A frontrunner sofre uma queda, enquanto outra rainha segue em ascensão.
Durante a primeira temporada de RuPaul’s Drag Race UK, havia uma sensação entre alguns espectadores não britânicos de que estávamos em um Snatch Game amplamente incompreensível. Com base nas primeiras semanas que foram bem britânicas, a expectativa era de que as escolhas de personagens seriam desconhecidos para o público fora da Grã-Bretanha. Isso, é claro, não aconteceu: as vencedores foram The Vivienne e Baga Chipz como Donald Trump e Margaret Thatcher, respectivamente, e os outros personagens eram americanos (Rue McClanahan, Julia Child) ou famosos fora do Reino Unido. (Mary Berry, Gemma Collins, David Attenborough).
Acontece que a expectativa por um Snatch Game super-britânico veio apenas um ano atrasado. A safra de personagens desta temporada está repleta de notáveis do Reino Unido. O mais familiar para o público não britânico é provavelmente Mel B, já que Tia Kofi interpreta a Scary Spice. Mas quando o segundo mais reconhecível é o apresentador do The Great British Bake-Off Matt Lucas, feito por Ellie Diamond, Vicky Pollard, você sabe que este Snatch Game pode muito bem ser “apenas para os olhos britânicos”.
Isso não quer dizer que foi ruim. Embora seja verdade que este Snatch Games não é o melhor que já vimos, isso se deve à fraqueza das performances de qualquer um que não seja Bimini Bon Boulash ou Tayce. Na verdade, é muito divertido ver um Snatch Game que parece tão impregnado na cultura pop do Reino Unido. Saindo do “RuRuVision” e “Rats! The Rusical” na segunda semana, esta temporada parece bastante confortável se mantendo fiel às suas raízes.
Depois que o elenco se maravilha ao receber um pedido de desculpas de RuPaul na passarela após sua explosão anti-H&M no palco principal, e Lawrence Chaney critica Sister Sister por sua falta de um “mapa do caminho”, as rainhas são rapidamente lançadas nos preparativos para o Snatch Game. Eu gosto quando os episódios do Snatch Game não têm um mini-desafio; esta é a grande tarefa de toda temporada, e é melhor começar a trabalhar.
Todo mundo trouxe pelo menos um personagem, se não mais, o que é quase esperado neste momento. E vamos falar sobre as expectativas por um minuto: houve um pouco de discussão no fandom sobre a insistência da série de que as rainhas sabem costurar – algo que Symone e Kandy Muse recentemente opinaram. O que eles querem dizer é que drag é uma arte colaborativa, e nem toda rainha terá costura em seu conjunto de habilidades. Na verdade, sou receptivo a esse argumento; embora Drag Race tenha começado em parte como uma paródia de Project Runway, à medida que evoluiu deixou essa influência para trás. Os desafios de costura provavelmente sempre farão parte do show, mas se uma rainha consegue descobrir uma maneira de superá-los sem aprender a costurar, não acho justo criticá-la por não ter essa habilidade em particular.
A preparação para o Snatch Game, por outro lado, é uma expectativa totalmente diferente. Snatch Game trata minimamente de ser bom em personificação – e isso é verdade desde o início. É sobre ser engraçado, perspicaz e comprometido. Por isso, é maravilhoso ver que todos vieram prontas para jogar desta vez.
Aparentemente, Tia é a única que muda de personagem depois que Ru desaprova sua escolha inicial de Dame Shirley Bassey. Embora sua Mel B não funcione exatamente para ela, acho que as coisas poderiam ter sido ainda piores com sua escolha original. Ir contra o conselho de Ru só acontece ocasionalmente e requer força e confiança reais. (Pense que Gigi Goode ficou com Maria, a Robô no Snatch Game da 12ª temporada.) Considerando que todo o arco de Tia e Ru foi sobre a rainha mais velha tentando pressioná-la e Tia não entendendo bem a mensagem, acho que Tia fez a decisão certa ao trocar.
Infelizmente, não há nada demais em sua Scary Spice. É uma representação fraca com Tia em uma grande peruca contando piadas de Eddie Murphy, e isso é tudo. Não se destaca como um grande fracasso – principalmente porque a qualidade média dessas personificações é muito baixa. Mas, combinado com uma abordagem estranha de pterodáctilo na passarela Pre-Herstoric Drag, é óbvio que os dias de Tia estão contados. Ru tenta estimulá-la, dizendo-lhe para não ser dura consigo mesma e mais uma vez elogiando seu corpo. Mas você pode dizer que, apesar de todo o amor de Ru por Tia, ela simplesmente não está chegando ao nível que precisa para esta competição.
Pior ainda, Tia cai no bottom 2 ao lado de Lawrence Chaney, o que é semelhante a um homem comum que vai contra a reencarnação de Jesus Cristo pelo título de papa. Lawrence é a única rainha em que Ru parece mais interessado do que Tia nesta temporada, e Lawrence tem o benefício de três vitórias de desafios principais. Além disso, embora sua passarela (uma referência de Raquel Welch) não seja o seu melhor e sua Miriam Margolyes seja um pouco monótona, ela não é péssima em nenhuma das categorias. Nunca parece que ela está realmente em perigo, embora ela faça um ótimo trabalho na dublagem para uma boa medida. No final, é hora de Tia ir embora.
No topo da pilha estão Bimini e Tayce, que foram muito bem! Eles se saíram muito bem como dupla no desafio Morning Glory, e ambos venceram no United Kingdolls na semana anterior. Tayce opta por Jane Turner, mais conhecida como Kath em Kath & Kim, e realmente entra no personagem. Como observou o jurado Alan Carr, ela busca uma figura mais exagerada em vez de confiar em sua imensa beleza, coisa que ela sempre fez no passado. Eu diria que ela está em um distante segundo lugar atrás da vencedora, mas ela é divertida e mostra um lado dela que não vimos antes.
Ri bastante com o Snatch Game da S2 de #DragRaceUK e a melhor disparado foi a Bimini, a rainha me surpreendeu demais 🤩🤩 pic.twitter.com/LtciMnSwai
— draglicious.com.br (@dragliciouz) February 18, 2021
DESAQUENDANDO AS CONSIDERAÇÕES FINAIS
Sobe e desce: Como não deveria ser nenhuma surpresa com base na recapitulação, Bimini está claramente no topo do pelotão. Eu ainda podia ver Lawrence ganhando isso, pois ela teve seu momento crucial de vulnerabilidade agora. Mas todo o ímpeto está com Bimini. Tayce também está em ascensão, e eu adoraria vê-la continuar a prosperar. Não posso imaginar que a Sister Sister tenha muito mais tempo sobrando na competição. Ela continua a ser uma personagem de fundo (o momento ao sol da semana passada foi uma exceção à regra), e perder qualquer uma dessas outras rainhas antes dela pareceria errado.
Jessie Ware é uma jurada convidada muito divertida e envolvida, que está claramente trazendo a experiência de um fã. Eu sempre prefiro quando os convidados são os competidores no Snatch Game, mas eu entendo que pode ter sido logisticamente difícil desta vez. Minha parte favorita de Jessie é quando ela elogia Bimini por sua Katie Price:
JESSIE: “Eu seria seu próximo marido”.
BIMINI: “Eu tenho uma vaga. Quer ver?”
Decepcionante que a música da dublagem não é uma de Jessie Ware. Ser um músico jurado convidado em Drag Race, mas não ter sua música dublada, é passar o mesmo que Kacey e Ciara, quando em um episódio do All Stars 4 em que Kacey Musgraves e Ciara estavam julgando, mas Valentina e Monét X Change dublam “Into You” de Ariana Grande.
Eu li muitos comentários nesta temporada sobre a quantidade de choro no palco de Drag Race UK e USA. Este episódio apresenta ainda mais disso, e embora eu entenda um pouco do aborrecimento, nunca acho que pareça forçado. Estas apenas parecem rainhas sensíveis – e lembre-se, elas saíram de meses em isolamento social, então provavelmente estão muito vulneráveis. Eu prefiro ter muitos momentos emocionais genuínos do que forçados e produzidos.