolar vão ficar cada vez mais a vontade e se soltarão mais. Grag foi tudo, ela não é nenhuma estranha nesse mundo de competição drag e soube conduzir muito bem o episódio, seja na interação com as rainhas, seja nos comandos e ordens que precisavam ser dados. E Gretchen é nosso tesouro nacional, dispensa apresentações, achei sua participação maravilhosa e era evidente o quanto ela estava feliz e curtindo tudo ali.