Depois de longas quatorze semanas chegamos no momento derradeiro de RuPaul’s Drag Race 14, que nos proporcionou drama, humor, shades e uma corrida com tão “poucas” eliminações como nunca visto antes. Mas mesmo uma temporada que não parecia ter fim, finalmente foi definido pela primeira vez em Drag Race herstory um top 5 que lutará pela coroa, sendo elas Angeria Paris Vanmichaels, Bosco, Daya Betty, Lady Camden e Willow Pill.
No episódio 14 vimos Lady Camden ficar com o último win possível dessa corrida, após sua ótima performance no rumix de Catwalk. O histórico não importa muito hoje em dia, então não acho que isso a torne mais propensa a chegar no top 2 definitivo antes das outras concorrentes. Mas o que isso dá a Camden é um grande impulso – além de Willow, ela se sente a rainha com a defesa mais forte pela a coroa chegando à grand finale.
Da mesma forma, acho que Willow ser capaz de dublar e arrasar é um benefício para ela. Ela provou que pode se manter em uma batalha por seu lugar na competição (tanto no episódio 14 quanto na dublagem “Never Too Much”), e isso só pode complementar o significativo apoio que ela recebe dos fãs. Claro, ela só tem uma vitória de desafio principal, mas ela está entre as finalistas. Ela se saiu melhor na última dublagem do que Angeria, que teve dificuldades para dublar “Telephone” enquanto usava um grande vestido.
Mas nenhuma das duas precisa se preocupar, pois ambas ficaram, e vamos para a final com um top 5. No final das contas, o resultado será o mesmo: uma rainha se tornará a próxima estrela drag dos Estados Unidos. Então, nesse nível, estou quase inclinado a apenas dar de ombros pela sequência de não-eliminações. O destino é o mesmo; o caminho realmente importa? Mas ainda acredito que sim. Se vamos investir 16 semanas — quatro meses inteiros! – em uma competição, então deve parecer uma competição.
Angie tem sorte que uma final com top 5 provavelmente significa que não teremos um torneio de dublagens pela coroa. Porém eu ainda acredito que as chances de Angeria conseguir uma vitória muito baixas neste momento. Apesar de toda a sua força no início da competição – e ela teve um começo absolutamente incrível em sua corrida – ela perdeu o ímpeto para a final.
Já Daya que poderia ter levado o Win do rumix permanece com histórico relativamente abaixo do esperado: uma vitória, alguns bottons e uma eliminação real no episódio 2. Talvez ela possa fazer algo tão estelar no final para mudar a mente de todos, mas, realisticamente, acho que ela só pode vencer Angeria em dois cenários finais.
Acho que Ru escolheria Bosco, Camden e Willow em vez de Daya, não importa a razão. Então, eu acho que Daya ainda pode ganhar? Sim, tecnicamente. Mas acho que as chances são bem pequenas.
O fato de Bosco não ter dublado no episódio 14 é um sinal que ela ainda está na corrida, com uma boa chance de lutar pela coroa. Ela, como Angie, se beneficia de provavelmente não haver um torneio de dublagens final, e sua narrativa como a receptora da barra de ouro pode ser muito difícil para a produção ignorar. E algo em meu íntimo acha que não é sensato descartar Bosco ainda.
A maior competição de Lady Camden nesta altura da corrida de RuPaul é Willow, em quem o programa investiu muito mais narrativa do que Camden. E como eu disse algumas vezes até aqui, é provável que não teremos um Lipsync For The Crown. Mas! Eu acho que Camden ganhando o Rumix é um grande sinal de que a série ainda está interessada nela. O track record pode não importar, mas esta vitória lhe dá um grande impulso no caminho para a final.