Zavion Michael Davenport, Chi Chi Devayne, (1985-2020)
Em 20 de agosto de 2020, a franquia RuPaul’s Drag Race perdeu uma de suas competidoras mais queridas. Chi Chi DeVayne – nome de nascimento Zavion Michael Davenport – tragicamente perdeu sua batalha contra a pneumonia, poucos dias depois de pedir aos seguidores que a mantivessem em suas orações. A estrela, que tinha 34 anos quando faleceu, fez sua estreia na oitava temporada da série vencedora do Emmy em 2016, onde ficou em quarto lugar atrás de Bob the Drag Queen, Kim Chi e Naomi Smalls.
Sua personalidade contagiante e formidáveis habilidades de dublagem a estabeleceram como uma rainha favorita dos fãs. Ela voltou para a sala de trabalhos dois anos depois para a terceira temporada do All Stars e ficou em oitavo lugar. RuPaul liderou os tributos nas redes sociais, dizendo:
“Eu sou muito grato por termos experimentado sua alma linda e gentil. Ela fará muita falta, mas nunca será esquecida. Que o seu espírito generoso e amoroso brilhe sobre todos nós. Em nome da VH1, World of Wonder e do elenco e equipe de RuPaul’s Drag Race, estendo minha mais profunda simpatia – de nossa família para a dela”.
Incontáveis artistas da franquia também prestaram homenagem, muitos dos quais disseram que Chi Chi era universalmente amado por “literalmente todos em nosso setor”. Em memória do impacto de Chi Chi sobre os fãs e a indústria drag, reunimos alguns de seus momentos mais icônicos em Drag Race.
BITCH PERFECT
Os espectadores tiveram um gostinho das habilidades extraordinárias de Chi Chi como artista no segundo episódio da oitava temporada, Bitch Perfect, que viu dois esquadrões rivais competirem em um confronto direto. Como líder do Team Shady Bitches, Chi Chi ganhou sua primeira – e única – vitória de desafio principal da série graças à sua presença incomparável no palco principal. “Tipo, sério?” RuPaul falou sobre seu desempenho durante as deliberações. “Ela estava fazendo o trejeito do pescoço bem estilo de gueto, de cabeça para baixo enquanto rebolava, sem perder uma palavra!”
CALL ME
Com apenas uma dublagem, Chi Chi consolidou-se como uma das lipsync assassin mais ferozes da história. Depois de não conseguir impressionar os jurados com sua performance no desafio principal da girlband New Wave inspirada nos anos 80, a estrela enfrentou a colega da Dragometry Naysha Lopez ao som do icônico hino da banda Blondie, Call Me – na frente da própria Debbie Harry. Chi Chi serviu muitas acrobacias e parecia um personagem do Mortal Kombat com uma infinidade de outros truques, garantindo mais uma semana na competição.
SNATCH GAME
Graças ao seu comentário viral “sensible 74” no All Stars 5, Jujubee é – e provavelmente sempre será – associada a Eartha Kitt em Drag Race. No entanto, não podemos esquecer a tentativa de Chi Chi na oitava temporada, que foi a primeira vez que a estrela recebeu a homenagem no Snatch Game. Chi Chi escolheu representar a estrela o mais felina possível, resultando em algumas idas e vindas hilárias com RuPaul. No All Stars 3, a estrela disse que não se considera uma rainha da comédia, mas esta atuação diz o contrário.
And I Am Telling You I’m Not Going
Chi Chi provou que seu repertório incluía mais do que apenas death drops e chutes altos quando incorporou a emoção crua e o desespero por trás das letras de And I Am Telling You. Embora ela tenha tinha um defeito no look, quando seu vestido fez chover contas por todo o palco principal, Chi Chi conseguiu incorporá-lo em sua performance e, por sua vez, entregou uma das dublagens mais poderosas em 12 anos de Drag Race. Thorgy Thor fez o seu melhor, mas ela não teve chance. Chi Chi era uma potência.
BOOK BALL
Ela não veio equipada com os vestidos mais caros, mas quando Chi Chi se sentou atrás de uma máquina de costura, ela transformou o lixo em um tesouro de causar inveja nas demais competidoras. A estrela se recuperou de sua lendária dublagem contra Thorgy Thor quando as rainhas foram encarregadas de criar três looks para um book ball [baile do livro]: Baby Drag Realness, That’s My Mama Realness e Book Couture. Kim Chi pode ter vencido suas colegas concorrentes, mas o visual de Chi Chi era tão polido que poderia ter sido dela também.