Não é de hoje que eu denuncio o racismo no fandom de RuPaul’s Drag Race. Vai temporada e vem temporada e sempre tem alguma drag queen negra que vira alvo do ódio dos fãs do reality. Ela estando certa ou não em seus posicionamentos, se comportando “bem” ou não, o racismo se manifesta com força.
Como o All Stars 4 bate à porta, os fóruns dedicados ao show estão em polvorosa comentando o que esperam da temporada. Contudo não é só de celebração e expectativas positivas que esses meios sobrevivem, pelo contrário. É a base do ódio e ataque que tais ambientes virtuais se tornam relevantes. Tanto é que tem sido comum o festival de racismo que as drags negras do AS4 estão sofrendo em certos grupos online. Enquanto as outras participantes são sempre elogiadas, para as pretas só sobram ofensas: Naomi sem talento, Monique saturada, Monet brega, Latrice feia, Jasmine cara de cavalo…
Acima só dois exemplos, pois obviamente não colocarei aqui ofensas mais pesadas, pois esse não é o meu intuito aqui, mas isso é uma amostra do que tem rolado. E não se enganem achando que isso se trata somente de opiniões desfavoráveis as drags, pois essa forma ostensiva de desmerecer as queens negras é puro racismo. Ninguém é perfeito, somos provas vivas disso. Contudo os dois pesos e duas medidas seguem forte no tratamento para drags brancas, que podem tudo, e para as drags negras, que não podem nada. Então se um certo grupo, nesse caso as rainhas pretas, só recebem críticas negativas e ódio, fato é que temos um grande problema aí, que é um problema institucional e se chama RACISMO.
Sabemos que todo ano tem polêmica de racismo em Drag Race, e isso não mudou, mesmo com o retorno de Latrice. E essa é a grande questão agora. Latrice Royale sempre foi usada como token*, “como posso ser racista se eu amo a Latrice?”. Mas agora com sua volta para o All Stars 4 todo esse falso amor, que era usado como bengala para ser racista à vontade, cai por terra. E no caso de Latrice tem outro agravante na perseguição que tem sofrido, a gordofobia… Ou seja, quando Latrice era só uma queen do passado (S4 e AS1), era ótimo lembrar dela e fingir que ela era a queen negra “mais foda” que pisou no show. Mas uma vez que voltou à competição e é uma “ameaça” as drags fanfavorites mais recentes tudo muda e dá-lhe racismo e gordofobia disfarçado de opinião.