Conecte-se conosco

Crítica

S10 | Por que Yuhua confundindo drags negras na S10 é problemático?

Publicado

on

🕓 3 min de leitura

Toda estréia de Drag Race é uma farra sem fim e a da décima temporada não foi diferente. Teve shade, carão, desfile, queens antigas reaparecendo no palco principal, uma verdadeira festa. E após todo brilho, glamour as queens tiveram que se desmontar pela primeira vez em frente uma das outras. E  foi aí que tivemos um momento problemático nessa episódio.

A queen chinesa Yuhua Hamasaki foi até Asia e Mayhem Miller, ambas negras, apontou para Mayhem e disse: “Eu não o reconheço de jeito nenhum. Qual deles é você?”.

“Qual deles é você?” Yuhua perguntou à Asia depois que Mayhem disse seu nome. “A Vixen? Monique?”.

Mayhem rindo gritou para ela: “Nós não somos todos parecidos!”

Asia disse apontando: “Monique está ali!”. Yuhua riu.

É compreensível que após acabarmos de conhecer alguém fiquemos desorientados, mas o problema é que Yuhua se dirigiu para duas drags negras e não conseguindo diferenciá-las fez graça com sua confusão e ficou perguntando insistentemente quem era quem. Algumas queens negras podem ter rido em frente as câmeras, afinal era um momento de celebração por estarem participando do programa, mas The Vixen soltou um sonoro DAMN (PORRA) e a cara de surpresa de Monique disse mais que mil palavras. Foi incomodo  de assistir e (até mesmo) doloroso.

>  Asia O'Hara explica porque tem aparecido com o rosto coberto em eventos

Mas Yuhua por ser asiática deve ter passado por esse tipo de coisa inúmeras vezes, ser confundida com outras pessoas asiáticas simplesmente por ser asiática. Inclusive, na época que estreiou Drag Race Tailândia muitas pessoas adoraram comparar as queens da competição com drags asiáticas que passaram por Drag Race, chamando-as de Jujubee gorda, Manila feia, Jiggly com dentes bons… Enfim, um festival de xenofobia que me deu muito desgosto.

>  S10 | Prévia de 15min do Primeiro Episódio

Nós vivemos em uma sociedade racista e o comportamento de Yuhua é reflexo disso. Ela pode não ter feito tais questionamentos por maldade, mas foi muito problemático. E levando em conta que a fanbase de Drag Race é muito racista, essa cena na estréia da décima temporada não caiu bem. Isso me lembra Trixie na estréia do All Stars 3 dizendo que Chi Chi e Kennedy eram iguais, péssimo comentário que me deixou indignado na época, mas que preferi ignorar a fim de manter minha sanidade, pois quando denuncio esse tipo de coisa recebo vários ataques, especialmente de pessoas brancas que sempre insistem que quero likes em cima de mimimi e vitimismo barato. De fato, para quem não é negro vivendo numa sociedade racista é muito difícil perceber como esses comentários bobos nos afetam, além de faltar empatia aquelas pessoas para quais nossas lutas por igualdade racial em nada lhes interessam.

>  RuPaul’s Drag Race | Episódio de Natal | Eureka O'Hara fala sobre o especial

Pois a grande verdade é que ninguém quer assumir seus privilégios como brancos que não sofrem com isso constantemente, de serem colocados no mesmo barco enquanto etnia. Mesmo que esse fato tenha sido brincadeira de Yuhua, foi uma brincadeira de muito mau gosto. Yuhua é uma das queens que mais curti nesse início da S10, não a estou odiando pela confusão com as queens negras e tão pouco incentivando que vocês a ataquem nas redes sociais, por favor não o façam. Mas uso esta publicação como alerta pois não é legal confundir negros, latinos, asiáticos, indígenas e qualquer etnia que seja julgando-os todos iguais. Parem com essas comparações, pois é muita babaquice da parte de quem faz e constrangedor e desumano para quem sofre.

~ saullete

Compartilhe!

Saullete é preto, gay e comunicólogo que criou a Draglicious com o intuito de compartilhar com outros fãs seu amor pela arte drag e por Drag Race. Além de informar e entreter seu público, Saullete levanta discussões relevantes para amantes da arte drag e para a comunidade LGBT.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

We're born naked & the rest is drag. Portal de notícias, humor e babados sobre RuPaul's Drag Race, drag queens, arte drag, comunidade LGBTQ+ e cultura pop.

Contato: draglicious@outlook.com

Draglicious 2019 © Todos os direitos reservados.