Já vamos entrar em 2021 com uma temporada totalmente nova de RuPaul’s Drag Race, cimentando ainda mais esta nova era em que estamos, que pode ser resumida na frase “muito Drag Race, o tempo inteiro”. Treze novas rainhas entrarão na sala de trabalhos para a décima terceira temporada de RPDR no primeiro dia do ano novo. E dentre essas drags há uma que está fazendo história e rompendo barreiras.
Gottmik é o primeiro homem trans da competição
Gottmik é um famoso maquiador que já trabalhou com várias celebridades e agora se tornou o primeiro homem trans a competir em RuPaul’s Drag Race. Antes disso, tivemos outras competidoras que revelaram sua transgeneridade durante a competição como Sonique (S2), Monica Beverly Hills (S5) e Peppermint (S9). Posteriormente outras rainhas se revelaram também mulheres trans como Carmen Carrera (S3), Jiggly Caliente (S4), Stacy Layne Mathews (S3), Gia Gunn (S6) e Kenya Michaels (S4). Mesmo com essas artistas lendárias, por anos o show foi devidamente criticado por sua não ser tão inclusivo quando se tratava de mulheres cis e trans, por isso a participação de Gottmik é um marco em RPDR.
Gottmik o maquiador das celebridades
Ao longo da sua carreira, Gottmik trabalhou com várias celebridades e por isso várias delas a parabenizaram por entrar na S13. A rainha teve apoio de artistas como Pabllo Vittar, Amanda Lepore, Pаtrick Stаrrr, Gigi Gorgeous e James Charles. Além é claro, de várias RuGirls que também a parabenizaram, como Bianca, Bob, Violet, Shangela, Sasha Velour e muitas outras.
My best friend is on Drag Race. 😭 The first trans man to ever compete on the show… this is SOOOO important and I can’t even begin to explain how PROUD of him I am for all of his hard work over the past few years! This season is going to be SICKENING 💞 @gottmik https://t.co/zNgtdiFRoB
— James Charles (@jamescharles) December 9, 2020
Gottmik quer mostrar que a interpretação de qualquer um é válida
Em uma entrevista sobre a temporada, para a Entertainment Weekly, Gottmik falou sobre estar no programa e fazer história. Desmontado o artista usa os pronomes ele/dele, mas em drag como Gottmik é ela/dela. Confira algumas de suas declarações:
“Eu sempre fui bom em maquiagem e, se saía como drag, era a única vez que as pessoas pensavam que eu era um homem. Eu estava vivendo para isso, tipo, eu amo isso! Eu não iria sair a menos que estivesse da cabeça aos pés como drag. Mesmo que eu esteja com enchimento, sobrancelhas e maravilhosa, sou feminina, mas é uma coisa estranha e alienígena, não quero ficar muito bonita. Assim que fiquei mais confortável comigo mesmo fora do drag, meu personagem drag foi capaz de realmente ser minha arte, e foi quando eu comecei a levar isso a sério.