Uma vigília emocionante foi realizada para The Vivienne em sua “cidade natal”, Liverpool. The Vivienne, cujo nome verdadeiro era James Lee Williams, que era de Colwyn Bay, norte do País de Gales, morreu no início deste mês aos 32 anos.
A estrela drag ganhou fama na primeira temporada de RuPaul’s Drag Race UK, vencendo a competição antes de retornar em RuPaul’s Drag Race All Stars All Winners em 2022. Depois disso, Vivienne se tornou a primeira drag queen a participar do reality britânico Dancing on Ice, ficando em terceiro lugar em 2023.
A notícia da morte de James foi confirmada por seu publicitário em 5 de janeiro. Uma declaração disse: “A família está com o coração partido pela perda de seu filho, irmão e tio. Eles estão muito orgulhosos das coisas maravilhosas que James conquistou em sua vida e carreira”.
No último domingo, 12 de janeiro, uma vigília foi realizada em Liverpool, a cidade que James chamava de lar.
Surreal and emotional gathering honouring The Vivienne in the city she called home 💚 pic.twitter.com/jnzEoURFYO
— Paul McAuley (@paul_mcauley) January 12, 2025
Liderando as homenagens na noite, Simon Jones, o publicitário de James, a descreveu como um “talento hilário” que “nunca foi malvada”. Simon acrescentou: “Havia uma magia sobre ela. Vivienne era a rainha da arte drag do Reino Unido”.
No evento, centenas de balões verdes foram lançados em sua memória, em uma referência tocante ao seu papel como a Bruxa Má do Oeste no show musical O Mágico de Oz. O St George’s Hall, onde a vigília ocorreu, também foi iluminado em verde em uma homenagem tocante, relata o The Liverpool Echo.
O amigo de James, Bobby, falou na vigília, assim como a sobrinha de Jame, Isabella, que disse: “Muito obrigada por terem vindo. Eu te amo, tio James”.