Com mais de 30 anos de experiência estudando a imitação de mulheres, o autodenominado historiador de arte drag, Joe E. Jeffreys, está agora espalhando sua riqueza de conhecimento, lecionando em um curso semestral na New School em Manhattan que foca em RuPaul’s Drag Race.
O curso, chamado “RuPaul’s Drag Race e Seu Impacto”, investiga exatamente isso – o impacto que o show teve na cultura. Também analisa a história da arte drag. Jeffreys disse:
“Os alunos – pode acreditar – vão ler até cansar os próprios olhos deles. Este é um curso de leitura pesada e muito tem sido escrito em nível acadêmico sobre RuPaul’s Drag Race”.
“Eu sou um historiador da arte drag” – Joe E. Jeffreys.
Desde como a raça e a etnia são escrutinadas dentro da comunidade até a imagem corporal e a auto-aceitação – a grade curricular aborda os tópicos abordados na série.
O curso atraiu naturalmente fãs ávidos do show, como o artista teatral Mateo Roska e a socióloga Maggie Mosbarger. Roska declarou:
“Não se trata apenas de pessoas queer e de suas histórias, mas são histórias que podem ser universais, porque se trata de luta”.
Para Jefferys, ele espera que os estudantes não apenas tenham uma melhor compreensão do que é drag e de sua origem, mas também do impacto que a cultura pop tem na sociedade. O professor concluiu:
“A cultura pop é algo sério e que deve ser analisada para obter uma visão mais ampla sobre o que está acontecendo no mundo agora”.