A cada semana a sala de trabalhos de Drag Race Brasil vai ficando mais vazia. A mais recente a levar sashay away foi Melusine Sparkle e suas irmãs ficaram emocionadas.
Mas a corrida não para e Grag Queen quando aparece no dia seguinte convoca as rainha para o mini-desafio GRAG CAKE, em que elas decorariam bolos com muito confete e glacê. Foi uma zona digna do show, e embora tenha achado divertido, não curti tanto o aparente desperdício de comida. Ao fim do mini-desafio Grag declara Hellena e Betina as vencedoras, premiando cada uma com 2500 reais. Amo um show que sabe recompensar seu elenco.
Adiante a rainha do universo anunciou o desafio da semana: propaganda! Cada rainha faria um vídeo publicitário de trinta segundos para o tema “Você não está só” e para isso cada uma pegou aleatoriamente uma palavra que deveria direcionar o roteiro da sua propaganda.
Grag mais uma vez dirigiu as rainhas e aqui que as coisas começam a ficar emocionantes, pois ao usar suas próprias trajetórias como plano de fundo e inspiração para suas campanhas, as queens mostraram um lado mais vulnerável que ainda não tínhamos visto, chegando até mesmo a chorar durante a gravação. O ponto alto foi ver Shannon toda emotiva sendo consolada por Grag que também se emocionou com sua história.
O tema da passarela foi GLAMAZONIA, homenagem a nossa floresta amazônica, e mais uma vez nossas rainhas serviram muito! Tivemos muita árvore e fogo, a fim de lembrar os constantes desmatamentos que ameaçam a Amazônia desde sempre, mas que se tornaram piores no governo do verme. A mensagem dos desfile foi direta: Precisamos salvar e preservar nossa floresta, nosso maior patrimônio.
Quanto aos looks, curti muito Shannon rainha do Guaraná, uma verdadeira deusa com sua coroa bem “Senhor dos Anéis e o Olho que Tudo Vê”; Organnza de boitatá, exaltando nossa fauna e folclore; Betina e Rubi, árvores em chamas e na capa dos jornais, respectivamente. Aquarela foi de longe a que menos gostei com seu look de sacolas plásticas recicláveis; Dallas usou ótimas peças isoladas, mas que juntas não ornaram.
Então vamos para as campanhas das drags. Recapitulando, o desafio principal da semana foi “Você não está sozinho”, em que cada rainha fez um vídeo de 30 segundos com intuito de mostrar para as pessoas de nossa comunidade uma mensagem de amor, auto aceitação e esperança.
- Miranda – Empoderamento:
- Naza – Aceitação
- Hellena – Diversidade
- Rubi – Representatividade
- Shannon – Inclusão
- Aquarela – Respeito
- Dallas – Empatia
- Betina – Compaixão
- Organnza – Amor
A proposta do desafio permitia que as drags adotassem um tom mais sério ou fossem para o lado da comédia, brilharia mais quem conseguisse equilibrar os dois. Por isso de forma geral, achei as propagandas bem medianas, pois além de umas rainhas estarem servindo textos decorados, outras soaram até robóticas. Nessa pegada as que menos curti foram Hellena, Dallas e Naza. Achei a forma que transmitiram suas mensagens robóticas e até didáticas demais, como se fosse uma apresentação escolar. Para mim, faltou naturalidade, pois o conteúdo da mensagem era bom.
Contudo, quem me arrebatou de verdade foi Shannon Skarlett, sua mensagem foi poderosa e conversou diretamente comigo, que também sou uma pessoa negra e compartilho de sua realidade de luta diária. Suas palavras continuam ecoando em minha cabeça: “Espero que você, pessoa preta, também não desista. Não deixe que a exclusão faça você se excluir. Faça a INCLUSÃO”. E Organzza com o “Amor” nos fez lembrar que o amor mais importante a ser cultivado é o amor próprio, como RuPaul sempre prega “se não puder amar a si mesmo, como vai amar alguém?”.
Como não poderia ser diferente, Shannon foi a grande vencedora da semana. Dallas e Aquarela tiveram que dublar por suas vidas e infelizmente Aquarela levou sashay away… Queria ver mais da minha conterrânea no show, mas fazer o quê? Não sou a Grag para decidir quem fica ou quem sai, resta aceitar e desejar tudo de fantástico para Aquarela, que sua carreira seja de muito sucesso e palhaçada.
Semana que vem teremos o primeiro Snatch Game do Brasil e já estou ansioso e apreensivo, pois SG é um desafio que acho muito superestimado e espero que as rainhas brasileiras mudem minha opinião quanto a isso!