Neste oitavo episódio de Canada’s Drag Race S2 o top 5 da temporada – Adriana, Gia Metric, Icesis Couture, Kendall Gender e Pythia – foi encarregado de um desafio de transformação (meu adorado makeover). Na semana anterior, Kimora Amour foi, infelizmente, eliminada da competição. Para o desafio de makeover desta semana, as cinco rainhas restantes foram convidadas a preparar um grupo de adolescentes LGBTQIA+ de ensino médio para comparecer ao baile mais queer de todos os tempos. Como vencedora do desafio da semana passada, Kendall foi responsável por formar as duplas de adolescentes e rainhas.
Kendall juntou todos de uma forma extremamente educada, ao que Brooke Lynn Hytes definiu como sendo algo “muito canadense”. Por um lado, Kendall e seu pupilo eram literalmente muito parecidos, assim como Gia e seu parceiro. Icesis e sua dupla, bem como Pythia e a sua, eram espíritos semelhantes que pareciam ter sido amigos muitos anos antes do programa. Por último, mas não menos importante, o pupilo de Adriana para este desafio estava ali para servir corpo, o que teoricamente combinaria perfeitamente com a estética de Adriana.
O episódio então passou para os adolescentes recebendo uma aula de desfile da própria Brooke Lynn Hytes. Esses workshops apresentados em Drag Race podem parecer um pouco inúteis às vezes, mas Brooke, realmente, deu muitas dicas excelentes para os adolescentes se destacarem neste desafio. Enquanto as rainhas preparavam seus parceiros, houve muitas conversas importantes sobre jovens LGBTQIA+ enfrentando bullying e discriminação no ensino médio. Dado que o público principal de RuPaul’s Drag Race são os jovens, é muito útil para o programa apresentar essas histórias sobre como superar obstáculos.
Icesis Couture e Ruby Couture desfilaram com roupas inspiradas na Cher que simbolizavam fogo e gelo. Kendall Gender e Stormi Gender se inclinaram totalmente para a fantasia do reality Keeping Up With The Kardashian enquanto interpretavam uma versão de Kris Jenner sendo uma momager para uma de suas filhas. Adriana e Bella Donna tiveram uma pegada bem rosa e metálico, ambas estavam deslumbrantes. Pythia e Apollo eram a representação perfeita de duas crianças góticas de gênero-neutro, literalmente a caminho do baile. Gia e Electric Metric tinham um conceito interessante, mas não havia muita semelhança familiar entre eles.
No final, os jurados determinaram que Pythia foi a vencedora do makeover. Gia Metric e Kendall Gender foram salvas, o que colocou Adriana e Icesis Couture no bottom 2 para dublarem por suas vidas “Everybody Say Love” de Mitsou. E aqui tivemos um dos melhores lipsyncs da temporada, se rolasse um double shantay seria mais que justo. No fim Icesis ficou e Adriana, infelizmente, levou sashay away.