Foi ao ar mais um episódio de RuPaul’s Drag Race All Stars 8! Leia a seguir a resenha. Contém spoilers daqui em diante.
Aos trancos e barrancos, RuPaul’s Drag Race All Stars 8 nos deu o top 5. Esta temporada tem sido principalmente uma jornada sem inspiração buscando ao menos ser útil, mas olhando ao redor da sala de trabalhos neste episódio, fiquei impressionado com o fato de que todas essas cinco rainhas estão pelo menos dando algo nos desafios e no ateliê. Nenhuma deles é desleixada. Observar Jimbo dominar constantemente é interessante porque ela pode extrair algo que você nem sabia que existia antes dela fazer isso. Lala é legitimamente engraçada em confessionários e, com o desafio certo, ela pode entregar algo que vale a pena. Kandy é um turbilhão de drama e, por mais que alguns espectadores tenham ficado irritados com suas travessuras e o suposto favoritismo de Ru, devo admitir que imaginar esta temporada sem ela me deixa triste. As pessoas reagem a ela de maneiras interessantes. Jessica tem sido o ás da temporada, uma rainha com tanta personalidade que sua presença valida toda a ideia do All Stars – por que diabos não iríamos querer ver mais de Jessica Wild, não importa o quão chata seja a temporada ao seu redor?
E isso nos leva a Alexis, que tem um grande, grande episódio. Ela não é necessariamente a rainha mais talentosa do grupo, e ela não é a mais simpática, mas, meu Deus, eu adoro vê-la na tela da minha televisão. Ela é um choque de energia pura e não adulterada de criança de teatro que é, sim, objetivamente irritante, mas também extremamente assistível. Ao longo deste episódio, e no Untucked, ela prova seu valor para a franquia Drag Race. Não por vencer o desafio (vamos chegar lá, mas obviamente ela não deveria ter vencido), mas por ser uma rainha que começa dramas ridículos sem nunca perceber que é isso que ela é. Sua natureza extremamente competitiva combinada com sua ingenuidade faz dela a competidora ideal de Drag Race. Ela é uma estrela, embora talvez não do tipo que gostaria de ser. Isso é uma boa televisão.
Trago isso à tona porque, embora este episódio não seja uma obra-prima de forma alguma, acho que poderia ter sido muito pior. Esta não foi uma temporada repleta de rainhas que vão emocionar o público com suas habilidades necessárias em Drag Race, mas, crédito aos produtores, este é provavelmente o melhor episódio de top 5 que conseguiríamos. Não reflete bem no resto da temporada que esta é a primeira vez que parece que temos alguma tensão sobre quem vai para casa, mas é uma mudança de ritmo bem-vinda. Eu não sabia quem seria eliminado no início deste episódio, e isso é bom. Contanto que não fosse Jimbo ou Jessica (o que seria desta temporada sem Jessica?), eu não me importaria tanto quanto deveria neste momento, mas, também, acabei aceitando isso.
Parte do motivo pelo qual estou dando muitos elogios indiretos é que o desafio desta semana não é particularmente emocionante, mas os resultados são fortes. É a primeira vez nesta temporada que todo mundo dá algo ativamente sólido, mas ainda assim “fazer um vestido com tecido bonito” não é um exercício empolgante. Forçar essas garotas a fazer vestidos com caixas de tecido inspiradas em vencedoras anteriores do All Stars é hilariamente vago. Os looks nem precisam ser inspirados pela rainha do passado designada! Produziu resultados bem-sucedidos, mas a dificuldade foi reduzida. É o resumo de uma temporada cujo lema não oficial parece ter sido “não alcance as estrelas e você não poderá ficar bravo quando não conseguir”. Enquanto outras temporadas pouco inspiradoras de Drag Race (temporadas 11 e 14, por exemplo) podem parecer falhas de ambição, esta temporada parece uma falha de inspiração. Seguir os movimentos criará algo assistível, mas não criará algo emocionante. Não é uma falha no lançamento, é uma falha até mesmo na construção do foguete.
O episódio começa com as rainhas comemorando a vitória de Lala e com Alexis afirmando que o top 5 “parece correto”, enquanto presumo que a maioria das outras rainhas esteja pensando “Claro. Você é a próxima a ser chutada mesmo”. Faz um bom paralelo para o episódio começar com Alexis no bottom e Lala no topo e ter seus destinos revertidos no final. Demorou um pouco no julgamento para chegar lá, mas é isso que os produtores fazem. Alexis quase diz a Lala que ela a salvaria se ela caísse no bottom como um “obrigado” por salvá-la. Eu, particularmente, creio que Lala foi apenas misericordiosa eliminando Kahanna, que precisava ir embora e não se importava com Alexis, mas ela não vai deixar passar uma aliança.
Em seguida, o desafio é anunciado e tenho que repetir: ele não é tão interessante e é especialmente estranho quando as rainhas já concluíram um desafio de design mais difícil no início da temporada. Você perde o ímpeto quando vai de “fazer um vestido com material aleatório” no terceiro episódio para “fazer um vestido com tecido” no oitavo.
Com o desafio não nos dando nada, a principal tensão aqui são as rainhas quase admitindo que eliminariam Jimbo na primeira oportunidade para as mentoras Raven e Shannel. É impressionante o quão pouco Raven e Shannel ajudam, de fato. Eu tenho que imaginar que os produtores disseram: “provoque as drags” e elas seguiram em frente. Se vamos continuar produzindo as temporadas do All Stars em um ritmo alarmante, alguém poderia me fazer um favor e trazer Shannel de volta para a próxima? Jimbo sabe que ela vai para casa se cair no bottom também. Felizmente para ela, ela é incrível em Drag Race, então “nunca caia no bottom” não é uma estratégia ruim.
As travessuras da sala de trabalhos são fofas, como costumam acontecer durante os desafios de costura, que têm uma capacidade única de deixar as rainhas malucas. (E alteradas? Acho que algumas delas estavam alteradas.) Mas elas não são surpreendentes. As rainhas estão nervosas, o desafio é difícil para as que não costuram, Jimbo não tem certeza se vai terminar a tempo e Alexis acha que os jurados podem não gostar de seu glamour. Essa última é quase certamente uma mentira – os jurados sempre gostam de muito glamour e Alexis sabe disso. Ainda assim, todo mundo precisa de um arco.
Na passarela, os resultados são mais “graças a Deus” do que “oh, uau”. Vocês receberam bons tecidos e nenhum tema, por favor, dê-nos algo! Kandy é provavelmente a pior da semana. Ela parece bem, mas não há nada inspirado em um vestido preto que não encosta no chão, especialmente depois que ela disse a Raven e Shannel que ela sabe que precisa encostar no chão. Os jurados também não adoram as proporções, mas eu me preocupo principalmente com o comprimento da bainha e com o fato de ser achatado. Seu cabelo e maquiagem são lindos, mas o vestido não é ótimo. E deveria ser ótimo.
Jimbo, mais uma vez, devora as outras garotas. Eu suspirei. Você suspirou? Esse look é uma obra-prima, desde o facekini com as pérolas fazendo um sorriso até as mangas incríveis até a capa com estampa floral recortada. Duas reclamações, porque sim: o capuz deveria ser maior, e ela sabia disso, e as mãos deveria está cobertas. Tirando isso, é impressionante. Fiquei encantado com a criatividade e a ambição. Se alguém tivesse usado isso para uma passarela de facekini para a qual tivesse tempo de se preparar, provavelmente ainda teria sido uma dos melhores da semana.
Lala vai bem. A cor é uma ótima escolha e as ombreiras são um toque agradável. É um pouco sem inspiração, embora tenha mais design do que o de Kandy. Ross reclama que a manga precisa de um pouco de enchimento, mas acho que está bom. O ajuste não é ótimo, porém, e a linha da peruca é pavorosa. Por que está tão lá trás?
Vou dizer isso sobre Alexis: ela está ótima. Eu certamente a teria colocado no topo. É um vestido de concurso impecavelmente feito; se você me dissesse que ela trouxe de casa, eu não duvidaria. Tudo parece muito perfeito. Ao contrário de Jimbo, eu realmente não tenho ressalvas. Mas também, ao contrário de Jimbo, não me impressionei. Um vestido perfeitamente executado que eu já vi antes é melhor do que uma roupa muito bem executada, muito mais difícil de fazer e tão original que fiquei chocada com isso? Não pelos meus padrões. Ainda assim, premiar Alexis em vez de Jimbo é provavelmente o melhor. Jimbo conseguir quatro vitórias seria um desastre para uma temporada que ela já domina, e Alexis é muito engraçada na cadeira de vencedora. Além disso, a dublagem é melhor. É definitivamente um momento de levantar a sobrancelha quando Jimbo perde, mas, em nível de produção, não posso reclamar.
Jessica também está linda. Não estou apaixonado pela cor deste tecido verde (quem sou eu, Michelle Visage?), mas é um design totalmente concebido e executado com competência. O look da Lala na verdade é um pouco mais do meu gosto, porque gosto mais da cor e nunca fui obcecada por bainhas de lenço, mas também acho que a Jessica foi merecidamente salva. É o meu tipo de look preferido? Não. É objetivamente melhor feito e pensado do que Kandy ou Lala? Sim.
E a categoria é "I'M A WINNER, BABY", quem merece toot e boot? #AllStars8pic.twitter.com/3xkN3L9op4
— draglicious.com.br (@dragliciouz) June 23, 2023