Em um vídeo postado na página oficial de Canada’s Drag Race, Brooke Lynn Hytes e Stacey McKenzie confirmaram que Jeffrey Bowyer-Chapman está indisponível para retornar para a próxima segunda temporada.
“Infelizmente, nosso terceiro não se juntará a nós nesta temporada. Ele está filmando seu novo show. Ele está ocupado, contratado e sendo pago. Infelizmente, com a programação, as coisas simplesmente não funcionaram para ele voltar nesta temporada. Ele fará muita falta. Amamos muito você, Jeffrey”.
Disse Brooke, que fez sua história como a primeira ex-concorrente da Drag Race a se tornar jurada da franquia.
A aparição de Bowyer-Chapman na primeira temporada foi recebida com intensa reação negativa dos chamados “fãs” de Drag Race, que encheram o ator com comentários vis nas redes sociais devido às suas críticas a concorrentes como Jimbo e Ilona Verley.
Depois que ele desativou sua conta no Twitter, a estrela de Drag Race UK Crystal – que apareceu na S1 de Canada’s Drag Race – reagiu contra os trolls tóxicos, dizendo que ela se sentiu “compelida a denunciar o tom racial do abuso” que Bowyer-Chapman enfrentou. Ela declarou ao jornal Metro:
“Jurados brancos em outras temporadas disseram coisas mais fortes do que qualquer coisa que o JBC disse (o comentário ‘hogbody’ de Michelle Visage para Adore Delano em All Stars 2 é um exemplo notável), mas não tiveram nada perto do nível de ataques. Brooke Lynn Hytes também foi uma jurada muito crítica nesta temporada, ecoando muitos dos comentários do JBC, mas escapou relativamente ilesa em comparação com ele”.
A vencedora da primeira temporada, Priyanka, também saiu em defesa de Bowyer-Chapman. Depois de sua vitória, ela disse ao Entertainment Weekly: