Na Grande final da Season 11 de RuPaul’s Drag Race, Yvie Oddly matou a competição e foi coroada a vencedora da 11ª temporada.
A MTV News falou com Yvie sobre sua jornada pela coroação, sua épica dublagem de “Sorry Not Sorry”, e por que ela acha que a sua vitória é “uma vitória por colocar a humanidade de volta no drag”.
Hey Yvie! Condragulações! Como você está se sentindo hoje?
Super bem. Eu ainda estou tentando descobrir o que significa ser o America’s Next Drag Superstar. [Risos] Eu não posso acreditar que é real!
Como foi, assistir a final?
Na verdade, eu não fiquei nervosa até que, literalmente, no último segundo, quando estávamos sentados ali e Brooke e eu estávamos prestes a descobrir qual de nós levou. Mas até lá, pelo resto da noite, eu estava animada para ver como essa jornada estava linda e como esse capítulo terminou de forma maravilhosa. Estou realmente empolgada com o futuro sabendo que, de qualquer forma, fizemos algumas coisas incríveis e fomos preparadas para o sucesso.
Você está na turnê da 11ª temporada agora, certo? Como é isso?
Acabou de começar, mas é tão divertido! Isso me lembra de estar de volta ao te-a-tro novamente. Eu estou realmente gostando de fazer esse show na estrada, e estou muito feliz que todos possam ver o que não apenas eu, mas também minhas irmãs, somos capazes de fazer.
Sua dublagem de “Sorry Not Sorry” se tornou uma das minhas dublagens preferidas no programa. Você sabia que durante o lipsync você estava absolutamente arrasando?
Tipo, eu definitivamente sabia que estava arrasando, com certeza! Mas isso também é porque eu tive que arrasar. Eu sabia que com Brooke estando no bottom comigo, havia uma chance muito intensa de que eu fosse para casa se eu não conseguisse mostrar tudo. Então eu literalmente mostrei todos os truques que eu tinha da manga. Eu brinquei com a minha comédia. Eu apenas me certifiquei de que estava me divertindo o tempo todo, porque se você está gostando de algo que é difícil, é difícil para outras pessoas não gostarem também.
Você é um indivíduo único – quer dizer, está no seu nome. Você realmente se viu chegando na final quando entrou na competição?
E realmente me vi. É isso. Talvez seja apenas minha ilusão drag queen assumindo o controle, mas quando eu entrei na sala de trabalhos e vi minha competição, fiquei nervosa por meio segundo, porque elas eram mais brilhantes do que eu jamais poderia sonhar. E então percebi que é exatamente isso que eu queria. Isso é o que eu vim representar na competição – aquela peça que falta. Aquele outro. Então, eu me senti realmente confiante a partir daí e pensei que iria fazer tudo. Isso definitivamente mudou ao longo do caminho. Houve alguns solavancos ao longo da estrada onde eu estava, bem, esse é o fim da minha jornada. Mas… [risos]
Além de quando você caiu no bottom 2, houve outros momentos assustadores quando você pensou que isso poderia ser o fim da estrada para você?
Eu tenho que dizer, depois que me machuquei durante o desafio Draglympics, foi quando minha mentalidade começou a mudar. Infelizmente, deixei o meu sabotador interior tirar o melhor de mim, porque em vez de focar, tipo, no que eu tenho a oportunidade de fazer e estou animada para fazer, senti que estava realmente lutando contra mim mesma. E lidando com todos os desafios, tipo, o que eu sou forçada a fazer, o que tenho que fazer para que eu possa continuar aqui, e isso é apenas – quero dizer, não é sobre o que é drag. [Risos]
Você recebeu mensagens de alguma vencedora do passado?
O fato de eu não ter sequer olhado para nenhuma das minhas mídias sociais além de ter feito alguns posts rápidos – eu apenas olhei, postei algumas coisas, e então eu saí, porque eu estou um pouco sobrecarregada – quer dizer eu acho que estou? Eu acho que vi Sasha Velor me mandar uma mensagem.
Você dormiu com sua coroa na noite passada?
Não, infelizmente não, porque eu não queria arruiná-la com meus modos grosseiros e sujos e quebrá-la. Teria que transformá-la em uma roupa totalmente nova… [Risos]
Aquele look da sua última dublagem com o acessório de cabeça espelhado – de onde veio a idéia para isso?!
Bem, eu estava pensando sobre a final de forma geral e como após a revelação das rosas de Sasha Velour, ele meio que se transformou nesse portão das revelações de quem consegue fazer o máximo de revelações no menor período de tempo, um monte de truques que não se conectam de verdade com a música. Então, quando eu estava pensando sobre o que eu ia vestir, eu queria algo que não confiasse em nenhum desses truques, mas ainda tivesse um elemento de teatralidade. E literalmente poder mostrar às pessoas um novo lado meu.